O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
18 maio 2010 - 12h27

Fórmula do retorno as vitórias (leia isso, Niehues)

Analisando o elenco do Furacão, não há porque o time estar jogando tão mal nos últimos jogos. Pensei, pensei, pensei mais ainda, e descobri alguns fatores, principalmente vinculados a parte tática do time e que jogadores o treinador vem escalando, e cheguei a algumas conclusões:

Não sei se vocês lembram, mas o Atlético no campeonato paranaense meteu 3 goleadas seguidas, jogando bonito, empolgando o torcedor. A seguir, a escalação do time contra o Cascavel, quando ganhou de 5 a 0. Até o Raul marcou gol. ATLÉTICO: Neto; Raul, Manoel, Rhodolfo, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Netinho e Paulo Baier; Bruno Mineiro e Javier Toledo. Nota-se que o Furacão jogou com 3 zagueiros, 2 alas, 1 volante, 2 meias e 2 atacantes.

Sabe qual a principal diferença do time que vem jogando atualmente? Do time que levou um passeio do Coxa sob o comando de Lopes e depois Leandro? Do time que não vence a 6 jogos? 2 meias! Se o time já tem 3 zagueiros, pra que 2 volantes? Pode até deixar 2 volantes, mas que pelo menos 1 tenha técnica. O Atlético vem sendo escalado de forma muito defensiva. A última declaração do Leandro dizendo que o Furacão jogou no 4-3-3 foi uma piada. Bruno Costa de lateral-esquerda. Piada. Aliás, Bruno Costa como jogador de futebol é uma piada. Time perdido em campo. Enfim, Leandro achou o time ideal e de repente, não sei o que que deu na cabeça dele e pirou de vez.

O que quero enfatizar foi a estratégia usada nesses jogos que o Furacão goleou, e simplesmente foi abandonada porque após esses jogos enfrentamos o Paraná, aí o treinador resolveu fortalecer a marcação e de lá pra cá vem jogando com 3 zagueiros e 2 volantes. Aí está o erro. Não tem que inventar, joga no 3-5-2, temos dois alas decentes, o Marcio Azevedo é craque, vai sair do Atlético e jogar num time de SP ou Europa. Na outra ala, agora temos Wagner Diniz que dá de 10 a 0 no Raul. É só escalar o time certinho que não tem erro. Outra coisa, Bruno Costa não serve nem de reserva pelo amor dos meus filhinhos. O Chico pode até jogar de volante, mas o Atlético precisa dele hoje jogando na zaga, pois não temos zagueiros à sua altura. Apesar de muitos criticarem o Chico, ele deixa Bruno Costa no chinelo.

Resumindo, o Atlético do futebol bonito, das vitórias, é aquele que joga certinho, sem inventar, com 2 meias, o Atlético que o povo quer vem escalado no 3-5-2:
Neto; Wagner Diniz, Manoel, Rhodolfo, Chico e Márcio Azevedo; Valencia, Netinho e Paulo Baier; Bruno Mineiro e Javier Toledo.

Você que está lendo esta coluna pode discordar de um ou outro jogador, mas o trio de zagueiros titulares devem ser estes três citados, com o Leandro sendo o primeiro reserva. Nas alas, estes dois jogadores irão reinar absolutamente. Valencia ou Alan Bahia de volante, prefiro o Valencia por ser mais marcador. E agora o segredo: dois meias. Netinho vem jogando bem, merece ser titular ao lado de Paulo Baier. Agora que temos o Branquinho, dá pra por ele jogando no lugar do Netinho ou segundo atacante. E finalizando, o ataque. Problema sério do furacão, mas que deu certo quando Pepe e Bruno Mineiro jogaram juntos. Bruno Mineiro deve ser titular do time, jogando como centro avante mesmo. O segundo atacante deixo a critério do treinador, temos várias opções, mas o principal é a forma de jogar. Temos que jogar com dois meias e dois atacantes.

Por favor, Leandro, arme o time do jeito que você já fez no passado. Caso contrário, tenho certeza que você vai se divertir pra caramba assistindo a copa com muito tempo livre ao lado da sua família.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…