11 fev 2010 - 17h42

Laterais com passagem pelo clube são opção

Não é segredo para ninguém que o Atlético busca a contratação de um lateral-esquerda para compor o elenco. Desde o início o ano, foram feitas algumas tentativas. Os jovens Jéferson e Gabriel Silva, ambos do Palmeiras, foram procurados, mas o negócio não foi adiante.

Com a negociação de Alex Sandro para um grupo de investidores, aumentou a necessidade de um atleta para a posição. Apesar de estar deslocado para o meio-campo, Alex era lateral-esquerda de origem e poderia atuar na função no impedimento do titular Márcio Azevedo. Na última semana, o jovem Héracles foi promovido ao time profissional, mas ele tem apenas 19 anos e é considerado inexperiente.

Para suprir a carência do elenco, a diretoria estuda as condições de pelo menos dois jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra: Fabiano e Jean. “O Jean foi oferecido para nós. Muitos atletas têm sido oferecidos e é claro que vamos estudar os nomes. O Atlético sempre está aberto para boas contratações e é claro que estamos de olho. Outro jogador que também foi oferecido para a posição foi o Fabiano, que já passou por aqui”, afirmou Ocimar Bolicenho, diretor de futebol do Atlético.

Fabiano

Fabiano é um velho conhecido do torcedor. Contratado pelo Rubro-Negro quando ainda tinha idade de júnior, Fabiano brilhou na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. Foi titular durante a campanha e está na memória do torcedor por sua participação no gol da final contra o São Caetano: foi dele o chute que o goleiro Silvio Luiz, hoje no Juventude, espalmou nos pés do artilheiro Alex Mineiro.

Depois de deixar o Atlético, no início de 2003, Fabiano percorreu uma longa trajetória, passando por São Paulo, Perugia, Fenerbahçe, Palmeiras, Arezzo, Genoa, Reggina, Celta e Vicenza. Nunca teve o mesmo brilho da sua época de Furacão – para se ter uma ideia, o Atlético continua sendo o time pelo qual o lateral mais fez jogos em sua carreira -, mas conquistou seu espaço em clubes modestos do futebol italiano.

Desde 2006, estava vinculado à Genoa, mas foi emprestado várias vezes. Seu último clube foi o Vicenza, pelo qual fez 19 jogos na atual temporada da Série B. Contudo, reapresentou-se com atraso depois das férias de final de ano e teve os contratos rescindidos – tanto com o Vincenza quanto com a Genoa. Fabiano está a quatro meses de completar 31 anos.

Jean

Jean Carlos Dondé é outro lateral-esquerda na lista de reforços do Atlético. Ele iniciou sua carreira no departamento de formação de atletas do Furacão e rapidamente atingiu reconhecimento, ao ser convocado seguidas vezes para a Seleção Brasileira Sub-20. Com a camisa canarinho, viveu seu melhor momento no Campeonato Sul-Americano de 2003, no Uruguai, quando despertou a atenção de observadores de vários clubes europeus.

De volta ao Atlético, jogou apenas três partidas no time profissional, frustrando a expectativa de muitos torcedores, que esperavam acompanhar o surgimento de um novo talento. Foi negociado em 2003 com o Feyenoord, em uma negociação na qual o Atlético recebeu de contrapeso o obscuro volante Carlos Alberto (cujo último clube foi a União Barbarense) e o então desconhecido lateral-esquerda Michel Bastos, hoje astro do Lyon e da Seleção Brasileira. Assim como Michel, Jean foi pouco aproveitado pelo Feyenoord.

Em pouco tempo, foi emprestado ao Hamburgo e teve uma rápida passagem pelo Fluminense – onde, por sinal, foi dirigido pelo técnico Antonio Lopes. Desde 2007, está jogando no Asteras Tripolis, clube intermediário da Grécia e com o qual tem contrato até o meio do ano. Jean completará 27 anos em agosto.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…