16 mar 2010 - 8h17

Conheça o Sampaio Corrêa, próximo adversário do Furacão

O Sampaio Corrêa, adversário atleticano na segunda fase da Copa do Brasil, foi fundado em 25 de março de 1923. Sampaio Corrêa remete ao ex-presidente do Aeroclube Brasileiro, José Mattoso de Sampaio Corrêa. Ele doou o hidroavião Sampaio Corrêa II, que aportou em São Luis em 12 de dezembro de 1922 e tentava junto ao piloto americano Walter Hinton, realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, saindo dos EUA e chegando ao Brasil.

O clube é o maior vencedor de campeonatos maranhenses com 28 títulos, sendo oito deles de forma invicta. Em 1998, após o título da Copa Norte, o Sampaio teve a oportunidade de disputar um torneio internacional, a Copa Conmebol. Após eliminar o América (RN) e o Deportes Quindio (Colômbia), o Sampaio caiu na semifinal do torneio diante do Santos, que se sagraria campeão.

O Tricolor tem certa tradição em divisões inferiores de Campeonatos Brasileiros. Foi campeão da Série B em 1972 em final contra o Campinense e em 1997 sagrou-se campeão invicto da Série C, em quadrangular disputado com Francana (SP), Juventus (SP) e Tupi (MG). Com estes dois títulos, o Sampaio Corrêa é um dos 15 clubes (entre eles, o Atlético) que conquistaram o título de duas divisões diferentes do Campeonato Brasileiro.

Na Série A, o Sampaio teve oito participações, a última em 1986. Sua melhor posição foi o 41º lugar (entre 48 participantes). Já na Copa do Brasil, foram 14 participações. Esta é a terceira vez que o Sampaio consegue passar para a segunda fase da competição. Em 1999, o Sampaio Corrêa e Atlético também se enfrentaram na Copa do Brasil. Pela primeira fase, o Atlético conseguiu eliminar o jogo de volta com a vitória por 3 a 1 em São Luís. Lucas, duas vezes, e Adriano marcaram os gols atleticanos.

O jogador de maior destaque recente com passagem pelo Sampaio Corrêa é o atacante André Lima, ex-Botafogo e São Paulo e que atualmente defende o Fluminense. No atual elenco do Sampaio, dois ex-atleticanos: o meia Castorzinho e o atacante Selmir.

Estádio

Atualmente o Tubarão manda seus jogos no estádio Nhozinho Santos, de propriedade da prefeitura de São Luís do Maranhão. O estádio foi inaugurado no dia 1º de outubro de 1950 e tem capacidade atual para 16.500 pessoas. Em janeiro de 2009 o estádio passou por breves reformas, tais como novo sistema de sinalização de banheiros, vestiários e cabines de rádio, novo placar, pintura das arquibancadas, reforma dos banheiros, estruturação do posto médico, recuperação de alambrados, replantio de grama, entre outras.

Na segunda fase da Copa do Brasil o regulamento ainda prevê que vencendo por dois gols ou mais de diferença, o clube visitante do primeiro confronto elimina o jogo de volta. Sendo assim o Atlético tentará a classificação já nesta quarta-feira, em São Luís do Maranhão. Segue a nossa torcida pelo Furacão!

Colaboração: Paulo Perussolo, da equipe Furacao.com



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…