Rosilete enfrenta argentina no Estádio do Pinhão
A Campeã Mundial de Boxe Rosilete dos Santos, 34 anos, faz a 25ª luta da sua carreira profissional neste domingo, às 15h30, no Estádio do Pinhão, em São José dos Pinhais. A paranaense, torcedora do Atlético, enfrenta a argentina Lorena Paola de Melo, 19 anos. O combate é uma das atrações da 12ª Festa do Pinhão.
Campeã pela Comissão Mundial de Boxe (CMB) desde 2008, Rosilete espera disputar ainda em 2010 o título mundial da principal entidade de boxe do planeta, a Associação Mundial de Boxe (AMB). A luta seria em 28 de maio, contra a dona do cinturão, a italiana Emanuela Pantani, em Grosseto, na Itália. No entanto, o duelo foi adiado. Ainda não há nova data.
Rosilete disputou uma vez o cinturão da AMB, no entanto, era o título interino. A luta foi contra a argentina Carolina Marcela Gutierrez Gaite, em outubro de 2008, em Córdoba, na Argentina. A brasileira perdeu por decisão dos jurados, após dez rounds equilibrados.
Rosilete lutou uma vez na Europa. Em maio de 2008, enfrentou Alesia Graf, em Stuttgart, na Alemanha. A bielo-russa colocou em jogo os títulos da União Global de Boxe e da Federação Internacional de Boxe Feminino. A paranaense perdeu no quinto round por nocaute técnico (decisão do juiz).
No total, Rosilete tem 24 lutas como boxeadora profissional, com 20 vitórias e quatro derrotas. Ela está em 12º lugar no ranking mundial e em 1º lugar no ranking nacional do Boxrec.
A adversária de domingo, Lorena de Melo, tem sete lutas no Boxrec três vitórias e quatro derrotas.
Para acompanhar a luta e os demais confrontos preliminares, em São José dos Pinhais, os ingressos antecipados custam R$ 6 (vale também como entrada na festa) e podem ser adquiridos nas Livrarias Curitiba e na Apae de São José dos Pinhais. No dia, os ingressos serão vendidos a R$ 12 no estádio. A renda será revertida em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.
Rosilete dos Santos
Nome: Rosilete Santos
Idade: 34 anos
Currículo amador: estreou em 2001 e fez 16 lutas (14 vitórias, 1 empate e 1
derrota) pela categoria até 54 kg
Currículo profissional: estreou em 2003 e fez 24 lutas (20 vitórias e 4 derrotas)
Ranking: é a 12ª colocada no ranking mundial do Boxrec (www.boxrec.com)
Título: campeã mundial pela CMB desde 2008
Patrocinadores: Hospital IPO, Hospital Cardiológico Costantini, Shopping São José, Kompatscher & CIA, Ca$h Car Veículos e Restaurante Peixinho
Apoio: Atlético Paranaense