Tchau Copa! Voltemos ao amodorismo!
Às vezes fico a pensar como mudaram as coisas no nosso Atlético nos últimos anos e fico procurando entender os motivos desta transformação.
Crescemos? É claro, mas não só em estrutura, pois para quem não lembra, treinávamos no campo da Cometa, às vezes no da Antarctica ou até mesmo na cancha de areia da nossa praça. Hoje temos o CT do Caju, a Arena que, apesar de não estar concluída, enche os olhos do eixo, quando tínhamos que nos obrigar a jogar no Couto ou Pinheirão, sendo que nossa casa era humilde tal qual a mentalidade da atual diretoria. Fomos campeões brasileiros e com boas participações em competições como a Libertadores e Copa Sul-Americana, quando estávamos habituados a campeonatos estaduais de 12 em 12 anos.
Mas não podemos deixar de pensar que nossa torcida também mudou, quanta saudade do papo do pessoal da velha guarda do mirante que assistia com os olhos molhados a construção de um sonho, pois podiam ver que ali estava se materializando o sonho de uma nação que até então era tida como sem teto pelos adversários. Hoje vejo certos comentários, como por exemplo, termo perdido produtividade em campo nos últimos 4 anos, pois pela ‘estrutura’ teríamos que estar sempre brigando na parte de cima da tabela”, estrutura essa muitas vezes criticada e considerada culpada pela tal perda de produtividade. Esquecem que times como Inter, São Paulo passaram grandes dificuldades no campo de jogo enquanto construíam seus estádios. Nós, nesse período de investimento em estrutura, conquistamos nossa fatia no Clube dos 13 e perante a imprensa esportiva como um dos grandes clubes do nosso futebol e só não maior devido à nossa autofagia, nossa postura de 5ª Comarca de São Paulo.
Até mesmo a questão do rebaixamento é tratada de forma irracional. É claro que ninguém quer ver seu time rebaixado, ainda mais no nosso caso devido ao ano do centernada dos coxas, mas o sistema de jogo mudou e hoje vemos com frequência times como Coríntia, Fruminense, Vasco, Parmera, Atlético (qual? Há o Mineiro flertando com a referida divisão). Times que, mesmo caindo, como times grandes, mesmo que muitos só de nome e mídia, voltam no ano seguinte e mais fortalecidos, porém, os que não abrirem os olhos acabarão por tornar isso uma rotina.
Quanto ao nosso Atlético, acredito que pela estrutura ou herança maldita, como alguns preferem, é que nos permitirá, em caso de queda, as condições de retornarmos rápido à 1ª divisão, pena que nosso imediatismo não deixou que concluíssemos a Arena e agora tenho minhas dúvidas. Chega de azulejos, o papo é investir em chuteiras, como se Raul, Patrick, Chico, Choco, Alex Sandro, Rhodolfo e tantos outros que ainda temos, pois a estrutura para descobri-los foi desfeita. Não significa investir em chuteiras, até parece que toda essa garotada é obra do MM, assim como nosso centro médico, que já era referência, a própria Seleção já esteve utilizando o CT, agora mudam o nome e querem dizer que em um mês construirão tudo. Agora os tijolos são importantes, pois a CBF escolheu o CT para abrigar a Seleção, vamos ser valorizados perante a mídia, blá blá blá, por um simples período da Seleção em nosso CT. Imagine então qual a valorização quanto ao advento da Copa, que estamos jogando fora por falta de visão e competência para fazer acontecer. Ninguém quer endividar o Clube, mas ficar sem saber o que fazer para dar continuidade ao projeto de crescimento do Clube e ficar usando isso como desculpa para não consolidar nossa estrutura? O meu medo é destruir o que foi construído não por um só homem, mas pela sua liderança, pela visão de futuro, para vê-lo agora tratado como se tudo de ruim que acontece fosse culpa dele, é de uma ingratidão tamanha.
Agora, é preciso abrir o olho, pessoal, pois para satisfação dos que não querem a Copa na Arena e, por consequência, em Curitiba, já estão armando o circo, pois como estão comentando, esse é o tal cala a boca, estadia no CT, quem sabe um amistoso e adeus, Copa em Curitiba, e assim damos início ao processo de voltarmos aos poucos a usar o campo do flamenguinho. Alguém sabe me dizer se o da Cometa ainda existe?