4 ago 2010 - 22h13

BNDES aceita financiar obras na Arena da Baixada

As discussões sobre as obras de conclusão da Arena da Baixada visando a Copa 2014 parecem estar chegando ao final. Nesta quarta-feira, em reunião no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que a instituição aceita a proposta para financiar as obras de conclusão do Estádio Joaquim Américo para a Copa do Mundo de 2014. O encontro contou com as presenças do governador do Paraná, Orlando Pessuti, e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O acerto, no entanto, depende da questão das garantias financeiras.

Para viabilizar o empréstimo e consequentemente financiar as obras no estádio, o BNDES exige que a construtora responsável pela obra ofereça as garantias financeiras para o financiamento. Essa construtora ainda não foi definida e deverá ser escolhida através de concorrência pública.

Em troca das garantias financeiras para a obra, a construtora receberá os créditos de potencial construtivo emitidos pela prefeitura de Curitiba – com esses créditos, ela poderá utilizar para si própria ou vender a outras construtoras o potencial construtivo para outros empreendimentos.

De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, as normas do Banco Central exigem que não se possa aceitar o uso do potencial construtivo como garantia do empréstimo.

Nos próximos dias deverá ocorrer uma reunião com as presenças de Pessuti e Ducci, além do presidente do Atlético, Marcos Malucelli, para discutir os detalhes do financiamento pelo Programa BNDES de Arenas para a Copa do Mundo de 2014 (ProCopa Arenas).

Fonte: Agência Estadual de Notícias



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…