Atlético teve pênaltis a favor nas últimas três rodadas
Fato pouco comum, o Atlético teve pênaltis a favor assinalados nas últimas três partidas do Campeonato Brasileiro. As partidas contra o Flamengo (fora), Grêmio Prudente (casa) e Grêmio (fora) tiveram gols atleticanos em cobranças de penalidades máximas.
34ª Rodada: Flamengo 0 x 1 Atlético – o gol da vitória atleticana em solo carioca foi marcado aos 38 minutos da primeira etapa. O centroavante argentino, Nieto, foi derrubado na grande área pelo chileno Maldonado. Paulo Baier converteu a penalidade máxima e garantiu o triunfo rubro-negro no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda-RJ.
35ª Rodada: Atlético 2 x 1 Grêmio Prudente – a partida contra o lanterna da competição foi duríssima. O primeiro gol do Furacão foi marcado após o meia Branquinho sofrer pênalti aos 19 minutos do primeiro tempo. O capitão Paulo Baier (sempre ele), bateu com força e abriu o placar na Arena da Baixada.
36ª Rodada: Grêmio 3 x 1 Atlético – o duelo de dois postulantes a Copa Libertadores em 2011 e donos das melhores campanhas do segundo turno do Brasileirão foi disputado no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Quando o Atlético perdia a partida por 1 a 0 no primeiro tempo, o equatoriano Guerrón fez boa jogada aos 17 minutos e sofreu pênalti do zagueiro gremista Neuton (que havia aberto o placar em favor dos gaúchos). O capitão atleticano assumiu mais uma vez a cobrança da penalidade máxima e empatou a partida aos 19 minutos. A partida ainda foi marcada por uma penalidade inexistente em favor do time da casa.