O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
28 out 2009 - 23h45

A verdadeira mudança na mentalidade

Muitas pessoas passam a falar em mudança de mentalidade quando acontecem incidentes trágicos como o do último domingo. Entretanto, sem dúvida, não é através do ‘clássico de uma torcida só’ que o problema será resolvido! Vejo, nesse período, torcidas organizadas se reunindo e prezando pela paz, mas isso não é suficiente! A cultura de que só obtém respeito no meio a torcida mais violenta e temida é mundial. A violência pode ser vista inclusive na Europa, constante objeto de referência no mundo futebolístico. Todos sabemos e, quando vemos o juiz roubando a favor do outro time, cantamos com toda a força: ‘Acabou a paz (…) Seja no campo, no terminal, (…) vai descer o pau’, ‘Se é de outro time trata de fugir(…)’ nos orgulhamos de outros cantos dizendo que a torcida é violenta, dá porrada em não sei quem, ameça a juizes e auxiliares etc. Para alguns são simplesmente cantos, mas para muitos (menos instruídos) aquilo é uma verdade! No final dos jogos vão efetivamente realizar aquilo que os cantos dizem e incentivam.

Portanto, a mudança necessita ser muito maior do que aparenta. Torcidas vibram com a violência, como exemplos o episódio envolvendo as pedras no Couto Pereira naquele clássico em que uma torcida ficou em baixo da outra, das bombas na Arena, de extintores no Couto, da correria imposta pela polícia contra a torcida alviverde na Arena. Todas foram objeto de e-mail ‘engraçados’, que circularam não somente entre os marginais que o fazem, mas entre empresários, estudantes, engenheiros, advogados, médicos! Portanto, a cultura é geral e somente quando coisas trágicas acontecem nos damos conta do quão ridículo isto é! A mudança não deve ser nas organizadas, nos clássicos, no policiamento. A mudança deve sim ser realizada na mentalidade de TODOS!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…