O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
6 maio 2010 - 22h36

O princípios da gestão e o CAP

Longe da idéia de ministrar uma aula sobre gestão, mas como quem trabalha com isso e percebe a cada dia o caminho traçado pelo nosso querido CAP, que já teve há pouco tempo um modelo interessante implementado e que trouxe resultados mensuráveis, não posso me furtar de traçar alguns comentários.

Alguns princípios da boa gestão que ensinamos nos bancos das universidades são:

– Bom processo de comunicação;

– Análise do ambiente para boa tomada de decisão

– Lideranças bem desenvolvidas

– Ouvir todos os envolvidos no processo

– Ter iniciativa

– Ser inovador/empreendedor

– Buscar trabalhar em equipe

– Buscar a eficácia

– Estar atento aos stakeholders

– Ter objetivos bem definidos e estratégias claras para alcançá-los

– Cuidar das pessoas etc.

Poderia enumerar mais alguns, que dependendo da ocasião e do mercado em que atua são importantes, porém, vou me ater a esses para que possamos analisar a atual gestão do CAP.

Atualmente, nosso clube:

-Não tem comunicação, nem interna – quando cada um fala uma coisa, quanto mais externa, pois há algum tempo não temos nada que nos clareie o que está acontecendo, quais são os próximos passos;

– Não conhece o ambiente onde atua, pois contrata, demite, investe equivocadamente, o que demonstra total desconhecimento do mercado do futebol;

– Não tem um líder de destaque, que seja admirado, respeitado ou que inspire confiança. Nosso atual presidente comete muitos erros, faz promessa que não cumpre, fala o que não deve, choraminga demais e, portanto, não é levado a sério.

– Não ouve ninguém, principalmente seu principal patrimônio, sua torcida. Está tão isolada quanto quem eles acusam que a principal falha foi se isolar.

– Não tem iniciativa em nada, há quanto tempo estamos sem patrocínio? A cada dia nos desvalorizamos mais por essa falta de iniciativa.

– Não inovamos me nada, estamos repetindo o mesmo erro há algumas temporadas, repito, os mesmo erros. Vamos inovar, vamos fazer o que é diferente… idéias é o que não faltam.

– Claramente os atuais diretores de nosso clube estão se isolando, estão se cercando de pessoas que não têm a competência necessária para fazerem o que é preciso fazer. Aqui abro um parêntese, qual empresa mantém no cargo um gerente, diretor ou qualquer gestor responsável pelos resultados diretos dessa empresa no cargo? O que esse Sr O.B ainda está fazendo no CAP?

– Definitivamente não estamos trabalhando em equipe… estamos nos matando. Exemplos claros disso é a divisão das torcidas – uma apoiando e outras escrevendo cartas demonstrando sua preocupação com o momento do clube, os próprios jogadores do clube pedindo dizendo que são necessárias a contração de reforços, cancelamento expressivo de planos de associados, etc.

– Fazer boa gestão com dinheiro qualquer um faz, agora fazer boa gestão, com ótimos resultados com recursos escassos, ainda sim é ser eficaz… e infelizmente, o CAP não sabe fazer isso… basta querer aprender, ter a humildade para ver que está errando e que precisa acertar seus rumos.

– Não conhecer os atores do jogo, por isso não consegue dar as cartadas certas, fazer as parcerias que serão proveitosas, fazer boas negociações.

– Não temos objetivos condizentes com nosso clube, estamos enxergando aquém do que podemos e o que é pior não planejamos nada, não temos estratégia para nada. E se temos, não estamos tendo a competência para fazer algo que faz parte do processo da estratégia que é corrigir rumos, acertar o que foi planejado e não deu certo.

– Definitivamente não cuida de suas pessoas: atletas – quando envia meninos á guerra e depois os enforca em praça pública, como se eles fossem os culpados de nossos fracassos, Torcedores – quando não lhes dá nenhuma palavra de consideração sobre promessas feitas e não cumpridas, quando não lhes dá ouvidos, não lhe dá o respeito merecido.

Como dizem meus amigos, sou um otimista costumaz, acredito que ainda há tempo de corrigir alguns erros recentes e fazer alguma coisa boa esse anos, mas o tempo está se exaurindo a cada dia.

Que nossa diretoria abra os olhos, os ouvidos e principalmente seu coração, pois o Clube Atlético Paranaense precisa buscar soluções imediatas.

Que Deus nos ilumine.



Últimas Notícias

Opinião

Oitenta vezes Sicupira

De bicicleta, de voleio, de sem pulo. Driblando pra cá, pra lá ao som da torcida. De direita, de esquerda  e de cabeça. De fora…