8 fev 2010 - 22h45

O “desconhecido” Vilhena Esporte Clube

Nesta semana o Atlético coloca o pé na estrada para encarar os 2.431 Km que separam Curitiba da cidade de Vilhena, em Rondônia. É nesse local, conhecido por “Portal da Amazônia”, que o Rubro-Negro tentará desbravar o Brasil e mostrar mais uma vez para o país a força do Furacão paranaense. O Vilhena é o adversário atleticano na primeira fase da Copa do Brasil, que tem como característica peculiar ter representantes dos 26 estados brasileiros e mais do Distrito Federal. Com tantas opções de clubes, o torneio reúne representantes da elite do futebol nacional e também várias equipes “desconhecidas”. O Vilhena é uma dessas e para ajudar o torcedor do Atlético a saber um pouco mais do adversário, a Furacao.com preparou um raio-x especial. Com vocês, o desconhecido Vilhena Esporte Clube:

Conhecido na região como “Lobo do Cerrado” ou pelas siglas VEC, o Vilhena é ainda um novato no futebol brasileiro. O clube foi fundado em 03 de junho de 1991 e possui apenas dois títulos de expressão: foi campeão Rondoniense em 2005 e 2009. O tricolor de Rondônia adotou as cores vermelho, azul e branco em seu uniforme e ostenta o título de ser o clube com maior média de público do futebol do estado, demonstrando a força da fiel torcida “Lobo do Cerrado”. Seu hino oficial é uma espécie de paródia do hino do Palmeiras: “Quando surge o Vilhena imponente / A torcida vai dando o recado / Sabe bem o que vem pela frente / Se a vitória não for o resultado / Ó Campeão minha luta vale a pena / É uma missão, torcer pro meu Vilhena!”

Torcida do VEC é a mais presente do estado de Rondônia [foto: EDUARDO CALDEIRA/ Museu virtual VEC]


Se o Atlético é novidade para o Vilhena (as duas equipes nunca se enfrentaram), a Copa do Brasil não é tão desconhecida assim para o VEC. Esta é a terceira participação do clube no torneio – em 2006 foi eliminado logo no primeiro jogo para o Fortaleza (derrota em casa por 3 a 1) e em 2009 foi eliminado pela Ponte Preta em dois jogos (derrota por 2 a 1 em Rondônia e por 6 a 1 em Campinas). Na estreia da Copa do Brasil do ano passado, o clube chegou a ser destaque no Jornal Nacional:

O Vilhena manda seus jogos no Estádio Municipal de Vilhena Arnaldo Lopes Martins, mais conhecido como Portal da Amazônia. Com capacidade para cerca de 4 mil pessoas, o local passou por uma ampla reforma em 2008, com a arquibancada central de alvenaria e o gramado recuperado, num investimento da prefeitura de R$ 220 mil.

Nesta quarta-feira, o Atlético dá a arrancada na Copa do Brasil 2010 num duelo interessante: quem terá mais força, o Furacão do Paraná ou o Lobo amazônico? Após os 90 minutos de jogo esta pergunta terá uma resposta. Boa sorte, Furacão!!!

Saiba mais: Blog do Torcedor – Vilhena Esporte Clube



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…