Carta ao jovem Rodrigo Machado
Caros amigos: não aguentei ficar quieto depois do preconceituoso comentário do jovem Rodrigo Machado. A juventude muitas vezes impede-nos de ver o que há por trás das ilusões. Os atleticanos com mais de 45 anos possuem a vivência e a experiência que vc ainda não tem, mas espero que um dia tenha. Não nos iludimos com falsas promessas porque acompanhamos futebol há mais tempo que vc. É um fato. Mas não precisamos ir muito longe: vc tem acompanhado o Atlético nos últimos três anos? Lembra-se dos times que foram montados, das promessas que foram feitas e das campanhas realizadas? Pensar que é maravilhoso ganhar de 8 a 0 do Serrano no medíocre campeonato paranaense é pensar pequeno. É ser tão pequeno quanto o Serrano. Prefiro ganhar de 1 a 0 do São Paulo e ser campeão brasileiro de novo. Se esquecermos o passado continuaremos cometendo os mesmos erros. A maioria destes abnegados torcedores atleticanos com mais de 45 anos são rubro-negros de verdade. Sofreram na década de 70 vendo um time sem dinheiro perder todos os campeonatos para o maior rival. Fomos forjados nas piores crises que o clube viveu, mas mesmo assim, mantivemo-nos atleticanos. Meu jovem, não cometa o erro de desprezar a voz dos mais velhos e leve isso como lição de vida para você.
Intolerância
Ainda continua me indignando o desrespeitoso comentário do Sr. Rodrigo Machado. Comentário agressivo, despropositado e que revela intolerância. Intolerância que diga-se de passagem, é irmã gêmea da ignorância. O espaço Fala, Atleticano é um espaço maravilhoso, onde de maneira democrática e saudável, os atleticanos de verdade debatem sobre as coisas do clube. E a democracia, cria um clima interessante, onde as divergências e as convergências se encontram.
Mas tudo dentro de princípios de educação, respeito e civilidade. Os cidadãos, atleticanos, com mais de 45 anos, não são ‘bêbados’ ou ‘velhos caquéticos’. São chefes de família, pais, avôs e que gostam do futebol como lazer, não como fonte de extravasamento de recalques. É a atitude de intolerância, que gera violência e que ultrapassa as regras do bom convívio, que geraram os acontecimentos relacionados ao clube rival. Esta atitude de intolerância é uma atitude que não faz parte dos princípios dos atleticanos, pois o atleticano é educado, é civilizado e é um apaixonado pelo seu clube. A única intolerância que temos, é a intolerância com os intolerantes, com aqueles que pregam a violência e que não respeitam o outro. Viva o Atlético e os verdadeiros atleticanos!