2 dez 2009 - 10h32

Atlético pode terminar o campeonato em décimo lugar

Mesmo tendo realizado uma campanha ruim, o Atlético Paranaense pode terminar o Campeonato Brasileiro de 2009 em uma posição digna. O time tem a chance de encerrar a competição em décimo lugar, colocação jamais alcançada durante todas as rodadas anteriores. Para isso, é preciso vencer o Barueri no próximo domingo e torcer por tropeços de adversários que estão logo acima na tábua de classificação: Vitória, Santos e Corinthians.

Até o momento, a melhor colocação do Furacão neste Brasileiro foi o décimo terceiro lugar. O time ocupou esse posto em quatro rodadas: 10ª, 18ª, 19ª e 21ª. Foram também os únicos momentos em que o Rubro-Negro estaria garantindo uma vaga na Copa Sul-Americana 2010. Por outro lado, o Atlético chegou a ser o último colocado e permaneceu na zona de rebaixamento por treze rodadas – todas no primeiro turno.

No segundo turno, o Furacão teve uma regularidade impressionante: das dezoito rodadas até aqui realizadas, esteve por catorze vezes em 14º lugar, posição que ocupa atualmente. A oscilação foi pequena: chegou a ser o 13º por uma rodada e 15º nas outras três.

Agora, na última partida do ano, surge a oportunidade de conquistar uma posição na metade superior da tabela. Alcançar o décimo lugar não é tão improvável. Antes de tudo, é preciso derrotar o Barueri. Com isso, o Furacão iria para 50 pontos e já ganharia uma posição, do próprio Barueri. Além disso, é preciso torcer para que o Corinthians não vença o Atlético Mineiro, o Santos não vença o Cruzeiro e o Vitória não triunfe sobre o Goiás.

Confira a matemática em busca do décimo lugar:

1) Barueri x Atlético – o primeiro passo, e mais importante, é o Furacão derrotar o Barueri em Presidente Prudente.

2) Atlético Mineiro x Corinthians – esta partida será no sábado, no Mineirão. Se empatar, o Corinthians também vai a 50 pontos, mas o Atlético teria uma vitória a mais e venceria neste critério de desempate.

3) Santos x Cruzeiro – o jogo será na Vila Belmiro, mas Luxemburgo já anunciou que poupará os titulares. O Cruzeiro, líder do segundo turno, ainda luta por vaga na Libertadores. Um empate também é suficiente para o Atlético, desde que vença seu jogo contra o Barueri.

4) Vitória x Goiás – o jogo será no Barradão, mas o Goiás foi a surpresa das duas últimas rodadas. Os atleticanos torcem por um empate, mas mesmo se o Vitória ganhar o jogo ainda há chances de o Atlético superá-lo na classificação: para isso, a vitória do Furacão precisa ser por uma diferença de pelo menos dois gols a mais do que a do Rubro-Negro baiano (ex: Barueri 0 x 3 Atlético; Vitória 1 x 0 Goiás).



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…