10 dez 2009 - 16h23

STJD mantém o supermando para o Paranaense 2010

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) não mudou o regulamento do Campeonato Parananense de 2010. Os auditores do Pleno indeferiram o recurso de nulidade imposta por 13 clubes e manteve a fórmula de disputa da competição para o próximo ano.

Os clubes recorram da decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR) que manteve o supermando na fase final do campeonato, que garantiu o Atlético/PR jogar todos os sete jogos em casa e, indiretamente, conquistar o título.

Na sessão, estiveram presentes advogados dos clubes que impretaram o recuso, além dos defensores de Coritiba, Atlético Paranaense e da Federação Paranaense de Futebol (FPF). A entidade chegou a propor a mudança no regulamento, desde que fosse feita de forma legal, porém não obteve sucesso.

A ação dos clubes vai ao desencontro do Estatuto do Torcedor. O parágrafo 5º do artigo 9º do Estatuto do Torcedor veta qualquer alteração em regulamentos, a menos que o Conselho Nacional do Esporte (CNE) acate a mudança após receber o novo calendário ou passem-se dois anos de uso daquele regulamento.

Entenda o caso

Em fevereiro, a Procuradoria do TJD/PR propôs Ação Declaratória em face da Federação Paranaense de Futebol (FPF), requerendo, a aclarada a interpretação dada ao artigo 9º, do Regulamento do Campeonato Paranaense. Em sessão realizada pelo Pleno, julgou-se procedente a Ação.

Inconformado com a decisão, Atlético, como terceiro interessado, entrou com recurso, pedindo que fosse mantida na integralidade a redação do artigo 9º do Regulamento, aprovado em 2008 por todos os clubes participantes do campeonato. O STJD deu provimento, por maioria, ao recurso.

Em outubro, Associação Atlética Iguaçu, Atlético Clube Paranavaí, Cascavel Clube Recreativo, Foz do Iguaçu Futebol Clube, Leão do Vale – Cianorte Futebol Clube S/S Ltda., Londrina Esporte Clube, Nacional Atlético Clube S/C Ltda., Operário Ferroviário Esporte Clube, Paraná Clube, Rio Branco Sport Clube, S.C. Corinthians Paranaense S.A, Serrano Centro-Sul Esporte Clube e Toledo Colônia Work, ajuizaram Ação Anulatória com pedido liminar, em face de Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão, Clube Atlético Paranaense, Coritiba Football Club, Iraty Sport Club e Federação Paranaense de Futebol.

O presidente do TJD/PR, além de determinar a citação dos réus e a inclusão do feito em pauta para julgamento, concedeu a liminar perseguida pelos clubes autores da ação anulatória. Em sessão realizada em novembro, o Pleno do TJD/PR, por maioria, julgou extinta a ação.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…