Inacreditável
Sou curitibano, atleticano, moro em Curitiba, mas estou num projeto no Rio de Janeiro.
Divulguei ontem para os colegas daqui do trabalho a matéria com fotos do CT do Caju. Isso acabou gerando uma polêmica muito grande entre urubuzada, pós-de-arroz e cia que aqui trabalham.
Muitos usaram a palavra INACREDITÁVEL para descrever o sentimento perante aquelas lindas fotos em padrão vermelho. Quando se vai comentar sobre um outro time, procura-se logo os defeitos e os exacerba, mas o CT do Caju é algo que não tem comparação, muitos ‘grandes’ nem tem um CT próprio.
Porém, depois das várias excelentes campanhas atleticanas entre 1995 e 2005, culminando em equipes medíocres nos últimos quatro anos, a mesma palavra foi usada pelos cariocas em outras frases:
É INACREDITÁVEL que com um CT destes o Atlético esteja durante os últimos anos lutando por tão pouco.
É INACREDITÁVEL que o Atlético nunca tenha formado uma equipe de piás-padrão-Santos…
Com um CT deste, deveríamos formar uma equipe de jovens talentos frequentemente, deveríamos já ter tido um Messi, que tem um passe que é mais caro que o projeto da copa em Curitiba.
É INACREDITÁVEL que com um CT destes, o Atlético invista em buscar colombianos meia boca ou velhos que recebem mais de um milhão de reais por ano, para ficar encostados.
É muito simples entender e discordar deste sistema: existe uma máquina que é top de linha, power plus 5.0. Porém, ela quase não fabrica produtos (que são a razão de sua existência) e os que já fabricou são de qualidade questionável. Então, de que adianta ter e manter a máquina? Não quero me desfazer da nossa máquina, mas os produtos produzidos por ela têm que ser em quantidade e qualidade compatíveis com seu potencial.
Já está na hora de dar resultado. A diretoria tem que dedicar alguns milhões, destes milhões anuais de lucro para as equipes base. Tem-se que criar uma diretoria específica para os assuntos da base, ou criar uma gerência mais eficiente e eficaz. É bom ter franquias por toda Curitiba e pelo Brasil, mas isso é bom para outros propósitos. O Atlético tem que dedicar muito mais a formação de um centro de excelência que seja um centro de excelência na prática.
Senhores conselheiros, senhores diretores. Por que é tão difícil fazer isso? Vocês investem mais na formação de jogadores e a cada ano, teremos mais e mais talentos. Pensem: comprando as sobras do mercado da bola, poderemos conquistar novamente o brasileirão? Ainda assim, pegando um menino de 8/ 10 anos, poderemos em 6 anos ter um jogador profissional talentoso valendo milhões.
Senhores sócios com poder de voto, o poder de mudar ou continuar na mesmice, está em suas mãos!
Exigente torcida rubro-negra que não tem memória fraca, a hora da virada é agora. Se montar um time competitivo com estrelas é difícil e caro, vamos buscar uma alternativa, que a médio prazo acaba sendo um grande case de lucro.
Chega de ter mais torcida e/ou melhor estrutura que Goiás, Internacional, Grêmio, Galo, Cruzeiro… e sempre lá da 14ª posição vê-los todos os anos disputando a Copa do Brasil, o brasileirão, a libertadores.
Vamos pregar esta idéia: um INACREDITÁVEL CT, tem que formar INACREDITÁVEIS equipes. Mais dinheiro para a base!