Relembre os 15 gols de Baier com a camisa atleticana
Pouco menos de um ano e meio. 69 jogos e 15 gols. Pronto, Paulo Baier conquistou a torcida atleticana. Camisa 10 e capitão da equipe, o meia chegou ao Furacão em junho de 2009. Com ótimas partidas, gols decisivos e a liderança dentro e fora de campo, Baier tornou-se fundamental para o Rubro-Negro.
A primeira vez que ele balançou as redes pelo Atlético foi na sua especialidade. No dia 27 de junho de 2009, na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, Baier cobrou falta com perfeição.
Ele fez outros gols decisivos, como nas vitórias sobre Fluminense e São Paulo, em 2009, e contra Botafogo e Internacional, em 2010. A seguir, confira um resumo dos 15 gols de Paulo Baier com a camisa rubro-negra:
27/06/09 – Atlético 1 x 0 Corinthians
Gol: 35 minutos do 1º tempo
Paulo Baier assinalou seu primeiro gol com a camisa atleticana na partida contra o Corinthians, que também marcou a primeira vitória do time jogando em casa pelo Campeonato Brasileiro. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o meia teve a grande e única oportunidade de gol da etapa inicial. Baier bateu falta por cima da barreira com perfeição e a bola acabou no ângulo do goleiro Julio Cesar.
02/08/09 – Atlético 1 x 0 Fluminense
Gol: 41 minutos do 1º tempo
O segundo gol de Paulo Baier com a camisa atleticana também foi de falta. Aos 41 minutos da primeira etapa, Wesley sofreu falta na entrada da área e Paulo Baier prontamente se apresentou para a cobrança. Na jogada ensaiada, Márcio Azevedo passou sobre a bola e Baier bateu colocado. A bola voou sobre a barreira e entrou no ângulo direito do goleiro Fernando Henrique do Fluminense, decretando a vitória atleticana.
16/08/09 Atlético 3 x 0 Barueri
Gols: 20 e 35 minutos do 1º tempo
A última partida do Furacão no primeiro turno do Brasileiro teve atuação e gala de Paulo Baier, que marcou dois gols no duelo contra o Barueri. Aos 20, após jogada de contra-ataque, Márcio Azevedo levantou a bola na área, que encontrou Paulo Baier livre para abrir o marcador. Quinze minutos depois, Márcio Azevedo sofreu falta na entrada da grande área e Paulo Baier cobrou com perfeição, ampliando o placar na Baixada. O capitão atleticano ainda sofreu o pênalti que originou o terceiro gol atleticano, convertido por Marcinho.
23/08/09 Atlético 1 x 0 São Paulo
Gol: 41 minutos do 2º tempo
Na partida que marcou a inauguração do setor Brasílio Itiberê, o Atlético derrotou o São Paulo, que estava invicto há nove jogos, com um gol do maestro Paulo Baier. Aos 41 minutos do segundo tempo, o meia dominou a bola pelo meio e lançou Pimba na direita. Na sequência, Pimba cruzou e Baier fez de cabeça.
03/10/09 – Corinthians 1 x 3 Atlético
Gol: 6 minutos do 2º tempo
Em mais uma atuação decisiva, Paulo Baier abriu o marcador na partida contra o Corinthians, no Pacaembu. Aos 6 minutos do segundo tempo, após boa jogada pela direita, Wallyson cruzou na medida para Paulo Baier chutar de primeira e assinalar seu sexto gol com a camisa atleticana.
18/10/09 – Atlético 3 x 0 Santo André
Gol: 27 minutos do 1º tempo
Mais um gol de Paulo Baier aconteceu no jogo contra o Santo André, na Baixada. Aos 26 minutos do primeiro tempo, Wallyson foi derrubado perto da área do time paulista e, após bela cobrança de falta, Paulo Baier abriu o placar para o Atlético. Festa nas arquibancadas e delírio da torcida!
29/11/09 – Atlético 2 x 0 Botafogo
Gol: 19 minutos do 2º tempo
O oitavo gol do maestro com a camisa rubro-negra foi contra o Botafogo, a última partida em casa do Atlético pelo Campeonato Brasileiro. Aos 19 minutos do segundo tempo, Marcinho cruzou da direita, Wallyson ajeitou de cabeça para o centro da área e Paulo Baier, também de cabeça, colocou fora do alcance de Jefferson, para delírio da torcida atleticana, aliviada com o resultado, que afastou definitivamente qualquer risco de rebaixamento do Furacão à Série B. Na comemoração, o capitão beijou o escudo do Atlético e fez um sinal de coração para a torcida, que retribuiu com o grito de sempre: Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, é Paulo Baier!
17/03/10 – Sampaio Corrêa 1 x 1 Atlético
Gol: 22 minutos do 1º tempo
Na sua especialidade: cobrança de fora da área. Cinco adversários na barreira; outros três atleticanos tampando a visão de Rodrigo Ramos. Paulo Baier cobra no canto do goleiro, que dá um passo para o outro lado e não tem tempo para voltar. Foi o primeiro gol da partida, que terminou 1 a 1. No jogo de volta, o Atlético fez 2 a 0 e garantiu a classificação para as oitavas de final.
24/03/10 Atlético 4 x 1 Corinthians-PR
Gol: 41 minutos do 2º tempo
Uma semana após marcar o primeiro gol em 2010, Paulo Baier fez seu único gol pelo Campeonato Paranaense. Após cruzamento da direita, o meia-atacante Tartá ajeitou de peito e o capitão atleticano deu um drible de corpo e bateu com categoria, no canto direito.
27/05/10 Atlético 2 x 1 Atlético-GO
Gol: 19 minutos do 1º tempo
A primeira vitória do Furacão no Campeonato Brasileiro de 2010 veio com o primeiro gol de Paulo Baier. Pela 4ª rodada, a equipe empatava sem gols com o Atlético-GO. O meia cobrou falta da esquerda em direção à área. A bola não desviou em ninguém, o goleiro Édson esbarrou no próprio companheiro e a bola entrou. Depois, cada time fez mais um gol.
02/06/10 Atlético 3 x 2 Botafogo
Gol: 27 do 1º e 2 do 2° tempo
O Atlético perdia por 2 a 0 para a equipe carioca. O atacante Maikon Leite tocou para Paulo Baier que, com um toque tirou dois adversários da jogada e entrou na área. Cara a cara com o goleiro, ele tocou no canto, com o pé esquerdo. Foi o início da reação atleticana na partida. Na etapa final, logo com dois minutos, ele cobrou falta da entrada da área, com perfeição. A bola passou por cima da barreira e entrou, sem chance para Jefferson.
22/09/10 Atlético 1 x 0 Internacional
Gol: 43 minutos do 1º tempo
Falta na entrada da área. Nas arquibancadas, o grito Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, Paulo, é Paulo Baier. Ele não decepcionou. Paulo toca por cima da barreira colorada. O goleiro Pato Abbondanzieri apenas olha; o volante Tinga tenta salvar de cabeça em vão; a torcida explode em alegria. Uma pintura!
24/10/10 Atlético 2 x 2 Fluminense
Gol: 16 minutos do 2° tempo
Um dia antes de completar 36 anos, Paulo Baier marca com ajuda de Washington seu 15° gol no Atlético. Ele cobrou escanteio, a defesa tirou de cabeça e a bola voltou para ele. De primeira, Baier cruzou para a área. O atacante tricolor desviou de cabeça e tirou completamente o goleiro Ricardo Berna do lance. Com o gol, Baier empatou justamente com Washington como artilheiro dos pontos corridos: 82 gols cada.