“Garota Furacao.com e a Copa”, por Zé Beto
Garota Furacao.com e a Copa
por Zé Beto *Copa do Mundo brilha no imaginário como este sorriso, como estas estrelas azuis pintadas no corpo jovem da Pamela Abreu. Espera-se quatro anos para entrar num transe que não precisa explicação.
Tudo começou quando a primeira bola rolou, quando o primeiro drible aconteceu e quando inventaram o gol. Depois veio o Brasil para incorporar a ginga do samba e da capoeira desde que Charles Miller trouxe duas pelotas de capotão usadas no final do século antepassado. E ela rolou tão redonda, que faz parte do nosso DNA. Os deuses então olharam a raça que é mistura de raças e nos presentearam com um Rei, Pelé, único, acima de todos, e vários gênios e craques a desfilar em seus times e a se encontrar na seleção para vestir primeiro a camisa branca, depois a amarela e azul, como esta menina da foto, para brilhar nos nossos olhos e corações para sempre. Você vai ver como é, Didi, Garrincha e Pelé, dando um baile de bola.
Foi assim em 58, 62 e 70, um pouco em 94 e novamente bonito em 2002. Levantou-se a taça, mas em 50, 54, 82 e 86, isso não aconteceu, nossos jogadores honraram o manto e o mito de melhores do mundo. Por isso esperamos sempre este sagrado confronto mundial, mesmo que, como neste ano, discordamos da seleção feita pelo treinador. A esperança sempre é que ali, na hora, baixe nosso amor e nossa capacidade de jogar nos que estão lá dentro. O país inteiro para por isso. Não tem nada a ver com patriotismo. Tem a ver com essa coisa que vem de dentro, independente deste massacre de propaganda comercial e das redes de tv. Amamos o jogo da bola e nossa seleção. Mais nada. Assim como esta menina que vestiu a cor azul que consagrou o time de 58 em sua primeira conquista na Suécia.
* Roberto José da Silva, o Zé Beto, é jornalista, titular do Blog do Zé Beto (www.jornale.com.br/zebeto).
Confira as novas fotos no ensaio de Pamela Abreu na seção Garota Furacão.