O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
13 abr 2010 - 22h48

Como jogar o Atletiba – meu pitaco

Sei que pouco adianta mas não custa produzir algum devaneio acerca da escalação do Atlético para domingo, decisão do campeonato.

A meu ver precisaremos sobretudo de força, experiência e estratégia tática, além da natural gana de vencer o rival, que deve contaminar a cada atleta. Precisamos vencer e ponto, mas sem afobação e picardia e inteligência.

Nesta linha, analisando a equipe adversária, escancarado que o Ney Franco escala a sua equipe num 3.6.1, com o gringo deles fazendo o pivozão na área e três armadores rápidos (Rafinha, Marcos Aurélio e Renatinho) chegando para as finalizações.

Eles não dispõe de alas ou laterais que exploram velocidade ou linha de fundo pelos flancos, sendo três jogadores de contenção que se aproximam para completarem os rebotes e armar algumas jogadas – Rodrigo Hefner, Leandro Donizete e Marcos Paulo – este último um a mais para se juntar à zaga.

A linha defensiva dos verdes terá também três jogadores fixos, Jeci, Lucas e Demerson, este último o mais rápido e de melhor qualidade de todos eles, que chegam à área para as bolas paradas. Não acredito que escalarão em cima da hora o pesado Pereira. Se fizer isto, o Ney nos favorecerá e temos de explorar.

Feitas estas considerações, penso não ser este o jogo para o Raul que está psicologicamente afetado. Se pouco vem rendendo perante a torcida rubronegra, quiçá renderá hostilizado pela massa alviverde, que bem se recorda ter o atleta saído de suas categorias de base.

Ademais o menino da ala/lateral atleticana não vem produzindo o suficiente pelos lados do campo. E falta ao mesmo a pegada necessária para um jogo decisivo como este.

Na linha de raciocínio, contra o esquema de jogo do adversário, não precisaremos de um ala/lateral de ofício, quanto mais que o nosso da direita não vem produzindo a contento e tampouco o rival não vem com um jogador deste naipe, mas com um armnador pela esquerda.

Um fator surpresa que poderia pegar bem contra os verdes é encaixarmos o que temos de melhor em termos de força e experiência para uma partida destas.

E dispormos de eficiência defensiva e criativa no setor de meia cancha, que vem sendo o grande problema deste ano.

Para tal, recomendaria a escalação do Jean pela ala esquerda, liberando mais o Márcio Azevedo para jogadas de ataque.

Assim, de acordo com minha teoria, a escalação da equipe ideal para domingo ficaria deste jeito:

– Neto, Manoel, Rhodolfo e Chico; Valência, Alan Bahia, Paulo Baier, Márcio Azevedo e Jean; Bruno Mineiro e Javier Toledo.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…