23 nov 2009 - 18h10

Botafogo encarou jogo passado como final de campeonato

No seu último compromisso, contra o São Paulo, o Botafogo teve uma postura bem diferente da exibida na maior parte do Campeonato Brasileiro de 2009. A equipe jogou com incomum vontade e garra e encarou a partida contra o líder como uma verdadeira final de campeonato. O time acabou recompensado pelo esforço adicional: venceu o jogo por 3 a 2, contrariando a expectativa de muitos especialistas, que apostavam em uma vitória são-paulina.

O momento diferente do Botafogo na competição ficou evidente nas matérias dos principais jornais do Rio de Janeiro nesta segunda-feira. A manchete de O Dia foi a seguinte: “A vitória da superação”. Já o Extra estampou na capa: “Fogão vence o São Paulo no peito e na raça”. Na mesma linha, o Diário Lance! decretou em manchete: “Coração fez Botafogo vencer São Paulo no Brasileiro”.

As reportagens do jogo mostraram que o principal fator para a vitória botafoguense foi a incrível dedicação dos jogadores. “Como prometido por Estevam Soares, o Botafogo começou em cima do desfalcado São Paulo. Jogando no campo de ataque, a equipe alvinegra não permitia aos adversários armar contra-ataques”, destacou o Jornal do Brasil. “Com forte marcação e disposição incomum, o Alvinegro tomou conta do jogo no início. Mesmo debaixo de forte calor, os alvinegros não deixaram de correr e conseguiram na base da vontade o gol da vitória”, completou o Dia.

Apoio da torcida

Outro fator importante para a vitória do Botafogo, na opinião dos jornalistas e dos próprios jogadores, foi o apoio da torcida. “O Botafogo recebeu o apoio de mais de 26 mil torcedores neste domingo, no Engenhão, e, como não poderia deixar de ser, a vibração dos atletas após a vitória por 3 a 2 sobre o São Paulo foi com a torcida”, noticiou a Agência Lance. A título de comparação, a média de público do Botafogo no Campeonato Brasileiro é de cerca de 12 mil pessoas. Ou seja, o jogo de ontem teve presença superior ao dobro de um jogo normal do Botafogo no Engenhão.

“Depois do apito final, os jogadores explodiram em festa, como se fosse a conquista de um título. Eles se abraçaram e foram em direção a arquibancada para festejar, recebendo a resposta contente dos alvinegros”, relatou o mesmo Lance.

Pacto

Depois do jogo, os atletas do Botafogo revelaram que fizeram um pacto para vencer a partida. “Falamos no vestirário uns para os outros que iríamos buscar a todo momento, até o fim, essa vitória. E conseguimos”, disse o meia Renato. “A vitória do Botafogo foi na base do coração e da raça”, decretou o técnico Estevam Soares. “Estou emocionado pela garra e determinação desse grupo”, disse o lateral Alessandro, campeão brasileiro pelo Atlético em 2001.

Atlético x Botafogo

Empolgados com a vitória sobre o líder São Paulo, os jogadores do Botafogo querem agora repetir a dose contra o Atlético, no próximo domingo. “Hoje conquistamos mais que um título. Lutamos até o fim e ganhamos do time que era líder da competição. Agora, temos que descansar. Temos mais duas brigas importantes”, afirmou Renato.

Com tanta empolgação do adversário, o mínimo que a torcida do Atlético espera é que os jogadores rubro-negros entrem em campo embuídos do mesmo espírito. O jogo de domingo já adquiriu status de decisão. Os dois clubes têm o mesmo número de pontos e são adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Para vencer o duelo, o Atlético necessariamente precisará entrar focado e com muita motivação para não cometer erros.

Fora de campo, a torcida já começa a se organizar. A Torcida Organizada Os Fanáticos já prometeu apoio incondicional neste domingo. Um grupo de conselheiros se movimenta para reunir recursos para colaborar com a festa da galera. Torcedores ditos “comuns” estão organizando um leilão de camisas para arrecadar dinheiro para comprar materiais para enfeitar a Arena da Baixada no jogo decisivo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…