Três volantes
Boa tarde, atleticano! (E boa tarde aos torcedores de outros clubes. Sim! Eles leem nossas colunas do Fala, Atleticano. Basta criticar um time gaúcho ou paulista aqui que vai chover de email na sua caixa de entrada…)
Bom, quero antes comentar as colunas que me antecedem, pois em 2008 o Atlético conseguiu sua maior série de invencibilidade no Paranaense e por pouco não caiu para a série B no mesmo ano. Logo, a vitória de 8×0 sobre o Serrano é igual a zero e o torcedor tem todo o direito de criticar, mesmo após vitória tão ampla.
O torcedor também tem o direito de criticar Wallyson, Renan, Chico, Rhodolfo e Raul, pois estes são o exemplo da mediocridade, senão irregularidade. Nunca um time será campeão com tais jogadores de titulares (incluindo os que já foram embora, como Marcinho, Miranda e Galatto).
O campeonato paranaense é fraco (como qualquer outro estadual) e não serve de paradigma para nada. Seria melhor transformá-lo em uma fase de classificação para uma Copa Sul. Onde os melhores de cada estado se enfrentassem em um mata-mata, como nos velhos tempos. Tempos de final. Tempos de adrenalina.
E, por último, o time do Atlético é bom, mas não está pronto. É preciso mais entrosamento. É preciso banco para os dito cujus acima e é preciso regularidade.
E como criticar sem sugerir não vale. Que tal um esqueminha 4-4-2 com três volantes? Calma! Não pense já em retranca. Pense em Valencia no desarme, e Claiton e Alan Bahia ajudando (e muito) na armação de jogadas e no toque de bola na meia-cancha, coisa que há muito tempo o nosso time não tem.