7 maio 2010 - 12h43

Vai começar o Brasileiro: conheça os adversários

O Campeonato Brasileiro de Futebol de 2010 vai começar. Até dezembro, serão dezenas de jogos, centenas de gols e incontáveis momentos de emoção. Para que o torcedor atleticano possa acompanhar o desempenho do Furacão na competição, a equipe da Furacao.com elaborou um guia com as principais informações dos adversários do Atlético na competição.

Um dos diferenciais do nosso guia é que ele é voltado para o torcedor atleticano. Por isso, na ficha de cada time nós indicamos os resultados dos confrontos históricos e ainda quais são os jogadores que já vestiram a camisa rubro-negra.

O guia do Campeonato Brasileiro 2010 está disponível no menu da Furacao.com, através do canal “Futebol” e da seção “Campeonatos”. Se você preferir, pode salvar direto nos seus favoritos o seguinte endereço: http://www.furacao.com/futebol/campeonatos/br2010.php.

Participaram da elaboração do Guia os seguintes colaboradores da Furacao.com: André Guenzen, Camila Batista, Gustavo Rolin, Monique Silva, Patricia Bahr e Wellington Carvalho.

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE

Presidente: Valdivino José de Oliveira
Sugestão de site: atleticogoianiense.com.br
Melhor colocação: 23º (1980)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Geninho
Destaques: Róbston (volante) e Márcio (goleiro)
Fique de olho: Juninho (atacante)
Ex-atleticanos: Rodrigo Tíui (atacante), Erandir (volante), Geninho (treinador), André Souto (auxiliar técnico), Ridênio Borges (preparador físico) e Wanderley Filho (treinador de goleiros)
Time base: Márcio; Márcio Gabriel, Jairo, Gilson e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Róbston e Elias; Rodrigo Tiuí e Juninho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Atlético Goianiense disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 27/05 (qui) Atlético x Atlético Goianiense – Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 19/09 (dom) Atlético Goianiense x Atlético – Serra Dourada
Análise: O Dragão, apelido pelo qual a equipe é conhecida, tem uma equipe bastante ajeitada. Não foi à toa que conquistou o título estadual e obteve a classificação para as semifinais da Copa do Brasil. A base do time é a mesma que obteve o acesso no ano passado e, com alguns reforços, não deverá fazer feio na primeira divisão do futebol brasileiro.

CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Presidente: Alexandre Kalil
Sugestão de site: atletico.com.br
Melhor colocação: 1º (1971)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Destaques: Diego Tardelli (atacante) e Fabiano (meia)
Fique de olho: Muriqui (atacante)
Ex-atleticanos: Evandro (meia) e Jataí (volante)
Time base: Aranha; Carlos Alberto, Werley, Jairo Campos e Junior (Leandro); Corrêa, Zé Luiz, Fabiano e Richardinho; Diego Tardelli e Muriqui
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 0 x 4 Atlético Mineiro (Arena); Atlético Mineiro 2 x 1 Atlético (Mineirão)
Data dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 23/05 (dom) Atlético Mineiro x Atlético – Mineirão – RPC/PPV; segundo turno: 15/09 (dom) Atlético x Atlético MG – Arena da Baixada
Análise: O ano de 2010 tem sido um bom ano para o Atlético Mineiro em comparação aos anteriores. O clube venceu o estadual após ficar dois anos sem títulos e, apesar de ter sido eliminado nas quartas de finais da Copa do Brasil, deu trabalho ao Santos. Desde que assumiu o clube, o presidente Alexandre Kalil deu uma nova cara para o futebol da equipe mineira trazendo bons jogadores para o plantel da equipe e o resultado está aparecendo dentro de campo.

