O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
23 maio 2010 - 10h57

Atleticano. Na alegria e na tristeza.

Tenho 58 anos de idade e torço para o Atlético Paranaense deste 1957 – há 53 anos, portanto.

Vivi, como atleticano, momentos de imensas alegrias, assim como de enormes tristezas, mas nada, nunca, nada abalou minha paixão e o meu amor pelo Atlético.

Vivi, por dois períodos de 12 anos, um Atlético que não conquistou nada – só perdia (pior, perdia para os coxas).

Mas nunca deixei de amar o meu time do coração.

Vivemos enormes financeiras e técnicas nestes meus 53 anos de torcedor ferrenho do nosso Altético (vou a todos os jogos… só não vou se estiver hospitalizado ou viajando).

Vivemos momentos de penúria. Joguei nos juvenis (de 68 a 71) e nosso vestiário, no velho Joaquim Américo tinha chão de cimento, dois bancos, ganchos ou pregos na parede e dois canos de água fria como chuveiros…

Vivemos momentos de nem termos nosso estádio em condições de uso, sendo obrigados a jogar na porcaria do Pinheirão ou no chiqueiro dos coxas.

Vivemos momentos de atrasos de salários de até 6 meses para os nossos jogadores.

Vivemos, desde 1924, momentos ruins e momentos de extrema felicidade.

Nos momentos ruins, jamais admiti vaiar meu time do coração, e não consigo acreditar que um atleticano de verdade vibre com gols dos adversários ou cane, como já fizeram ‘o meu time é uma bosta’.

Os que assim procedem, na verdade, não são atleticanos. Não se doam de inteiro coração à nossa paixão rubro-negra. São egoístas, egocêntricos. Só visam a si mesmos, não ao Atlético.

Vejo críticas ao novo patrocinador, dos mesmo que reclamavam que não havia patrocinador algum.

Vejo críticasá diretoria, dos mesmos que antes a elogiavam.

Veja críticas ao elenco, dos mesmos que já aplaudiram aos nossos jogadores.

Não existe time perfeito e imbatível. E este nosso time atual – acredito piamente = ainda vai nos proporcionar muitas alegrias.

E se não proporcionar? Ora, vencer, perder e empatar fazem parte do jogo e só um time será campeão a cada campeonato.

Nenhum times conseguiu ser campeão sempre e vencer todos as partidas. Há algum? Mesmo o encantandor Santos de hoje dia em dia anda apanhando de adversários mais fracos do que ele.

Futebol é assim: vencer, empatar, perder.

E ser torcedor é amar seu time de coração, na vitória, no empate e na derrota.

É grandioso saber perder e saber perdoar. É odioso só criticar, com base num interesse pessoal.

Claro que queremos, todos, ganhar todas, jogando o fino da bola. Mas isso não vai acontecer nunca.

Por isso, peço a todos os atleticanos mais e mais apoio ao nosso time e ao nosso clube, amando o nosso Atlético de todo o coração, na alegria e na tristeza. Para todo o sempre.

Nossa força está na união e na paixão. Jamais na revolta, na vaia, na ameaça, no xingamento e no egoísmo do interesse pessoal.

Nosso Atlético tem que ser maior do que cada um de nós. Juntos, faremos a diferença por um Atlético cada vez melhor.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…