Conheça o Sampaio Corrêa, próximo adversário do Furacão
O Sampaio Corrêa, adversário atleticano na segunda fase da Copa do Brasil, foi fundado em 25 de março de 1923. Sampaio Corrêa remete ao ex-presidente do Aeroclube Brasileiro, José Mattoso de Sampaio Corrêa. Ele doou o hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luis em 12 de dezembro de 1922 e tentava junto ao piloto americano Walter Hinton, realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, saindo dos EUA e chegando ao Brasil.
O clube é o maior vencedor de campeonatos maranhenses com 28 títulos, sendo oito deles de forma invicta. Em 1998, após o título da Copa Norte, o Sampaio teve a oportunidade de disputar um torneio internacional, a Copa Conmebol. Após eliminar o América (RN) e o Deportes Quindio (Colômbia), o Sampaio caiu na semifinal do torneio diante do Santos, que se sagraria campeão.
O Tricolor tem certa tradição em divisões inferiores de Campeonatos Brasileiros. Foi campeão da Série B em 1972 em final contra o Campinense e em 1997 sagrou-se campeão invicto da Série C, em quadrangular disputado com Francana (SP), Juventus (SP) e Tupi (MG). Com estes dois títulos, o Sampaio Corrêa é um dos 15 clubes (entre eles, o Atlético) que conquistaram o título de duas divisões diferentes do Campeonato Brasileiro.
Na Série A, o Sampaio teve oito participações, a última em 1986. Sua melhor posição foi o 41º lugar (entre 48 participantes). Já na Copa do Brasil, foram 14 participações. Esta é a terceira vez que o Sampaio consegue passar para a segunda fase da competição. Em 1999, o Sampaio Corrêa e Atlético também se enfrentaram na Copa do Brasil. Pela primeira fase, o Atlético conseguiu eliminar o jogo de volta com a vitória por 3 a 1 em São Luís. Lucas, duas vezes, e Adriano marcaram os gols atleticanos.
O jogador de maior destaque recente com passagem pelo Sampaio Corrêa é o atacante André Lima, ex-Botafogo e São Paulo e que atualmente defende o Fluminense. No atual elenco do Sampaio, dois ex-atleticanos: o meia Castorzinho e o atacante Selmir.
Estádio
Atualmente o Tubarão manda seus jogos no estádio Nhozinho Santos, de propriedade da prefeitura de São Luís do Maranhão. O estádio foi inaugurado no dia 1º de outubro de 1950 e tem capacidade atual para 16.500 pessoas. Em janeiro de 2009 o estádio passou por breves reformas, tais como novo sistema de sinalização de banheiros, vestiários e cabines de rádio, novo placar, pintura das arquibancadas, reforma dos banheiros, estruturação do posto médico, recuperação de alambrados, replantio de grama, entre outras.
Na segunda fase da Copa do Brasil o regulamento ainda prevê que vencendo por dois gols ou mais de diferença, o clube visitante do primeiro confronto elimina o jogo de volta. Sendo assim o Atlético tentará a classificação já nesta quarta-feira, em São Luís do Maranhão. Segue a nossa torcida pelo Furacão!
Colaboração: Paulo Perussolo, da equipe Furacao.com