12 jul 2010 - 19h09

STJD volta a julgar Danilo e Manoel nesta quinta

O caso mais polêmico da Copa do Brasil volta à pauta do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na próxima quinta-feira, dia 15 de julho. Manoel e Danilo responderão em segunda instância por confusão no jogo válido pelas oitavas de final da competição. Ambos tentam reduzir as penas de 11 jogos, para o palmeirense, e quatro para o jogador do Furacão. O julgamento será realizado pelo pleno do STJD, a partir das 13h30.

Os jogadores foram parar no STJD, pois, na ocasião, câmeras de televisão flagraram o palmeirense cuspindo e chamando o zagueiro de “macaco”. A ação provocou uma reação de Manoel, que depois deu uma cabeçada e ainda pisou em Danilo.

Levando em conta as imagens e relatos dos árbitros na súmula, a Procuradoria do STJD denunciou o palmeirense pela cusparada, tipificada no artigo 254-B do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), e pela atitude racista, conforme o artigo 243-G do CBJD, enquanto o atleticano respondeu duas vezes por ato de hostilidade, como prevê o artigo 250 do CBJD, em função da cabeçada e do pisão.

Após o jogo, Manoel registrou um boletim de ocorrência no 23º Distrito Policial de São Paulo e Danilo foi enquadrado no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal (injúria qualificada por racismo). A pena prevista varia de um a três anos de prisão. O jogador palmeirense depois se desculpou publicamente pelo ocorrido e chorou na entrevista coletiva.

A defesa de ambos os clubes entraram com o pedido de efeito suspensivo, que foi negado. Porém, o departamento jurídico do Atlético entrou com um pedido de reconsideração e foi aceito pelo relator Flávio Zveiter, assim, liberando os dois jogadores para jogarem enquanto não eram julgados em segunda e última instância.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…