Notícias da semana lV
Estou num momento de reflexão sobre meu time do coração. Às vezes a minha paixão pelo clube me dá um tipo de cegueira e às vezes até loucura.
Ontem estava conversando com amigos atleticanos fanáticos numa rodada de pizza. Só falamos de Atlético, com algumas análises sobre os adversários. O engraçado é que todos chegaram ao consentimento de que o Atlético pode fazer um bom Campeonato Brasileiro.
Mas para isso precisamos ter o Paulo Baier inteiro e no ritmo. Com Tartá do seu lado. Valencia e Alan na contenção, com o Claiton revezado com ambos, assim todos jogam e nenhum ficará de boa com vaga assegurada. No ataque o Bruno e Marcelo, com boas opções para mudança de postura quando o gringo entrar. Vontade ele tem e, pelo pouco que vi, sabe jogar nesta função e entende muito sobre ‘futebol solidário’, dando opções ao meio e jogando com o time.
O Neto é um bom goleiro e pode crescer mais.
O Manoel eu digo e repito: é a maior revelação dos últimos 5 anos tranquilamente. Espero que esteja com um contrato muito bom, com cláusulas que afastem os sanguessugas dele. Se não fizeram, espero que o façam. O Rhodolfo estou dando uma chance a ele, pois já vi ele jogando em alto nível e acredito que esteja sobrecarregado pela inatividade dos lados do campo. O Azevedo é um otimo jogador, mas às vezes se perde, principalmente no ataque, onde muitos contra-ataques são formados pelo seu lado. O Raul às vezes me dá raiva. Era o jogador que mais apostava e me decepcionou.
Diretoria
À diretoria só peço que parem de ficar jogando fatos contra o ventilador. Se forem entrar em juízo contra aqueles que vocês acham que fizeram mal ao Atlético, terão o apoio da massa. Mas caso contrário, engulam esse ‘chororô’ e vão trabalhar.
Só me interessa saber sobre contratações e renovações. A quantas andam as tentativas de novos patrocínios. E como estão as situações dos nossos jogadores contratualmente. O resto é resto.
Confiança
Eu acredito que o time completo pode sim fazer frente aos grandes pelo menos em casa. O Campeonato Brasileiro é nivelado. Para efeito de comparações, se um time tivesse vencido todos os jogos em casa, teria sido campeão nacional em 2009. O Flamengo venceu muito em casa e levou o caneco. Temos que recuperar a estima do ‘Caldeirão’. Fazer os adversários tremerem, temos que dar pressão, xingar os adversários, peitar quem ser que seja. Não devemos temer camisa. A torcida certamente não hesitaria em apoiar um time que demonstra raça, dá o sangue e mostra atitude e vontade. Mesmo não sendo um equipe de ponta, com os requisitos acima certamente faríamos um bom papel no Nacional.
Promessas
Sr. MM, por favor não prometa nada. As suas declarações são de perdedor. Reforçar na janela de tranferência é a mesma coisa que tapar bucacos em rodovias, nunca dá certo.
Ao invés de ficar chorando migalhas, cobre do Palmeiras o jogador que nos deve. Precisamos de um lateral-direita e mais um meia de criação no momento. Por que não investir agora e ir dando ritmo e encorpando o time durante este Paranaense?
Só teremos a ganhar, não podemos dar chance para os adversários, pois todo mundo tem parcerias e tem time gastando o que não tem para este ano. Portanto na melhor das hipóteses eu considero ficar entre os 10 primeiros um vitória, devido ao nível das equipes este ano estar mais alto que ano passado. Se observarem bem, todo mundo se reforçou. Alguns ainda não emplacaram, mas certamente o farão. Os cariocas estão reforçados, o Santos vem muito forte. Grêmio e Inter vão crescer, Cruzeiro é muito forte, o Galo está investindo.
Antônio Lopes
Muitos criticam o delegado, mas se esquecem que ele já nos tirou a corda do pescoço algumas vezes. Ele entende de futebol como poucos e tem currículo para dar e vender.
Uma coisa que ele não é, é santo milagreiro. Às vezes ele faz umas apostas estranhas, tipo Patrick e Wallysono, mas é o que oferecem para ele. Ele não tem outras opções. O gringo ainda não aguenta um jogo inteiro e havia treinado pouco, faltando assim um maior entrosamento. Eu acredito que estamos bem servidos na questão de treinadores, se for analisar o custo benefício do mesmo. Se a diretoria se mecher e trazer os jogadores que ele solicitou, certamente ele montará um boa equipe. Esta semana demitiram o Muricy Ramalho. Logo aparece alguem escrevendo que deveríamos investir nesse cara. Ora pois, o cara ganhava 400 mil por mes, tinha o jogador que quisesse e mesmo assim não fez nada. Só foi a equipe começar a precisar de um treinador, que ele enfraqueceu.
Portanto, acredito que não acharemos coisa melhor que o Lopes por aí, que entendo o nosso método de trabalho e aceita trabalhar com diretoria morna.
Torcida
Estou confiante de que poderemos vir a fazer um bom campeonato nacional. Porém, isto dependerá exclusivamente da DIRETORIA. Falta qualidade técnica no nosso elenco. Ou seja, se eles contratarem uns 5 atletas que cheguem para serem TITULARES, teremos chances sim de brigar por alguma coisa.
Com o time atual, jogando na morosidade, sem vontade, sem garra. Eu sinceramente ficaria surpreso em não ser rebaixado.
A torcida faz a sua parte, apoia, se associa e as críticas são as mais light entre todas as equipes de primeira. No Palmeiras a torcida quebra o pau com jogador que joga mal. Outro dia os conterrâneos quebraram o próprio ‘pinico’ em atos de extrema selvageria.
Nossa torcida é civilizada e às vezes até se contagia com a doença do Wallyson. Alguns torcedores têm a iniciativa de cobrar a direitoria via outdoor e parece que o mundo está acabando.
Hoje é o dia do nosso maior jogo do ano. A primeira decisão de campeonato. É dia de festa, dia de apoiar. Dia de gritar o nome dos jogadores e do time com força. Faremos o tal Vilhena tremer em cinco minutos. E será assim para todo o time que vier nos encarar aqui. Olho no olho, camisa no peito, cara mau e torcendo muito pelo Furacão espantar a zebra.
Vamos lá, Furacão.