Conheça Federico Nieto, novo reforço do Furacão
Além da chegada do equatoriano Guerrón, que acertou nesta sexta-feira com o Atlético, quem também desembarca em Curitiba na próxima segunda-feira é o atacante o argentino Federico Nieto. Ele tem 26 anos, estava no Colón, de Santa Fé, e é representado pelo mesmo empresário de Guerrón, o agente FIFA Marcelo Simonian.
Como o Atlético estava atrás de mais um atacante, o nome de Nieto foi levado à diretoria atleticana e ao técnico Paulo César Carpegiani. Com a contratação do atacante, o clube decidiu encerrar o vínculo do também argentino e atacante Javier Toledo. O Atlético adquiriu 40% dos direitos econômicos de Federico Nieto.
Assim como Pepe Toledo, Federico Nieto também é alto e vem precedido pela fama de ser eficiente no jogo aéreo. Ele começou sua carreira nas categorias de base do Boca Juniors, mas se profissionalizou no modesto Almagro, clube que tem um uniforme parecido com o do Grêmio. Pelo clube que o revelou, Nieto marcou 33 gols em 58 jogos – desempenho que até hoje ele não igualou em nenhuma outra equipe.
As boas atuações despertaram o interesse do futebol europeu. Em 2005, aos 22 anos, foi emprestado ao Rangers, da Escócia. Mas a passagem não foi boa. Marcou apenas três gols em seis meses, lesionou-se e a diretoria do clube escocês resolveu não exercer a preferência para contratá-lo em definitivo. Depois disso, esteve em clubes pouco expressivos de Portugal e Itália, antes de retornar ao futebol argentino.
Voltou à Argentina em 2007 para defender o Huracán – o primeiro Furacão de sua carreira. Neste time, voltou a ter sequência de jogos e a ganhar certo destaque, a ponto de ser contratado pelo Banfield. Em 2009, foi emprestado pelo Banfield ao Huracán e participou da campanha do vice-campeonato do Torneo Clausura 2009, tendo marcado cinco gols e jogado ao lado do hoje corintiano Matías De Federico.
Em 2009, foi contratado pelo Club Atlético Colón, que, além de Atlético, é rubro-negro. Pelo time de Santa Fé, teve uma passagem de destaque. Foi o segundo principal artilheiro do Torneo Apertura 2009, com 12 gols, dois atrás de Santiago Silva, do campeão Banfield. Dos 12 gols, três foram de cabeça e um de pênalti. Além disso, Federico Nieto marcou o gol que classificou a equipe para a Copa Libertadores da América de 2010, na vitória por 1 a 0 sobre o Estudiantes, aos 47 minutos do segundo tempo.
Antes de fechar com o Atlético, Federico Nieto também negociou com o Deportivo Quito, do Equador. O presidente do clube equatoriano chegou inclusive a anunciar sua contratação, mas depois recuou diante da confirmação do acerto com o Atlético.
Confira a ficha técnica do jogador:
Nome: Federico Gastón Nieto
Posição: atacante
Data de nascimento: 25/08/1983
Local de nascimento: Buenos Aires (Argentina)
Altura: 1,90m
Peso: 86kg
Clubes em que jogou: Almagro, Glasgow Rangers, Estrela da Amadora, Genoa, Verona, Huracán, Banfield e Cólon
Confira um vídeo com gols e jogadas do reforço atleticano: