Macaco?
Poderia iniciar o texto falando sobre o jogo e a partida razoável que fizemos, com falhas que aparecem sempre quando um grande vem pela frente, mas, a polêmica causada pelo zagueiro Danilo não me deixa esquecer o fato.
O vídeo no site da ESPN mostra claramente que existiu o ato e que não é invenção, como sugerem os dirigentes do Palmeiras para criar o tal clima de animosidade.
Quanto a isso, podem ter a certeza que o clima foi criado, mas não por invenção, e sim por um tremendo sentimento de revolta que deve fazer parte do sentimento de qualquer um que seja contra o racismo.
Danilo sequer deveria vir a Curitiba na próxima semana pois sua segurança está em cheque. Cheque que ele mesmo, numa jogada boba, criou. Devemos ter vergonha de atitudes como essa e a justiça deve punir exemplarmente em especial um time que já tem entre seus membros, histórcio de racismo!
Não basta mostrar o vídeo para o Brasil todo ver, é preciso uma punição dentro da lei. Danilo, você é uma vergonha nacional e seu futebolzinho se resume a agressões e pontapés ou chingamentos e ofensas que lhe custarão caro ao longo da sua vida.
Como diz Roberto DaMatta, temos no Brasil um preconceito velado, o que torna a punição a esse tipo de atitude quase uma raridade. Quando o sujeito fala aos ventos e isso está gravado em áudio e vídeo, é preciso puni-lo exemplarmente.
Como curiosidade exponho ainda curiosidade sobre a palavra ‘mulato’. A palavra provém de MULO(A) e seus idealizadores imaginavam que tal qual esse animal, provindo da cruza do Burro com a Égua, a raça em questão não deveria se reproduzir. Deveria ser também, estéril. Mais que isso, declaravam que tamanha mistura faria o Brasil se extinguir em 100 anos. Numa clara demonstração de nossas raízes históricas racistas que grande parte das pessoas desconhece, ou , finge não saber.
Saudações rubro-negras e meu respeito a todos aqueles que de alguma forma são menosprezados, excluídos ou diferenciados pela cor, credo, ou ideologia.