Não há ‘Casal 20’ sem meio-campo
Começamos o estadual e nos assustamos com a primeira apresentação da esquadra rubro-negra, parece faltar: inspiração, fôlego e acima de tudo qualidade.
Na minha opinião não adianta ficar aqui criticando: Renan, Pimba, Patrick e Fransérgio; culpando-os sempre pelas más apresentações, quando o time inteiro não jogou nada, além do mais com esse esquema tático e despreparo de pré-temporada não seria tão fácil assim.
Entra ano e sai ano e vemos que o Atlético continua contratando atacantes, mas nunca meio-campistas…e ao meu ver é alí que está o grande problema. Se a bola não chega na área, como haverá arremate?
O que vemos é sempre a mesma coisa, os atacantes saindo da área pra receber, triângular e se virar de frente da meta para assim concluir. Podem passar pelo nosso ataque quem for, se a redonda continuar não chegando ninguém vai fazer gol!
É só fazer uma estatística e perceber que 80% dos nossos gols ultimamente tem sido de bolas alçadas na área pela lateral; ou seja do meio pra lateral e da lateral para a área. É um repertório muito pobre pra quem almeja ser competitivo! Ex. jogos: São Paulo, Corinthians, Goiás, Cruzeiro e Botafogo!
Em 2004 tinhamos no ataque: Washington, Dagoberto e Dênis Marques. Os 3 depois que saíram do Atlético nunca foram brilhantes chegando a serem criticados, mas sempre fazendo gols.
Quando estavam aqui eu sempre dizia: ‘Quem não faz gol com Jádson e Fernandinho empurrando a bola e dizendo: Tá, agora faça’, assim qualquer atacante vira matador! até o Jorge Preá (também não, esse não)!
O problema é que temos só um jogador no meio-campo qualificado e um time inteiro rodando em cima disso; ou seja o esquema que seria 3-5-2, tem se tornado 5-3-2!
Temos: 5 jogadores destruíndo jogadas, 2 tocando e triângulando, 1 armando e mais 2 finalizando. Lamentavelmente temos 10% do time que pensa e o resto (acéfalo) só executa!
Não seria fácil pra um treinador adversário: ‘marca o Baier que o resto vai sucumbir’!
Tenho falado disso a tempos, que a diretoria só se preocupa em contratar atacantes, mas o nosso grande problema está no meio, até porque não é uma andorinha que fará nosso verão!
Acompanhe os jogos, só ganhamos de times grandes porque estes tem preocupação em ‘jogar pra ganhar’ dando assim espaço para nós trabalharmos a bola e aí sim, valendo-se da maestria do Baier por a bola aonde quer.
Se tivessemos um meio-campo com Jádson e Fernandinho; hoje estaríamos chamando o Patrick e Wallyson de ‘CASAL 20’.
Acorda diretoria, ou muda esse esquema pra 4-4-2 e coloca o ‘maluco-beleza’ como meio-esquerda ou tragam um reforço de peso pra acertar essa meia-cancha pífia que temos…quem sabe não está na hora do William subir?
Vamos lá Pato-véio, de uma chance pro muleque!
Quero ver o meu Furacão forte e campeão! ATLÉTICO!