Fórmula do retorno as vitórias (leia isso, Niehues)
Analisando o elenco do Furacão, não há porque o time estar jogando tão mal nos últimos jogos. Pensei, pensei, pensei mais ainda, e descobri alguns fatores, principalmente vinculados a parte tática do time e que jogadores o treinador vem escalando, e cheguei a algumas conclusões:
Não sei se vocês lembram, mas o Atlético no campeonato paranaense meteu 3 goleadas seguidas, jogando bonito, empolgando o torcedor. A seguir, a escalação do time contra o Cascavel, quando ganhou de 5 a 0. Até o Raul marcou gol. ATLÉTICO: Neto; Raul, Manoel, Rhodolfo, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Netinho e Paulo Baier; Bruno Mineiro e Javier Toledo. Nota-se que o Furacão jogou com 3 zagueiros, 2 alas, 1 volante, 2 meias e 2 atacantes.
Sabe qual a principal diferença do time que vem jogando atualmente? Do time que levou um passeio do Coxa sob o comando de Lopes e depois Leandro? Do time que não vence a 6 jogos? 2 meias! Se o time já tem 3 zagueiros, pra que 2 volantes? Pode até deixar 2 volantes, mas que pelo menos 1 tenha técnica. O Atlético vem sendo escalado de forma muito defensiva. A última declaração do Leandro dizendo que o Furacão jogou no 4-3-3 foi uma piada. Bruno Costa de lateral-esquerda. Piada. Aliás, Bruno Costa como jogador de futebol é uma piada. Time perdido em campo. Enfim, Leandro achou o time ideal e de repente, não sei o que que deu na cabeça dele e pirou de vez.
O que quero enfatizar foi a estratégia usada nesses jogos que o Furacão goleou, e simplesmente foi abandonada porque após esses jogos enfrentamos o Paraná, aí o treinador resolveu fortalecer a marcação e de lá pra cá vem jogando com 3 zagueiros e 2 volantes. Aí está o erro. Não tem que inventar, joga no 3-5-2, temos dois alas decentes, o Marcio Azevedo é craque, vai sair do Atlético e jogar num time de SP ou Europa. Na outra ala, agora temos Wagner Diniz que dá de 10 a 0 no Raul. É só escalar o time certinho que não tem erro. Outra coisa, Bruno Costa não serve nem de reserva pelo amor dos meus filhinhos. O Chico pode até jogar de volante, mas o Atlético precisa dele hoje jogando na zaga, pois não temos zagueiros à sua altura. Apesar de muitos criticarem o Chico, ele deixa Bruno Costa no chinelo.
Resumindo, o Atlético do futebol bonito, das vitórias, é aquele que joga certinho, sem inventar, com 2 meias, o Atlético que o povo quer vem escalado no 3-5-2:
Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Netinho e Paulo Baier; Bruno Mineiro e Javier Toledo.
Você que está lendo esta coluna pode discordar de um ou outro jogador, mas o trio de zagueiros titulares devem ser estes três citados, com o Leandro sendo o primeiro reserva. Nas alas, estes dois jogadores irão reinar absolutamente. Valencia ou Alan Bahia de volante, prefiro o Valencia por ser mais marcador. E agora o segredo: dois meias. Netinho vem jogando bem, merece ser titular ao lado de Paulo Baier. Agora que temos o Branquinho, dá pra por ele jogando no lugar do Netinho ou segundo atacante. E finalizando, o ataque. Problema sério do furacão, mas que deu certo quando Pepe e Bruno Mineiro jogaram juntos. Bruno Mineiro deve ser titular do time, jogando como centro avante mesmo. O segundo atacante deixo a critério do treinador, temos várias opções, mas o principal é a forma de jogar. Temos que jogar com dois meias e dois atacantes.
Por favor, Leandro, arme o time do jeito que você já fez no passado. Caso contrário, tenho certeza que você vai se divertir pra caramba assistindo a copa com muito tempo livre ao lado da sua família.