O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
21 abr 2010 - 17h54

Racismo!

Gostaria de divulgar à comunidade do ‘Fala, Atleticano’, o ‘e-mail’, encaminhando à Ouvidoria da CBF (miranda.ouvidor@cbf.com.br). Sugiro que todos se manifestem e, aproveito a oportunidade para parabenizar toda a nação atleticana pela iniciativa da ação ‘Caras Pintadas’. Trata-se, realmente, de uma manifestação pacífica contra o preconceito e o racismo. Parabéns!

“Prezado Dr. Miranda,

Um misto de revolta e estarrecimento invadiu-me quando tomei conhecimento da nefasta manifestação promovida pelos integrantes da torcida do Coritiba Foot-Ball Club, ocorrida no último domingo, dia 18, quando do jogo com o Clube Atlético Paranaense. Causo-me, ainda, estranheza, a não repercussão do indignante acontecimento na imprensa paranaense, tendo em vista a relevância do mesmo. O fato foi divulgado e constatado através vídeo e matéria vinculada no Portal Lancenet, que condenou a torcida pelos xingamentos racistas dirigidos a um atleta do Clube Atlético Paranaense.Aliás, o mesmo atleta que houvera sido vítima do mesmo crime de preconceito no jogo do CAP e Palmeiras, em São Paulo.Trata-se de uma manifestação claramente RACISTA que merece punição.O jogador Danilo do Palmeiras foi denunciado e deverá ser julgado; não caberia o mesmo tratamento ao Coritiba por se tratar do mesmo crime? Miremo-nos nos exemplos das diversas punições aplicadas aos clubes europeus quando dessas constatações e, façamos coro à pertinente campanha mundial promovida pela FIFA contra o racismo “Say no to racism” (Diga não ao Racismo). Lembro, Dr.Miranda, que essa mesma torcida é reincidente em barbáries de qualquer natureza; haja visto os acontecimentos ocorridos em 2008, aqui em Florianópolis-SC, terra que convive em paz e harmonia com as diversas raças e etnias, quando do jogo contra o Figueirense, pelo Campeonato Brasileiro, oportunidade em que promoverem um quebra-quebra nas imediações do estádio, destruindo diversos automóveis ali estacionados; ressalte-se que esses fatos também só foram divulgados pela imprensa local, não merecendo qualquer destaque da imprensa do Paraná. Imprensa que se viu obrigada a divulgar o ápice do vandalismo ocorrido no final de 2009, quando no jogo com o Fluminense, assistimos estarrecidos às imagens criminosas de invasão violenta ao gramado, fato, esse, sim, amplamente divulgado pela mídia nacional e brilhantemente julgado pelo STJD da CBF, culminando com a perda de mandos de campo ao infrator. Urge, agora, também uma punição exemplar. Pois essa semente RACISTA que timidamente começa a florescer, precisa ser cortada, eliminada e banida para sempre, sob pena de assistirmos, como um câncer, sua proliferação em todas as praças esportivas do nosso extenso País. Temos a grande oportunidade de oferecer ao Brasil e ao mundo, uma inestimável colaboração e um histórico exemplo de que, também no nosso País o preconceito e o racismo não são absolutamente tolerados. Enfim, Dr. Miranda, confio que o assunto em pauta merecerá uma especial atenção dessa Ouvidoria, tendo em vista a relevância do mesmo e, quiçá, o seu encaminhamento à Procuradoria do STJD, para o devida denúncia!

Saudações !

Paulo de Tarso – Florianópolis-SC”



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…