2 fev 2010 - 11h11

Furacão só poderá ter três “gringos” por jogo

Com a contratação do argentino Javier Toledo, confirmada na noite da última segunda-feira, a legião estrangeira do CT do Caju cresceu. Agora, são quatro “gringos” compondo a delegação rubro-negra: os colombianos Vanegas, Serna e Valencia e o recém-contratado atacante argentino, que pediu à imprensa para ser tratado somente pelo prenome (Javier).

Pelas regras da Confederação Brasileira de Futebol, o Furacão não poderá contar com todos ao mesmo tempo em uma partida. Não há limites para registro de atletas de outras nacionalidades. Por isso, o Atlético pode contratar quantos estrangeiros desejar. Porém, no máximo três poderão atuar em cada jogo.

O Regulamento Geral das Competições (RGC) coordenadas pela CBF em 2010 estabelece, em seu art. 36, que “Os clubes poderão incluir até três atletas estrangeiros nas suas partidas, dentre os relacionados na súmula”. A mesma regra está prevista no Regulamento Geral das Competições de Futebol Profissional organizadas pela Federação Paranaense de Futebol. O art. 20 diz que “As EPD, em todas as competições, podem incluir em suas equipes até 3 (três) atletas estrangeiros, entre profissionais e não-profissionais, dentre os relacionados na súmula”.

Isso significa que na relação dos onze titulares e sete reservas de cada jogo, tanto do Campeonato Paranaense quanto da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, podem constar somente três “gringos”. A cada jogo, um terá de ficar de fora. Por enquanto, apenas um é titular absoluto: o volante Valencia, justamente o que tem mais tempo de casa. Serna estreou no último sábado, e jogou apenas alguns minutos. Vanegas já ficou no banco, mas não entrou e Javier será apresentado oficialmente nesta terça.



Últimas Notícias

Opinião

VERGONHA A NÍVEL NACIONAL

A partida na noite de ontem válida pela terceira-fase da Copa Do Brasil, deixou o torcedor athleticano incrédulo, insatisfeito, indignado e por que não até…