AVAÍ FUTEBOL CLUBE

Presidente: João Nilson Zunino
Sugestão de site: avai.com.br
Melhor colocação: 6º lugar (2009)
Estádio: Aderbal Ramos da Silva, Ressacada (Av. Dep. Diomicio Freitas, 1000, Florianópolis)
Técnico: Péricles Chamusca
Destaques: Emerson (zagueiro) e Vandinho (atacante)
Fique de olho: Rodrigo Thiesen (volante), Laércio (atacante) e Leonardo (atacante)
Ex-atleticanos: Roberto (volante)
Time base: Zé Carlos; Rafael, Emerson Nunes e Émerson; Patric, Rodrigo Thiesen, Rudnei, Davi e Uendel; Sávio e Vandinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 3 Avaí (Arena da Baixada); Avaí 2 x 0 Atlético (Ressacada)
Datas dos jogos contra o Atlético: 05/09 (dom) – Avaí x Atlético – Ressacada; 05/12 – Atlético x Avaí – Arena da Baixada.
Análise: O Avaí está passando por uma das melhores fases de sua história. No Brasileirão 2009, o time catarinense ficou em 6º lugar e, em 2010, conquistou o bicampeonato catarinense. O Leão pretende, na continuação da temporada 2010, conseguir uma vaga na Libertadores 2010.

BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS

Presidente: Maurício Assumpção
Sugestão de site: redacaoalvinegra.com.br
Melhor colocação: 1º (1995)
Estádio: Estádio Olímpico João Havelange, Engenhão (R. Arquias Cordeiro, nº 1.100, Engenho de Dentro, Rio de Janeiro – RJ)
Técnico: Joel Santana
Destaques: Sebastián “Loco” Abreu (atacante) e Herrera (atacante)
Fique de olho: Caio (atacante)
Ex-atleticanos: Antonio Carlos (zagueiro), Alessandro (lateral-direita), Jancarlos (lateral-direita), Fahel (volante) e Edno (meia)
Time base: Jefferson; Fahel, Antonio Carlos e Fabio Ferreira; Alessandro, Leandro Guerreiro, Sandro Silva, Renato Cajá e Somália; Herrera e Loco Abreu
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Botafogo 0 x 1 Atlético (Engenhão); Atlético 2 x 0 Botafogo (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: 02/06 (qua) – Atlético x Botafogo – Arena – PPV/SPORTV; 26/09 (dom) – Botafogo x Atlético – Engenhão
Análise: Após alguns anos amargando o vice-campeonato carioca, sempre contra o Flamengo, o Botafogo finalmente deu o troco sobre o rival e sagrou-se campeão de seu estado este ano. O botafoguense acredita principalmente na volta do técnico Joel Santana para poder sonhar com uma boa colocação neste Brasileirão.

CEARÁ SPORTING CLUB

Presidente: Evandro Sá Barreto Leitão
Sugestão de site: soumaisceara.com.br
Melhor colocação: 7º (1985)
Estádio: Estádio Governador Plácido Castelo, Castelão (Av. Alberto Craveiro, s/n – Fortaleza – CE)
Técnico: Paulo César Gusmão
Destaques: Geraldo (meia)
Fique de olho: Erick Flores (meia)
Ex-atleticanos: Geraldo (meia)
Time base: Diego; Diogo, Fabrício, Anderson e Preto; Michel, Tyago Fernandes, João Marcos e Misael; Erick Flores e Geraldo
Análise: O ano do Ceará não começou bem. O “Vovô” perdeu a final do Cearense para o grande rival Fortaleza e viu o rival, que disputa a Série B, conquistar o tetracampeonato estadual. O Ceará espera não fazer feio em seu retorno à elite do futebol nacional, após 16 anos de ausência.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Ceará disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 01/09 (qua) – Atlético x Ceará – Arena – RPC/PPV; 28/11 (dom) Ceará x Atlético – Castelão

