Laterais com passagem pelo clube são opção
Não é segredo para ninguém que o Atlético busca a contratação de um lateral-esquerda para compor o elenco. Desde o início o ano, foram feitas algumas tentativas. Os jovens Jéferson e Gabriel Silva, ambos do Palmeiras, foram procurados, mas o negócio não foi adiante.
Com a negociação de Alex Sandro para um grupo de investidores, aumentou a necessidade de um atleta para a posição. Apesar de estar deslocado para o meio-campo, Alex era lateral-esquerda de origem e poderia atuar na função no impedimento do titular Márcio Azevedo. Na última semana, o jovem Héracles foi promovido ao time profissional, mas ele tem apenas 19 anos e é considerado inexperiente.
Para suprir a carência do elenco, a diretoria estuda as condições de pelo menos dois jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra: Fabiano e Jean. “O Jean foi oferecido para nós. Muitos atletas têm sido oferecidos e é claro que vamos estudar os nomes. O Atlético sempre está aberto para boas contratações e é claro que estamos de olho. Outro jogador que também foi oferecido para a posição foi o Fabiano, que já passou por aqui”, afirmou Ocimar Bolicenho, diretor de futebol do Atlético.
Fabiano
Fabiano é um velho conhecido do torcedor. Contratado pelo Rubro-Negro quando ainda tinha idade de júnior, Fabiano brilhou na conquista do Campeonato Brasileiro de 2001. Foi titular durante a campanha e está na memória do torcedor por sua participação no gol da final contra o São Caetano: foi dele o chute que o goleiro Silvio Luiz, hoje no Juventude, espalmou nos pés do artilheiro Alex Mineiro.
Depois de deixar o Atlético, no início de 2003, Fabiano percorreu uma longa trajetória, passando por São Paulo, Perugia, Fenerbahçe, Palmeiras, Arezzo, Genoa, Reggina, Celta e Vicenza. Nunca teve o mesmo brilho da sua época de Furacão – para se ter uma ideia, o Atlético continua sendo o time pelo qual o lateral mais fez jogos em sua carreira -, mas conquistou seu espaço em clubes modestos do futebol italiano.
Desde 2006, estava vinculado à Genoa, mas foi emprestado várias vezes. Seu último clube foi o Vicenza, pelo qual fez 19 jogos na atual temporada da Série B. Contudo, reapresentou-se com atraso depois das férias de final de ano e teve os contratos rescindidos – tanto com o Vincenza quanto com a Genoa. Fabiano está a quatro meses de completar 31 anos.
Jean
Jean Carlos Dondé é outro lateral-esquerda na lista de reforços do Atlético. Ele iniciou sua carreira no departamento de formação de atletas do Furacão e rapidamente atingiu reconhecimento, ao ser convocado seguidas vezes para a Seleção Brasileira Sub-20. Com a camisa canarinho, viveu seu melhor momento no Campeonato Sul-Americano de 2003, no Uruguai, quando despertou a atenção de observadores de vários clubes europeus.
De volta ao Atlético, jogou apenas três partidas no time profissional, frustrando a expectativa de muitos torcedores, que esperavam acompanhar o surgimento de um novo talento. Foi negociado em 2003 com o Feyenoord, em uma negociação na qual o Atlético recebeu de contrapeso o obscuro volante Carlos Alberto (cujo último clube foi a União Barbarense) e o então desconhecido lateral-esquerda Michel Bastos, hoje astro do Lyon e da Seleção Brasileira. Assim como Michel, Jean foi pouco aproveitado pelo Feyenoord.
Em pouco tempo, foi emprestado ao Hamburgo e teve uma rápida passagem pelo Fluminense – onde, por sinal, foi dirigido pelo técnico Antonio Lopes. Desde 2007, está jogando no Asteras Tripolis, clube intermediário da Grécia e com o qual tem contrato até o meio do ano. Jean completará 27 anos em agosto.