Até quando?
Mais uma vez a mesma história, brigas, ônibus e terminais quebrados e infelizmente uma morte. Esse é o saldo do último Atletiba, realizado domingo. Até quando teremos que conviver com esse tipo de situação em dia de clássico? O que era pra ser um dia de festa, de pintar a cidade de vermelho e preto ou verde e branco, de irmos para o estádio e torcer lá dentro acaba virando dia de violência, caos e tumulto pela cidade toda.
De quem é a culpa por essa violência?
Não é uma pergunta simples mas acredito que os clubes não tenham nada a ver com a violência fora e longe dos estádios. Há tempos não ouvia uma boa entrevista do Presidente MM, mas essa semana em entrevista a rádio CBN, comentando sobre o episódio, ele falou algumas verdades que todos já sabemos, parece que só a polícia não sabe, na verdade sabe mas finge que não sabe e nunca são os culpados.
Todo Atletiba, as brigas ocorrem nos mesmos Terminais, com as mesmas pessoas e da mesma forma. Será que é tão difícil fazer um levantamento dos locais e linhas de ônibus onde houveram brigas e depredação ou será que falta vontade das autoridades? A URBS deve ter todas as informações necessárias para se montar um esquema de policiamento nos locais onde realmente deve haver. É tão complicado trabalharem em conjunto? Sempre tem briga no terminal X e as linhas de ônibus A, B e C sempre tem ônibus depredados. Onde deve haver uma vigilância no próximo jogo? Essa questão se torna complexa com a falta de preparo da polícia, falta de efetivo e principalmente falta de vontade.
Será que são suficientes 600 homens para fazer a segurança de um jogo com público de aproximadamente 35 mil pessoas? E será que o resto da cidade não está envolvida diretamente nesse jogo ou são só as redondezas do estádio?
Não sei até que ponto resolveria o problema da violência clássicos com uma torcida. Será que não haverão brigas nos terminais? Será que não haverão ônibus e estações depredados? A torcida do time mandante vai precisar se deslocar, utilizando o transporte público, como são sempre as mesmas pessoas nos mesmos locais, será que não haverão torcedores rivais indo aos terminais esperar pela outra torcida ou vão ficar todos em casa?
Devemos ser realistas, até quando esses imbecis vão continuar soltos brigando por causa de times de futebol? Os jogadores que recebem salário do clube disputam dentro de campo, após o jogo vão jantar com o jogador adversário. Enquanto isso torcedores que não recebem nada do time, que deveriam ir ao estádio para ter uma diversão em família saem de casa para brigar e destruir o patrimônio público. Na segunda-feira esses bandidos estão reclamando nas estações e terminais que não tem ônibus, que aumentam o valor da tarifa, etc. São pessoas assim, desprovidas de inteligência, que são totalmente dispensáveis.
Se essas pessoas sentem tanta vontade de brigar, vamos criar o desafio dos torcedores irracionais. Vamos trancar todos que querem brigar dentro de um local e lá dentro sim eles poderiam se satisfazer, sem prejudicar a cidade e sem tirar a vida de inocentes que não tem nada com a confusão.
Ainda falta muito em todos os sentidos para uma cidade que receberá jogos da Copa do Mundo.