Chega de fugir da responsabilidade!
Ao contrário do que afirma matéria do site Coxanautas: ‘Até o momento, os tribunais não aplicaram penas severas aos clubes em situações em que ocorreram conflitos graves entre torcedores, inclusive com mortes.’ Por várias vezes as equipes foram punidas, sim, e para que essa barbárie e essa vergonha não se repita mais, a justiça deve ser aplicada. Vejamos o texto extraído do estadao.com.br do dia 08/12:
“PUNIÇÕES EXEMPLARES
1985 – A final da Copa dos Campeões entre Juventus e Liverpool é lembrada como ‘A Tragédia de Heysel’, quando 38 torcedores morreram. A polícia não efetuou nenhuma prisão, mas os hooligans (torcedores ingleses violentos) foram responsabilizados. Todos os times ingleses foram impedidos de disputar as competições europeias por cinco anos, com apoio da Rainha Elisabeth II. A Juventus venceu o jogo por 1 a 0, gol de Michel Platini.
1989 – Na ‘Tragédia de Hillsborough’, em Sheffield, na Inglaterra, 96 torcedores morreram esmagados nas grades do estádio. As investigações apontaram que o incidente não foi causado por ação violenta por parte dos torcedores. As causas foram a superlotação do estádio e o seu mau estado de conservação. Todos os clubes da Primeira Divisão do futebol inglês tiveram de reformar seus estádios, sistemas de segurança foram adotados em parceria com a polícia e os alambrados retirados.
1994 – O Dínamo de Zagreb foi suspenso por uma temporada dos campeonatos europeus por causa dos transtornos causados por seus torcedores durante uma partida contra a equipe francesa do Auxerre, no campo do adversário. A Uefa resolveu punir o time croata, após sua torcida causar problemas em Zurique, Milão, Budapeste, Údine e Praga. Na Croácia, nenhuma punição foi imposta à violenta torcida.
2006 – O Feyenoord foi multado por danos causados por sua torcida durante a Copa da Uefa. A diretoria do clube holandês recorreu da punição e acabou excluída da competição no ano seguinte.
2007 – A Justiça argentina decidiu adotar o sistema de torcida única para os jogos da Primeira, Segunda e Terceira Divisões. Clássicos como Boca Juniors x River Plate e Rosario Central x Newell’s Old Boys tiveram número bem menor de ocorrências dentro e fora do estádio.
2009 – A Federação Venezuelana anunciou que vai rebaixar o time cuja torcida for responsável por atos de violência. A pena será adotada em caso de reincidência.
2009 – O Dínamo de Zagreb cumpriu pena condicional de três anos em competições europeias por causa de confusões de seus torcedores no jogo de 30 de outubro, contra o Timisoara, na Liga da Europa. O duelo foi marcado por brigas antes, durante e depois da partida. Qualquer outro incidente causado por sua torcida até 2012 deixará o time fora de qualquer competição internacional.”
Em países em que a segurança está acima de interesses clubísticos, punições acontecem sim…