SPORT CLUBE CORINTHIANS PAULISTA

Presidente: Andrés Navarro Sanchez
Sugestão de site: corinthians.com.br
Melhor colocação: 1º (1990, 1998, 1999 e 2005)
Estádio: Paulo Machado de Carvalho, Pacaembu (Praça Charles Miller, s/n, São Paulo)
Técnico: Mano Menezes
Destaques: Roberto Carlos (lateral-esquerda) e Ronaldo (atacante)
Fique de olho: Boquita (meia) e Bruno César (meia)
Ex-atleticanos: Paulo André (zagueiro), Morais (meia) e Jorge Henrique (atacante)
Time base: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 0 Corinthians (Arena); Corinthians 1 x 3 Atlético (Pacaembu)
Data dos jogos contra o Atlético: 09/05 (dom) – Corinthians x Atlético – Pacaembu – PPV; 08/09 (qua) – Atlético x Corinthians – Arena
Análise: No ano do centenário, o Corinthians priorizou uma conquista inédita: a Libertadores da América. Por isso, o time foi mal no Paulistão, eliminado ainda na primeira fase, sem conseguir a classificação entre os quatro primeiros para a fase decisiva. As derrotas no Paulistão contrastavam com a excelente campanha no torneio internacional: classificado com a melhor campanha da primeira fase, com cinco vitórias e um empate na primeira fase. Mesmo assim, a equipe acabou sendo eliminada pelo Flamengo e agora deve priorizar uma boa campanha no Brasileirão.

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE

Presidente: José Perrella de Oliveira Costa, vulgo Zezé Perrella
Sugestão de site: cruzeiro.org
Melhor colocação: 1º (2003)
Estádio: Governador Magalhães Pinto, Mineirão (Av. Antônio Abrahão Caram, 1001, Belo Horizonte)
Técnico: Adílson Batista
Destaques: Kléber (atacante)
Fique de olho: Diego Renan (lateral-esquerda) e Henrique (volante)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Fábio; Jonathan, Gil, Leonardo Silva e Diego Renan; Fabrício, Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Kléber e Thiago Ribeiro.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Cruzeiro 0 x 2 Atlético (Mineirão); Atlético 1 x 1 Cruzeiro (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 14/07 (qua) Atlético x Cruzeiro – Arena da Baixada; segundo turno: 03/10 (dom) – Cruzeiro x Atlético – Mineirão
Análise: Mantendo a mesma base do ano de 2009, o Cruzeiro começou 2010 ficando de fora das finais do campeonato estadual, onde poupou jogadores, perdeu quatro partidas e acabou sendo eliminado pelo Ipatinga. Porém, a equipe mineira está priorizando a Libertadores da América, onde participa pela terceira edição consecutiva. Atualmente está com uma das melhores campanhas da competição e garantiu a vaga para as quartas de final do torneio. Apostando no entrosamento da equipe e, principalmente, na velocidade de seus homens de meio e ataque, o time de Adílson Batista entra no Brasileirão 2010 como um dos grandes favoritos ao título.

CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO

Presidente: Patrícia Filler Amorim
Sugestão de site: flamengorj.com.br
Melhor colocação: 1º (1980, 1982, 1983, 1992 e 2009)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Rogério Lourenço
Destaques: Adriano e Vágner Love (atacantes)
Fique de olho: David (zagueiro), Vinícius Pacheco (meia) e Bruno Mezenga (atacante)
Ex-atleticanos: Kleberson (volante)
Time base: Bruno; Léo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Rômulo, Maldonado, Willians e Michael; Vágner Love e Adriano.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Flamengo 2 x 1 Atlético (Maracanã); Atlético 0 x 0 Flamengo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 22/08 (dom) Atlético x Flamengo – Arena da Baixada; segundo turno: 07/11 (dom) Flamengo x Atlético – Maracanã
Análise: Após a perda do título carioca para o Botafogo, o Flamengo chega para o Brasileiro com o status de pentacampeão nacional. Além disso, a equipe está classificada para as quartas-de-final da Libertadores, onde desclassificou o Corinthians.

