23 jun 2010 - 23h40

“Garota Furacao.com e a Copa”, por Zé Beto

Garota Furacao.com e a Copa
por Zé Beto *

Copa do Mundo brilha no imaginário como este sorriso, como estas estrelas azuis pintadas no corpo jovem da Pamela Abreu. Espera-se quatro anos para entrar num transe que não precisa explicação.

Tudo começou quando a primeira bola rolou, quando o primeiro drible aconteceu e quando inventaram o gol. Depois veio o Brasil para incorporar a ginga do samba e da capoeira desde que Charles Miller trouxe duas pelotas de capotão usadas no final do século antepassado. E ela rolou tão redonda, que faz parte do nosso DNA. Os deuses então olharam a raça que é mistura de raças e nos presentearam com um Rei, Pelé, único, acima de todos, e vários gênios e craques a desfilar em seus times e a se encontrar na seleção para vestir primeiro a camisa branca, depois a amarela e azul, como esta menina da foto, para brilhar nos nossos olhos e corações para sempre. Você vai ver como é, Didi, Garrincha e Pelé, dando um baile de bola.

Foi assim em 58, 62 e 70, um pouco em 94 e novamente bonito em 2002. Levantou-se a taça, mas em 50, 54, 82 e 86, isso não aconteceu, nossos jogadores honraram o manto e o mito de melhores do mundo. Por isso esperamos sempre este sagrado confronto mundial, mesmo que, como neste ano, discordamos da seleção feita pelo treinador. A esperança sempre é que ali, na hora, baixe nosso amor e nossa capacidade de jogar nos que estão lá dentro. O país inteiro para por isso. Não tem nada a ver com patriotismo. Tem a ver com essa coisa que vem de dentro, independente deste massacre de propaganda comercial e das redes de tv. Amamos o jogo da bola e nossa seleção. Mais nada. Assim como esta menina que vestiu a cor azul que consagrou o time de 58 em sua primeira conquista na Suécia.

* Roberto José da Silva, o Zé Beto, é jornalista, titular do Blog do Zé Beto (www.jornale.com.br/zebeto).

Confira as novas fotos no ensaio de Pamela Abreu na seção Garota Furacão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…