12 jan 2010 - 11h09

Furacão fica em terceiro lugar no ranking do STJD 2009

O Atlético foi o terceiro clube da Série A do Campeonato Brasileiro com melhor aproveitamento na Justiça Desportiva em 2009, segundo levantamento do Centro de Tecnologia do Futebol. A lista considera o porcentual médio de duas variáveis, segundo julgamentos do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD): o porcentual entre o número de absolvições pelo número de denúncias; e o porcentual do número de absolvições e condenações por uma partida pelo número de denúncias. Entre os clubes da Série A, o Furacão ocupa a terceira colocação, com 68,75% de escore – a lista é liderada pelo Atlético-MG (média de 74,99%), seguido pelo Barueri (média de 72,21%).

Em 2009, o Atlético respondeu por 16 denúncias no STJD, com nove absolvições e quatro punições por uma partida ou advertências. Com isso, o clube obteve 56,25% de média considerando-se o porcentual obtido pela divisão do número de absolvições pelo número de denúncias; e 81,25% do porcentual obtido dividindo-se o número de absolvições e condenações por uma partida pelo número de denúncias.

No Brasileiro 2009, o Atlético teve uma perda de mando imposta pelo STJD, após os incidentes registrados no clássico Atletiba do primeiro turno, na Arena da Baixada – na ocasião, o mau comportamento das duas torcidas no jogo resultou em perda de mando para os dois clubes. Por causa disso, o Furacão jogou contra o Fluminense, no primeiro turno, no Estádio do Café, em Londrina.

Outros paranaenses

Pelo mesmo estudo, o Paraná Clube teve o melhor aproveitamento nos julgamentos no STJD entre os clubes da Série B. O clube respondeu por 16 denúncias, teve nove absolvições e cinco punições por apenas um jogo ou advertência – média de 71,87%.

O Coritiba vinha bem classificado até a penúltima rodada, mas após os episódios do jogo com o Fluminense, o clube recebeu punição de perda de mando de 30 jogos, o que diminuiu o índice coxa-branca, que terminou em 12º lugar entre os clubes da Série A, com 55,87% de média.

Curiosamente, nenhum grande clube do eixo Rio–São Paulo ficou entre os três primeiros colocados tanto na Série A quanto na Série B. Entre os cariocas, o melhor colocado foi o Botafogo na 4ª colocação, o Fluminense ficou em 13º, o Flamengo em 18º e o Vasco foi o 6º dentre os clubes da Série B.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…