Petraglismo? Prefiro Atleticanismo
Recebi, por vias tortas, a carta do ex-presidente do Atlético, Mário Celso Petraglia, sobre a Arena, o Atlético e a Copa.
Sinceramente, como ex-presidente e sócio, ele deveria ter ficado calado ao invés de insinuar que falta coragem para concluir a Arena para a Copa.
Todos queremos a Copa na Baixada e é claro que a atual direção do clube também quer.
O que o Atlético não deve e não pode fazer é se endividar por décadas, por causa da Copa.
A obtenção de recursos para as obras está sendo devidamente negociada, mas não é fácil obter 150 milhões de reais no mercado hoje em dia.
Enquanto outros Estados terão a fartura das verbas públicas para construir e reformar seus estádios, o Atlético, o Internacional e o São Paulo não terão esta benesse (mesmo que sejam dos poucos clubes brasileiros com a coragem de terem construído seus próprios estádios).
Sinceramente, não entendi o motivo de querer colocar lenha na fogueira, que está sob controle, no Atlético.
Semear a desconfiança ou a discórdia não é atleticanismo.
Vi o site do sr. Petraglia, cap4ever, que é um pecado de marketing, pois, para variar, não usa o Atlético, usa o 4 como ‘for’ (palavra inglesa que significa ‘para’) e ‘ever’ (outra palavra inglesa que com o ‘for’, se transforma em ‘forever’, que significa para sempre).
A boa publicidade ensina a ser claro e objetivo: Atlético para Sempre, por exemplo, seria muito melhor e mais direto ao ponto.
Mas quem criou o ‘caparanaense’ parece não gostar mesmo da palavra que nos simboliza: ATLÉTICO!
Eu não compreendo também criarem um site, patrocinado pelo sr. Petraglia (me disseram), para defender o petraglismo.
Petraglismo?
Pensei que o importante sempre seria o nosso Atlético! O atleticanismo, neologismo criado há alguns anos.
As pessoas passarão, todos nós passaremos, e o nosso Atlético Paranaense tem que sobreviver às nossas vidas, paixões e contribuições.
Defendo, valorizo, amo, curto, torço, vibro, me envolvo com o Atlético. Não cultuo o personalismo como querem fazer neste movimento ‘4ever’.
Grandes amigos atleticanos escrevem por lá. Tem todos o direito de aderir ao que quiserem e devo respeitar a decisão deles.
Mas me inquieta uma questão: qual a motivação deste petraglismo?
O Atlético não precisa ser salvo nem resgatado. Só não está melhor porque a administração anterior deixou o clube sem dinheiro em caixa.
Mesmo assim sobrevivemos às dificuldades deste ano e temos boas perspectivas de futuro.
Estas boas perspectivas incomodam a alguém? Espero, sinceramente, que não.
Reconheço as realizações do Sr. Petraglia e creio que devemos ser todos gratos a ele. Ponto.
Agora, ele tinha mais é que torcer para que tudo dê certo, por amor ao Atlético, que deve ser, sempre, superior aos nossos interesses pessoais.
Quem ama se doa.
Não cobra.