Cinco jogadores são afastados do Atlético
Os atacantes Patrick e Serna, o zagueiro Vanegas e os laterais Gerônimo e Raul não estão mais nos planos do Atlético para a temporada 2010. Embora o clube nāo tenha se pronunciado oficialmente sobre a lista de dispensas, os cinco jogadores não participaram dos treinos físicos e técnicos de ontem no CT do Caju e provavelmente serão negociados com outras equipes.
Segundo informações extra-oficiais, os colombianos Vanegas e Serna foram dispensados pelo Rubro-Negro. Já Raul, Patrick e Gerônimo foram afastados do grupo principal e vão treinar em separado até conseguirem algum clube interessado por suas contratações.
Além deles, outros jogadores voltaram a compor a equipe de juniores: o atacante Bruno Furlan, o lateral-esquerdo Heracles e o volante Guilherme Batata, reduzindo o elenco atleticano para 27 atletas.
Contratações
Segundo o técnico Leandro Niehues, na despedida atleticana do Campeonato Paranaense 2010, pelo menos quatro atletas devem chegar no clube antes da estreia no Campeonato Brasileiro. Niehues revelou que o perfil de jogadores procurados pelo Atlético é de “atletas consagrados e que vivem um bom momento no futebol”. A afirmação vem de encontro às declarações recentes do presidente atleticano, Marcos Malucelli, que citou as posições mais carentes da equipe principal. “Precisamos de laterais-direitas, meias e mais um atacante. Estamos na expectativa do Alex Mineiro, se ele voltará bem, mas essas são posições carentes, onde listamos uns três ou quatro jogadores que pensamos para reforços”, analisou.
Por enquanto, a torcida aguarda o anúncio oficial da chegada do lateral-direita Wagner Diniz, que ainda está realizando exames médicos para assinar contrato, assim como o zagueiro Leandro, que também deve ser mais um reforço para o Campeonato Brasileiro.
Avaliações
VANEGAS: contratado na virada do ano junto com seu compatriota Jorge Serna, o colombiano Samuel Vanegas estreou pelo Furacão na partida contra o Paraná, ainda no primeiro turno do Paranaense, mas ficou apenas alguns minutos em campo. Na primeira partida como titular, diante do Rio Branco, o colombiano não foi bem e somente mais um jogo, contra o Paranavaí. Depois que Niehues assumiu a equipe atleticana, Vanegas não vinha sendo relacionado sequer para o banco de reservas.
SERNA: o compatriota de Vanegas volta à Colômbia sem balançar as redes. O atacante Serna disputou oito partidas pelo Atlético, sendo que em sete entrou com o jogo já em andamento. Sua última atuação, contra o Paraná Clube, foi no mínimo inusitada. Serna entrou no intervalo da partida no lugar do lesionado Bruno Mineiro, mas ficou apenas 25 minutos em campo, sendo substituído por Netinho. No pouco tempo que permaneceu em campo, o jogador protagonizou um lance que rendeu algumas vaias da torcida atleticana, após pisar na bola em uma boa oportunidade ofensiva.
GERÔNIMO: uma das caras novas no elenco atleticano em 2010, o jogador recebeu a primeira chance de atuar pela equipe principal do Atlético depois de ter sido emprestado para a Ferroviária-SP e para o Olimpi Rustavi da Geórgia. Recebeu a primeira oportunidade no segundo tempo na partida contra o Serrano e entrou em outras partidas, até que ganhou a posição de Raul. Com um futebol de característica defensiva, mas de muito pouco recurso técnico, não caiu nas graças da torcida atleticana. Após a saída do técnico Antonio Lopes, o lateral perdeu espaço no elenco atleticano.
RAUL: um dos jogadores mais badalados após a Copa São de Futebol Juniores de 2009, o jovem lateral não conseguiu se firmar na equipe principal do Atlético. Oscilou bons e maus momentos no ano passado. Começou como titular na temporada na partida contra o Toledo e foi autor do primeiro gol Rubro-Negro em 2010, porém, com um futebol pouco produtivo e que demonstrava uma certa preguiça em alguns momentos, foi gradativamente perdendo espaço no elenco atleticano. Além disso, foi bastante perseguido por boa parte da torcida atleticana, que costumava vaiar o jogador cada vez que tocava na bola.
PATRICK: também titular na equipe atleticana que fez uma bela campanha na Copa São Paulo de 2009, o atacante Patrick foi promovido ao elenco principal durante o Campeonato Brasileiro do ano passado. Jogando como atacante de área, o jogador ganhou algumas chances na equipe titular, mas nunca conseguiu se firmar. Nesta temporada, Patrick fez somente dois gols.