Punição injusta
Em seu ótimo texto, o Juarez Villela Filho, por ser muito jovem, preferiu não se alongar na relação de palhaçadas e cretinices que sofremos nas mãos do timinho que ora corre sério risco de desaparecer!
O pessoal mais rodado não esquece nada do que aprontaram Evangelino Costa Neves, José Milani e Munir Kaluf pra cima do Atlético!
Por décadas fomos expoliados, roubados e gozados por essa trinca, que graças a Deus já subiu pra ajustar contas lá com Ele!
Na década de 70, o vestiário do juiz e dos auxiliares era contíguo ao dos jogadores coxas; entravam e saíam pelo mesmo túnel, e conviviam pacificamente antes, no intervalo, e depois dos jogos, sabe Deus aprontando o que lá dentro!
No mesmo período, arrumaram uma excursão mandraque pra Europa, onde jogaram contra times amadores, tipo bombeiros, funcionários de uma fábrica de calçados, equipes juvenis de clubes famosos, e outras invencionices tão próprias deles, e de lá trouxeram a tão decantada ‘Fita Azul’, que nós das arquibancadas sugeríamos uma finalidade muito mais digna pra tal fita: ‘uhl, uhl, uhl, limpa o c… com a fita azul’.
Só que pra viabilizar a tal excursão, e em conivência com Zé Milani e o resto da quadrilha, anteciparam todos os jogos do campeonato. Ou seja, jogaram sozinhos contra times do interior, que na sua maioria não tinha 11 jogadores pra colocar em campo; registravam na hora, por telefone, por telegrama, sei lá, e botavam pra jogar quem estivesse por ali sem fazer nada! Lógico, ganharam quase tudo por goleada! E se mandaram!
Pro Atlético sobrou o pepino: faltando sete partidas pro final do campeonato, não podíamos perder um ponto sequer, sob pena de entregarmos o campeonato pros bonitões! Nascia ali a lendária Epopéia Rubro-negra!
Ganhamos as sete últimas partidas, contra tudo e contra todos, inclusive contra o homem da mala, que na época chamava-se Malaquias, que chegava sempre antes de nós.
Em Ponta Grossa, um troglodita chamado Osiris criminosamente quebrou a perna do Ademir Rodrigues em três lugares, com fratura exposta, aleijando-o definitivamente pro futebol!
Diante dessas e muitas outras, também acho injusta a pena pros coxas! A fim se fazer realmente justiça, além dos trinta mandos e da multinha fuleira, diante do que já aprontaram, deveriam ser rebaixados pra série D do nacional e pra série B do paranaense! Aí sim, estaria restabelecida a justiça!