A Arena como palco
Na magia do futebol, o esporte é tratado de maneira poética, com os atletas ganhando ares de artistas da bola e um simples jogo se transformando num grande espetáculo. Essa ligação entre esporte e manifestação cultural estará mais presente a partir desta quinta-feira na Arena da Baixada, quando o estádio atleticano recebe a peça Memória da Cana, uma das atrações do Festival de Curitiba. A peça será encenada de quinta-feira (dia 25 de março) a domingo (dia 27 de março) no quarto andar do estádio atleticano.
Apesar do enredo não ter uma ligação direta com o futebol, o local inusitado da apresentação somado à história em si, uma adaptação de Álbum de Família, do autor pernambucano Nelson Rodrigues, com referências à família patriarcal e à civilização do açúcar descrita em Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre, chamaram a atenção do público curitibano. Os ingressos para todas as apresentações já estão esgotados.
Peça é encenada pela companhia Os Fofos Encena, de São Paulo
O espetáculo é encenado pela companhia Os Fofos Encena, de São Paulo, e pela primeira vez será apresentado fora de território paulista. Vamos encontrar o público de teatro de Curitiba que tem um olhar treinado e curioso após tantos anos de festival. Vai ser interessante ‘conversar’ com este público, explica o diretor e roteirista da peça, Newton Moreno.
Ele afirma que a peça não tem qualquer referência ao futebol, apesar de utilizar um estádio de futebol como palco. Entretanto, a apresentação busca sempre um espaço extra-teatro, numa tentativa de aproximar diferentes nichos de público às obras teatrais, descentralizando as ações teatrais com públicos diversos. Não há ligação direta com o futebol. Ainda que Nelson (Rodrigues) tenha escrito sobre futebol, o ÀLBUM versa sobre outras paixões. A ideia (da apresentação na Arena da Baixada) veio da organização do Festival porque nós usamos um espaço alternativo, um galpão, ou algo assim, e adaptaremos a peça a um espaço de eventos da Arena. Não a faremos no campo, apenas usaremos esta instalação do estádio, diz.
Espetáculo busca espaços alternativos para apresentações [foto: divulgação]
Newton Moreno resume o que o público poderá presenciar na Arena da Baixada: A peça é uma adaptação do texto ÁLBUM DE FAMÍLIA de Nelson Rodrigues. Sempre senti proximidade entre a peça Álbum de Família e o livro Casa Grande & Senzala, do Gilberto Freyre. À distância, me parecia possível reler o Álbum devolvendo Nelson para sua raiz pernambucana. Acho uma leitura possível. Quando encaramos este projeto, a discussão sobre patriarcalismo, casamentos endogâmicos, a crueldade dos engenhos e a observação aguçada sobre o comportamento destas grandes casas rurais foi aparecendo nas duas obras. São dois grandes autores que perseguem a identidade do povo brasileiro em seus trabalhos. Apenas aproximamos os dois neste viés tão potente que é a família. Estamos trabalhando com atores de origem/criação pernambucana-nordestina. Assim, exploramos as memórias destes três vetores pernambucanos: Nelson-Freyre-nós. A atriz que faz a matriarca, por exemplo, vai para a cena com a memória das matriarcas da família dela. Há uma busca similar no espetáculo anterior, Assombrações do Recife Velho: identidade, formação, memória e ancestralidade. Em Assombrações, a linguagem era o contar e a estética do artista popular; agora a linguagem é memória. Nós sempre brincamos que, para a peça ir para frente, nós temos que ir lá trás. Enraizar para voar. Memória da Cana é um diálogo entre vozes nordestinas, Nelson, Gilberto e nós, vestidos do tema da família patriarcal e de nossas memórias familiares. Acho que o protagonista é a família. Nós esperamos que o público possa rever sua relação com família com eixo formador.
Memória da Cana
Com: Carlos Ataíde, Kátia Daher, Luciana Lyra, Paulo de Pontes e outros
Duração: 90 minutos
Classificação: 16 anos
Texto: Nelson Rodrigues
Direção e roteiro: Newton Moreno
Datas: 25/03 – 21:00, 26/03 – 00:00, 27/03 – 00:00, 28/03 – 21:00
Gênero: Drama
Local: Arena da Baixada (Piso 4 – Acesso R. Buenos Aires)
Reportagem: Isabela Fantinato e Patricia Bahr, da equipe de Conteúdo da Furacao.com