21 set 2010 - 10h26

Pessuti destaca as vantagens da indicação da Arena

O governador Orlando Pessuti teve papel decisivo na confirmação de Curitiba como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Ainda na condição de vice-governardor, assumiu a coordenação institucional da candidatura da cidade e do estado e trabalhou para garantir a indicação da Fifa.

Pessuti lembrou que a trajetória começou em outubro de 2007, quando o Brasil foi confirmado como sede da Copa do Mundo em evento realizado em Zurique. O Paraná foi um dos poucos estados a não enviar representante. “Naquela ocasião, o governo paranaense foi muito criticado porque não mandou ninguém para lá. Depois, fui saber do governador Requião e do chefe da Casa Civil o que havia acontecido. Houve desencontros, enfim, o assunto não foi devidamente cuidado. Mas partir de agora falei, ‘passe a bola para o Pessutão porque eu vou cuidar desse assunto’. Então eles deveriam estar prevendo que iríamos substituir e dar conta desse recado e nos atribuíram a responsabilidade de cuidar”, destacou o governador.

Orlando Pessuti explicou que existia um projeto prevendo o aproveitamento do Pinheirão, que foi descartado porque “não nos dava a certeza da segurança que poderíamos seguir adiante”.

Ele justificou a indicação da Arena da Baixada por aspectos econômicos. Outras subsedes do Mundial terão de desembolsar valores vultosos para construir novos estádios. O custo do Paraná será um dos menores do país. “Seria certo o Governo gastar 500 milhões para construir um estádio? Seria certo a Prefeitura gastar 500 milhões para construir um estádio? Ou seria mais certo nós, através de instrumentos, como potenciais construtivos, com obras públicas, criarmos condições e apoiarmos o Atlético para apresentar o seu estádio para sediar a Copa 2014?”, questionou. O próprio Pessuti concluiu: “Penso comigo que essa é a melhor solução”.

Financiamento

Depois da assinatura do termo de cooperação entre Estado, Município e clube, o próximo passo é partir em busca do financiamento das obras. “Fizemos tudo isso, mas precisávamos ajustar algumas coisas. Já enviamos à Assembleia uma proposta de lei para fazer os ajustes na legislação fiscal e tributária e hoje estamos aqui para concretizar essa caminhada”, contou o governador.

Ele destacou a importância da atuação de vereadores e deputados estaduais. “É muito importante que a Assembleia e a Câmara possam nos ajudar para que, além dessa proposta e alguns ajustes no FDE (Fundo de Desenvolvimento Econômico do Paraná), ele possa devidamente estar estruturado, assim como o BRDE e BNDES estarem preparados no caso de a empreiteira e o Atlético desejarem buscar um financiamento. Queremos que o FDE, o BRDE e o BNDES estejam prontos para atender um financiamento se assim desejar a construtora que ganhar a licitação, mas para isto precisaremos estar ajustados do ponto de vista da lei e das possibilidades. Por isso estamos enviando à Assembleia algumas sugestões que em nada alteram a vida da nossa agência de fomento”, relatou.

Benefícios à população

A garantia da realização de jogos da Copa do Mundo em Curitiba permite o investimento de verbas federais em obras de mobilidade urbana na cidade. De acordo com o governador, os paranaenses serão os beneficiados.

“As obras que acontecerão pela cidade serão em benefício da população. A Copa nos motiva mais, cria linhas de financiamento. Festejemos e celebremos o dia de hoje porque esta parceria com o Atlético nos permite que façamos, com a Prefeitura e o Governo, o melhor caminho e o mais certo”, concluiu.

Reportagem: Wellington Carvalho (Furacao.com), direto da Arena da Baixada



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…