Copa do Brasil ou Paranaense, qual vale a pena investir?
O ridículo torneio da República das Araucárias está chegando ao final.
Ridículo pela fórmula; ridículo pelo favorecimento entre ‘cumpadres’; ridículo pela má qualidade da arbitragem; ridículo pelo descaso com os times do interior do estado; ridículo pela público e renda das partidas que não envolvem o Atlético Paranaense; ridículo pela administração ridícula da FPF…
O Atlético está chegando a uma encruzilhada.
No Paranaense já tem sua cota de televisão de 700 mil reais garantida e qual o prêmio para o Campeão da República das Araucárias? Sabe deus… sei lá… um troféu? A honra lavada? A faixa?
Bem… com certeza uma semana depois de consumado o título… ninguém mais se lembrará o que era mesmo, mas ficará a estatística e a vida continua.
Para nós atleticanos resta uma certeza, a cama está feita para nós no próximo domingo e sei lá se vale a pena entrar na zona de quarentena para assistir a um jogo que com certeza haverá armação para favorecer a um clube.
Zona de quarentena sim, pois nem na época da ditadura militar eu me recordo de ver o que ví na Baixada no dia do último clássico… aquilo parecia estado de sítio… parecia um filme de Costas Gravas… acho que nem a alfâdega americana é tão dura quanto a nossa Guarda Repúblicana das Araucárias.
Mas vá lá! Que seja! Afinal há que se cumprir o regulamento.
No entanto, a questão é outra, aí vamos ao que interessa – e aquí está a segunda ponta da encruzilhada citada – para a terceira fase da Copa do Brasil há uma premiação de 230 mil reais, ou seja, 1/3 de toda quota de tv do Paranaense, mais a grana da bilheteria.
No que vale mais investir… Campeonato Paranaense ou Copa do Brasil?
Negócios são negócios, dinheiro não fede… não tem cheiro… é dinheiro… sempre.
Claro que como torcedor queremos título e quero títulos para o meu clube, mas o negócio está meio cabuloso… esquisito… então meio que são favas contadas…
Assim… vamos ao que interessa: força na Copa do Brasil e que dane o mundo que eu não sou raimundo… se der o Paranaense, ótimo, se não der que se…
Como recordar é viver… vamos recordar que o já campeão brasileiro Guarani de Campinas capengou para não cair para 3 divisão do Paulista. A cota de televisão para Série B é a metade da cota dos times da série A.
Mais ainda, para 2011 a CBF promete cortar o barato das federações e por simetria haverá a entrega da organização do campeonato aos clubes de futebol… portanto, nossos czares da FPF estão com seus dias contadinhos.
Mais ainda, se não tomar toddynho em 2010 para retornar à série A, nosso adversário de domingo não terá muito o que sorrir nos próximos anos… pois a grana da TV se consolida e aí fica por conta do patrocínio da caixa de coleta da novena das quartas…
Então, tenhamos certeza de uma coisa, o ‘diabo sabe fazer a panela, mas não sabe fazer a tampa…’
Com os pés no chão e 25 mil atleticanos no estádio, ainda teremos muito do que sorrir em nosso futuro…