Thiele fala sobre a recuperação de Alex Mineiro
A notícia de que o atacante Alex Mineiro teria contraído uma infecção foi divulgada no programa Esporte Educativa, da TV Paraná Educativa, na tarde desta terça-feira e deixou os torcedores atleticanos preocupados. Para explicar a situação do atleta, o site oficial do Atlético divulgou há poucos minutos uma nota contendo declarações do médico Edilson Thiele, coordenador geral do CECAP.
“O atleta Alex Mineiro, após quatro semanas de período pós-operatório de artroscopia do tornozelo esquerdo, inicou quadro de secreção discreta na região lateral do tornozelo. Como é rotina nestes casos, foi submetido a um desbridamento da ferida em ambiente estéril e limpeza do local. O procedimento aconteceu sem intercorrências. Alex usará medicação específica para o caso e deverá ficar em repouso até a terça-feira de Carnaval, iniciando seu trabalho de retorno ao esporte a partir de então, se tudo evoluir conforme o esperado”, declarou Thiele ao site oficial.
Alex Mineiro foi submetido a uma artroscopia no dia 14 de janeiro para a retirada de três corpos livres intra-articulares no tornozelo esquerdo.
Terminologia
Para os leigos em Medicina,a Furacao.com apresenta as definições de alguns termos médicos mencionados, ressalvada a simplificação dos conceitos:
– artroscopia: procedimento de introdução de uma câmera na articulação, enquanto por outra pequena incisão são usados os instrumentos para a realização dos procedimentos necessários.
– secreção: substância excretada por uma glândula.
– desbridamento: retirada de tecidos necrosados ou de corpo estranho da ferida.
– ambiente estéril: centro cirúrgico.
– intercorrência: situação clínica que ocorre como complicação de uma doença, que aparece no curso de sua evolução.
Fontes: sites da Clínica do Joelho, Unifesp, Dicionário Digital de Termos Médicos e oficial do Clube Atlético Paranaense.