FLUMINENSE FOOTBALL CLUB

Presidente: Roberto Horcades Figueira
Sugestão de site: canalfluminense.com.br
Melhor colocação: 1º (1984)
Estádio: Mário Filho, Maracanã (Avenida Eurico Rabelo, s/n, Rio de Janeiro)
Técnico: Muricy Ramalho
Destaques: Conca (meia) e Fred (atacante)
Fique de olho: Alan (atacante) e Wellington Silva (atacante)
Ex-atleticanos: nenhum
Time base: Rafael; Gum, Leandro Euzébio e Cássio; Mariano, Diguinho, Everton, Conca e Marquinho; Fred e Alan
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 1 x 0 Fluminense (Café); Fluminense 2 x 1 Atlético (Maracanã)
Datas dos jogos contra o Atlético: 31/07 (sáb) Fluminense x Atlético – Maracan㠖 Sportv/PPV; 24/10 (dom) – Atlético x Fluminense – Arena
Análise: Após o milagre do não-rebaixamento em 2009, o Fluminense parece ter perdido o embalo. Mesmo com algumas boas contratações, como a do lateral Júlio César, destaque pelo Goiás na temporada passada, o Tricolor fez feio tanto no estadual como na Copa do Brasil. Agora tem o Brasileirão como única competição pelo restante da temporada e aposta no comando o recém-contratado Muricy Ramalho, campeão brasileiro entre 2006 e 2008, para tentar salvar a temporada do time das Laranjeiras.

GOIÁS ESPORTE CLUBE

Presidente: Syd de Oliveira Reis
Sugestão de site: esmeraldino.com
Melhor colocação: 3º (2005)
Estádio: Serra Dourada (Jardim Goiás, s/n, Goiânia)
Técnico: Emerson Leão
Destaques: Harlei (goleiro) e Rafael Moura (atacante)
Fique de olho: Douglas (lateral) e Rithelly (volante)
Ex-atleticanos: Emerson Leão (técnico), Marcão (zagueiro) e Rafael Moura (atacante)
Time base: Harlei; Douglas, Rafael Tolói, Ernando e Jadilson; Túlio, Rithelly e Romerito; Rafael Moura, Felipe e Everton Santos
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Goiás 3 x 0 Atlético (Serra Dourada); Atlético 2 x 0 Goiás (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 25/07 (dom) Goiás x Atlético – Serra Dourada; segundo turno: 17/10 Atlético x Goiás (dom) – Arena da Baixada
Análise: O Goiás começou mal a temporada 2010, sendo eliminado do Campeonato Goiano e da Copa do Brasil, mas chega esperançoso para o Campeonato Brasileiro deste ano, principalmente após a chegada do técnico Leão, que terá a missão de enfrentar o receio e a desconfiança dos goianos. Além disso, mudanças internas no clube com o provável fim da hegemonia da família Pinheiro (considerada o “câncer” do clube) também animam os torcedores. Neste ano, a equipe esmeraldina terá a companhia do Atlético-GO para representar a região Centro-Oeste na elite do futebol brasileiro, porém, nunca foi campeão desta competição.

GRÊMIO PRUDENTE FUTEBOL LTDA

Presidente: Marco Antônio Monteiro de Almeida
Sugestão de site: gremiopp.com.br
Melhor colocação: 11º (2009)
Estádio: Municipal Eduardo José Farah, Prudentão (Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, s/nº, Presidente Prudente)
Técnico: Toninho Cecílio
Destaques: Márcio (goleiro) e Tadeu (atacante)
Fique de olho: Wesley (meia) e Flavinho (atacante)
Ex-atleticanos: David (meia)
Time base: Márcio; Paulão, Leonardo e Diego; Paulo César, Anderson, Marcelo Oliveira, Wesley e Jefferson; Tadeu e Flavinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 3 x 0 Barueri (Arena); Barueri 0 x 0 Atlético (Prudentão)
Datas dos jogos contra o Atlético: 25/08 (qua) – Grêmio Prudente x Atlético – Prudentão – PPV; 14/11 (dom) – Atlético x Grêmio Prudente – Arena
Análise: Ex-Barueri, o time mudou de nome e de cidade em 2010. O agora Grêmio Prudente chegou até a fase semifinal do Paulistão deste ano, sendo eliminado pelo Santo André. O time foi comandado no estadual pelo experiente meia Marcos Assunção, que acertou com o Palmeiras para o restante da temporada. O Grêmio deverá manter a base do Paulistão e usará sua nova casa, o Prudentão, para surpreender em seu segundo ano na elite do futebol nacional.

GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

Presidente: Fernando Antônio Kroeff, vulgo Duda Kroeff
Sugestão de site: gremio.net
Melhor colocação: 1º (1981 e 1996)
Estádio: Olímpico Monumental (Largo Patrono Fernando Kroeff 1, Porto Alegre)
Técnico: Silas
Destaques: Jonas (atacante) e Victor (goleiro)
Fique de olho: Mário Fernandes (zagueiro) e Neuton (lateral-direita)
Ex-atleticanos: Hugo (meia)
Time base: Victor; Edílson (Neuton), Mário Fernandes, Rafael Marques e Fábio Santos; William Magrão, Adílson, Hugo (Souza) e Douglas; Jonas e Borges
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Grêmio 4 x 1 Atlético (Olímpico), Atlético 0 x 0 Grêmio (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 29/08 (dom) Arena da Baixada – PPV; segundo turno: 021/11(dom) – Arena da Baixada.
Análise: O Grêmio fez algumas mudanças em 2010, a começar pela comissão técnica. Primeiro trouxe o treinador Silas, e depois o coordenador físico Paulo Paixão. Além disso, contratou jogadores como Hugo e Borges, ambos ex São Paulo e Douglas, ex-Corinthians. Entretanto, o clima de cobranças no início do ano foi muito forte por parte da imprensa gaúcha, e o técnico Silas alvo de críticas. A equipe foi se encontrando e conquistou o título estadual em cima do Rival Inter. Também faz uma excelente Copa do Brasil, e está nas semifinais da competição. Chega muito forte para o Brasileirão.

GUARANI FUTEBOL CLUBE

Presidente: Leonel Almeida Martins de Oliveira
Sugestão de site: planetaguarani.com.br
Melhor colocação: 1º (1978)
Estádio: Brinco de Ouro da Princesa (Av. Imperatriz Tereza Cristina, 11 – Campinas)
Técnico: Vagner Mancini
Destaques: Fabão (zagueiro) e Baiano (lateral-direita)
Fique de olho: Mazola (atacante)
Ex-atleticanos: Fabiano (lateral-esquerda) e Moreno (lateral-esquerda)
Time base: Juliano; Baiano, Fabão, Cássio e Fabiano; Fabinho, Maycon, Preto e Walter Minhoca; Roger e Mazola.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Guarani disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 16/05 (dom) – Atlético x Guarani – Arena – PPV; 12/09 (dom) Guarani x Atlético – Brinco de Ouro
Análise: Depois de uma ótima campanha na Série B do ano passado, o Guarani viveu momentos difíceis neste início de temporada 2010. Disputando a Série A2 do Campeonato Paulista, o Bugre escapou do rebaixamento para a terceira divisão do Estadual apenas na última rodada, o que trouxe preocupação quanto à participação do time em seu retorno à elite do futebol nacional depois de seis anos. Na Copa do Brasil, foi eliminado após uma humilhante derrota para o Santos por 8 a 1 no primeiro jogo – antes, havia eliminado o Araguaína e o Fortaleza, nos pênaltis. Para a disputa do Brasileiro, a diretoria campineira foi às compras e já anunciou um pacote com onze reforços para o Bugre.

