O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
29 out 2009 - 13h54

Copa do Atlético ou de Curitiba?

Sou absolutamente contra a utilização de dinheiro público em propriedade privada. Não me importa quanto seja nem a quem seja destinado o dinheiro, sou contra. Num país em que ainda há quem morra de fome, soa mafiosamente mal a mera insinuação do uso do dinheiro que sai do bolso do contribuinte para pagar o que cabe à inciativa privada.

Tenho ouvido muito o discurso da diretoria atleticana e, agora, até de ex-mandatário de que o projeto da Copa em Curitiba é da cidade e não é do Atlético e que o clube não vai se endividar para concluir o estádio. Concordo com esta parte final. Se o Atlético não tem competência para conseguir um contrato de patrocínio que garanta a conclusão da Arena de forma a atender todos os itens do cadernos de encargos da FIFA, é melhor que reconheça isso agora e se retire do processo, antes que a própria FIFA o faça.

Do ex-mandatário, em artigo no site dele, leio que o grande entrave são as alterações feitas no referido caderno em setembro de 2007, aumentando as exigências para que um estádio possa receber as partidas de uma Copa do Mundo. É inevitável perguntar: as mudanças foram anunciadas há dois anos e só agora estas pessoas se deram conta de que elas existem?

No ano passado, a direção que lá estava foi festejada porque era uma vitória trazer a Copa para a Arena. Aliás, muitos festejaram a pessoa errada como o responsável pela vinda da Copa para a Arena. Eu sei quem foi até o governador Roberto Requião e conseguiu dele a palavra de que apoiaria o projeto do Atlético sediar a Copa – eu estava presente. Eu sei quem articulou o contato – totalmente inimaginável à época – entre Requião e o ex-tesoureiro das campanhas de Jaime Lerner. Eu sei quem foi, mas esta pessoa, ao contrário de outros, nunca quis publicidade.

Mas voltemos um pouco mais no tempo. Quando foi apresentado o novo projeto de conclusão da Arena? Sábado, dia 29 de setembro de 2007, após a publicação do novo Caderno de Encargos da FIFA. Numa bela manhã ensolarada, o Atlético apresentou com grande pompa e circunstância as novas instalações do Ct do Caju e o projeto de conclusão da Arena. Aliás, as mesmas informações e imagens apresentadas no auditório do CT fazem parte da apresentação usada para defender a candidatura do Atlético – e não de Curitiba – como sede da Copa de 2014. O slogan era: Arena 2014: A Copa é Aqui!

Até a eleição do ano passado, o Atlético estava com tudo pronto para finalizar a Arena – ao menos, este era o discurso. Agora, atuais e antigos (?) mandatários unem o discurso para dizer que não podem arcar com tudo sozinhos, que o projeto é da cidade e não deles. Estranho, muito estranho…

Seja como for, não dá pra desfazer as festas em homenagem a quem agora diz que não tem nada com isso, mas que no ano passado posou de conquistador da Copa para o Atlético. Será que a luta era mesmo pelo Atlético?



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…