Atlético pode terminar o campeonato em décimo lugar
Mesmo tendo realizado uma campanha ruim, o Atlético Paranaense pode terminar o Campeonato Brasileiro de 2009 em uma posição digna. O time tem a chance de encerrar a competição em décimo lugar, colocação jamais alcançada durante todas as rodadas anteriores. Para isso, é preciso vencer o Barueri no próximo domingo e torcer por tropeços de adversários que estão logo acima na tábua de classificação: Vitória, Santos e Corinthians.
Até o momento, a melhor colocação do Furacão neste Brasileiro foi o décimo terceiro lugar. O time ocupou esse posto em quatro rodadas: 10ª, 18ª, 19ª e 21ª. Foram também os únicos momentos em que o Rubro-Negro estaria garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana 2010. Por outro lado, o Atlético chegou a ser o último colocado e permaneceu na zona de rebaixamento por treze rodadas – todas no primeiro turno.
No segundo turno, o Furacão teve uma regularidade impressionante: das dezoito rodadas até aqui realizadas, esteve por catorze vezes em 14º lugar, posição que ocupa atualmente. A oscilação foi pequena: chegou a ser o 13º por uma rodada e 15º nas outras três.
Agora, na última partida do ano, surge a oportunidade de conquistar uma posição na metade superior da tabela. Alcançar o décimo lugar não é tão improvável. Antes de tudo, é preciso derrotar o Barueri. Com isso, o Furacão iria para 50 pontos e já ganharia uma posição, do próprio Barueri. Além disso, é preciso torcer para que o Corinthians não vença o Atlético Mineiro, o Santos não vença o Cruzeiro e o Vitória não triunfe sobre o Goiás.
Confira a matemática em busca do décimo lugar:
1) Barueri x Atlético – o primeiro passo, e mais importante, é o Furacão derrotar o Barueri em Presidente Prudente.
2) Atlético Mineiro x Corinthians – esta partida será no sábado, no Mineirão. Se empatar, o Corinthians também vai a 50 pontos, mas o Atlético teria uma vitória a mais e venceria neste critério de desempate.
3) Santos x Cruzeiro – o jogo será na Vila Belmiro, mas Luxemburgo já anunciou que poupará os titulares. O Cruzeiro, líder do segundo turno, ainda luta por vaga na Libertadores. Um empate também é suficiente para o Atlético, desde que vença seu jogo contra o Barueri.
4) Vitória x Goiás – o jogo será no Barradão, mas o Goiás foi a surpresa das duas últimas rodadas. Os atleticanos torcem por um empate, mas mesmo se o Vitória ganhar o jogo ainda há chances de o Atlético superá-lo na classificação: para isso, a vitória do Furacão precisa ser por uma diferença de pelo menos dois gols a mais do que a do Rubro-Negro baiano (ex: Barueri 0 x 3 Atlético; Vitória 1 x 0 Goiás).