O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
30 out 2009 - 0h40

Clássico com portões fechados

Um clássico como esse último Atletiba traz tanto mal à sociedade que penso que não deveria existir.

Um atleticano assassinado, ônibus depredados. O custo é muito alto. Não adianta querer dizer que basta aumentar o policiamento em toda a cidade. O policiamento poderia ser muito melhor, é verdade. Mas é impossível haver policiamento em todos os pontos da cidade e, mesmo havendo, há a chance de vir um bêbado assassino com carro disposto a atropelar outra pessoa só porque prefere outras cores.

Achar que o aumento do policiamento resolve tudo é como achar que os anti-retrovirais vão resolver o problema da AIDS no mundo. Antes de tudo é necessário a prevenção. Assim como na AIDS é necessário o uso de preservativo para se prevenir, com mortes e vandalismo no futebol é a mesma coisa. Essa situação (o clássico com 2 torcidas rivais) deve ser prevenida.

Não é a primeira vez que esse jogo traz mortes, traz milhões de prejuízos para a sociedade (desde depredação de ônibus até gastos com polícia que poderiam ser revertidos contra os bandidos do dia-a-dia). Os gastos com certeza são muito maiores que os lucros. E o pior, os gastos são públicos.

Um jogo como esse não poderia acontecer. Desculpem, sei que é legal ir no Atletiba. Já fui em vários. É uma emoção diferente ganhar do Coritiba, ter as duas torcidas no estádio, mas não podemos por a vida dos outros em risco para consumarmos nosso prazer de ir nesse jogo. Então está na hora de mudar alguma coisa, não dá para continuar assim. Atletiba com portões fechados e transmissão na TV aberta seria uma solução.

Parece que se acontecesse isso, os bons torcedores pagariam o preço de não ir no estádio pelos erros dos maus. E é verdade. Mas serão 20 ou 30 mil torcedores penalizados. Do jeito que está, não são 30 mil, mas quase 2 milhões de curitibanos que pagam os custos desse clásico. Além dos que morrem por torcer por algum time. Qual o preço de uma vida? Vale a pena fazer com que todos assistam ao jogo na TV para salvar uma vida? Acho que vale, se você acha que não vale, é porque não é a sua.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…