SPORT CLUB INTERNACIONAL

Presidente: Vitório Carlos Costi Píffero
Sugestão de site: scinternacional.net
Melhor colocação: 1º (1975, 1976 e 1979)
Estádio: José Pinheiro Borda, Beira-Rio (Av. Padre Cacique, 891)
Técnico: Jorge Fossati
Destaques: D’Alessandro (meia) e Guiñazu (volante)
Fique de olho: Walter (atacante)
Ex-atleticanos: Nei (lateral-direita), Glaydson (volante), Ronaldo (zagueiro) e Kléber Pereira (atacante)
Time base: Pato Abbondanzieri; Nei, Sorondo, Bolívar e Kléber; Guiñazu, Sandro, Andrezinho e D’Alessandro; Alecsandro e Walter.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 3 x 2 Internacional (Arena), Internacional 1 x 1 Atlético (Beira-Rio)
Datas dos jogos contra o Atlético: primeiro turno: 30/05 (dom) Beira-Rio; segundo turno: 22/09 (qua) – Arena da Baixada.
Análise: O Internacional teve poucas mudanças no elenco para disputar mais uma edição do Campeonato Brasileiro. Começou bem o Gaúcho, vencendo um Grenal, mas depois o que se viu foi um time com irregularidade em todos os campeonatos, em parte, por ter jogado muitos jogos com time misto/reserva. Porém, a exemplo de outros times brasileiros como Cruzeiro, Flamengo e São Paulo, o Colorado também garantiu vaga para as quartas de final da Libertadores da América e também quer fazer bonito no campeonato nacional.

SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS

Presidente: Luiz Gonzaga de Mello Belluzzo
Sugestão de site: palmeiras.com.br
Melhor colocação: 1º (1972, 1973, 1993 e 1994)
Estádio: Palestra Itália, Parque Antarctica (Rua Tiruassu, nº 1.100, São Paulo – SP)
Técnico: Antonio Carlos Zago
Destaques: Marcos (goleiro) e Cleiton Xavier (meia)
Fique de olho: Paulo Henrique (atacante)
Ex-atleticanos: Danilo (zagueiro)
Time base: Marcos; Vitor, Danilo, Léo e Armero; Pierre, Edinho, Márcio Araújo e Cleiton Xavier; Diego Souza e Robert.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 2 x 2 Palmeiras (Arena); Palmeiras 2 x 1 Atlético (Parque Antarctica)
Data dos jogos contra o Atlético: 14/08 (dom) – Palmeiras x Atlético – Parque Antarctica – PPV; 03/11 (qua) Atlético x Palmeiras – Arena
Análise: O Brasileiro pode ser a oportunidade de o Palmeiras salvar o ano de 2010, que tem sido frustrante para o alviverde paulista. O Verdão amargou o 11º lugar no Paulistão e a eliminação da Copa do Brasil pelo Atlético-GO neste primeiro semestre. O cargo do técnico Antonio Carlos está ameaçado e Diego Souza, que já foi a grande estrela do time, é contestado pela torcida e pode ser negociado pelo Palmeiras antes mesmo do início do campeonato.

SANTOS FUTEBOL CLUBE

Presidente: Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro
Sugestão de site: santistaroxo.com.br
Melhor colocação: 1º (2002 e 2004)
Estádio: Urbano Caldeira, Vila Belmiro (Rua Princesa Isabel, 77, Santos)
Técnico: Dorival Junior
Destaques: Paulo Henrique Ganso (meia), Neymar (atacante) e Robinho (atacante)
Fique de olho: André (atacante) e Allan Patrick (meia)
Ex-atleticanos: Durval (zagueiro), Alex Sandro (lateral-esquerda), Rodriguinho (meia) e Wesley (meia)
Time base: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Robinho
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Santos 1 x 0 Atlético (Vila Belmiro); Atlético 1 x 1 Santos (Arena)
Data dos jogos contra o Atlético: 21/07 (qua) – Atlético x Santos – Arena – RPC/PPV; 10/10 (dom) Santos x Atlético – Vila Belmiro
Análise: O Santos foi o time sensação neste início de ano no futebol brasileiro. Comandado ofensivamente pelo trio Paulo Henrique Ganso, Neymar e Robinho, o time deu espetáculo e ganhou fama pelos belos gols e pela irreverência que atua em campo. Com um futebol bem jogado e que vem cativando apreciadores do bom futebol, o time tem revivido a fama com uma nova geração de “meninos da Vila”, que este ano já conquistou o Campeonato Paulista.

SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

Presidente: Juvenal Juvêncio
Sugestão de site: spfc.com.br
Melhor colocação: 1º (1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008)
Estádio: Cícero Pompeu de Toledo, Morumbi (Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1, São Paulo)
Técnico: Ricardo Gomes
Destaques: Rogério Ceni (goleiro) e Hernanes (meia)
Fique de olho: Fernandinho (atacante) e Henrique (atacante)
Ex-atleticanos: Dagoberto (atacante), Rodrigo Souto (volante) e Washington (atacante)
Time base: Rogério Ceni; Cicinho, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Rodrigo Souto, Cléber Santana, Hernanes e Jorge Wagner; Dagoberto e Washington.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: São Paulo 2 x 2 Atlético (Morumbi); Atlético 1 x 0 São Paulo (Arena)
Datas dos jogos contra o Atlético: 07/08 (sáb) Atlético x São Paulo – Arena; 31/10 (dom) São Paulo x Atlético – Morumbi
Análise: Apesar da eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista pelo rival Santos, o São Paulo começa o Brasileirão 2010 como forte candidato ao título. Além do heptacampeonato brasileiro, o tricolor paulista tem como maior objetivo o título da Libertadores 2010.

CLUBE DE REGATAS VASCO DA GAMA

Presidente: Carlos Roberto de Oliveira, vulgo Roberto Dinamite
Sugestão de site: netvasco.com.br
Melhor colocação: 1º (1974, 1989, 1997 e 2000)
Estádio: São Januário (Rua General Almério de Moura, nº 131, Rio de Janeiro – RJ)
Técnico: Gaúcho
Destaques: Carlos Alberto (meia) e Dodô (atacante)
Fique de olho: Philippe Coutinho (meia) e Rafael Coelho (atacante)
Ex-atleticanos: Caíque (meia)
Time base: Fernando Prass; Elder Granja, Thiago Martinelli, Titi e Ramon; Nilton, Souza, Léo Gago e Philippe Coutinho, Carlos Alberto e Elton.
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: não houve confronto, o Vasco disputou a Série B
Data dos jogos contra o Atlético: 17/07 (qua) – Vasco x Atlético – São Januário – PPV; 06/10 (qua) Atlético x Vasco – Arena
Análise: O começo do ano do Vasco não foi muito promissor. O alvinegro viu o Botafogo se sagrar campeão carioca e foi eliminado pelo Vitória nas quartas-de-final da Copa do Brasil. O técnico Gaúcho porém continua prestigiado pelo presidente Roberto Dinamite e tenta realizar uma boa campanha no Brasileirão deste ano, em seu retorno à primeira divisão.

ESPORTE CLUBE VITÓRIA

Presidente: Alexi Portela Júnior
Sugestão de site: canalecvitoria.com.br e leaodabarra.com.br
Melhor colocação: 2º (1993)
Estádio: Manoel Barradas, Barradão (Av. Artêmio Valente, s/n, Salvador)
Técnico: Ricardo Silva
Destaques: Viáfara (goleiro) e Ramon (meia)
Fique de olho: Júnior (atacante)
Ex-atleticanos: Viáfara (goleiro), Vinicius (goleiro), Fernando (volante), Vânderson (volante) e Ramon (meia)
Time base: Viáfara; Marcos Pimentel, Vilson, Anderson Martins e Egídio; Vânderson, Bida, Renato, Elkeson e Ramon; Júnior
Confrontos contra o Atlético
No Brasileirão 2009: Atlético 0 x 2 Vitória (Arena); Vitória 2 x 1 Atlético (Barradão)
Datas dos jogos contra o Atlético: 05/06 (sáb) – Vitória x Atlético – Barradão – PPV; 29/09 (qua) – Atlético x Vitória – Arena
Análise: Tetracampeão baiano em cima do rival Bahia, que está na fila desde 2001 e disputando a série B, o Vitória tenta fazer bonito no cenário nacional. A equipe rubro-negra está na semifinal da Copa do Brasil e sonhando com Libertadores. Porém, poderá perder alguns pontos preciosos no começo do Brasileirão por priorizar a outra competição da CBF, que talvez façam falta no fim do ano.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…