Vergonha de categoria de base
Não é de hoje que nossas categorias de base vivem levando lenha nas competições que participam. Foram a BH e não fizeram nada, foram ao RS e lá já foram eliminados também. O que está acontecendo no Departamento de Futebol que cuida deste setor? Será que os caras levam isso na brincadeira, ou os jogadores acham que é uma brincadeira de moleque isso?
Para mim, está parecendo uma situação impar. Tanto os responsáveis levam na brincadeira como os moleques levam como se fosse uma brincadeira.
É para deixar qualquer torcedor triste. Pois é das categorias de base que vemos o nosso futuro, e se for dependente desta atual safra, nós estamos é sem futuro.
Falei que não iria descer a lenha, mas está situação são atípicas as nossas pretensões e não poderíamos deixar passar em branco.
Mudem tudo nestas bases, contratem profissionais dedicados e responsáveis para a formação desta gurizada e mandem embora a piazada que leva isso na brincadeira.
Isso não é uma brincadeira de criança crescida e sim um negócio de futuro que deveremos conduzir de melhor maneira para depois não ficar lamentando porque o nosso profissional não consegue apresentar uma destas pratas que preste. Para não ser injusto, posso somente dizer que de 22 formados na base o aproveitamento e aprovação no profissional é muito baixo pela rotatividade de jogadores da base. Dos que criamos e que deram retorno são atualmente o Neto, Santos, João Carlos, Rhodolfo, Chico, Marcelo, Raul, Heracles e Deivid e do passado foram o Kleberson, Fernandinho, Jadson e Cocito.
Onde todos foram questionados, e somente conseguiram com o tempo o apoio da nossa torcida. Só que em outros clubes isso não acontece. Os caras já deslancham. E aqui primeiro se passa por um purgatório para depois ir ao paraíso. Culpa da torcida exigente como a nossa. Acredito que não! E sim culpa dos responsáveis que não fazem um bom trabalho com a base para quando estes jogadores ingressarem no profissional, já tenha o senso de responsabilidade. São muito poucos os que vêm já formados pela nossa estrutura e os resultados atuais é esta vergonha que verificamos. Uma desclassificação por falta de categoria técnica ou orientação dos responsáveis pela base, para que eles saibam que isso reflete no clube como um todo.
Mudem para não ficarmos passando vergonha e vexame como sempre. É muitas vezes da base de um clube que se forma grandes equipes. E exemplos há de monte neste nosso Brasil. Só para citar um exemplo da década de 70 e anos 80 foi o Flamengo, que tem o Zico como um ídolo e não somente do Flamengo, mas do Brasil inteiro. Outro time para não dizerem que esqueci foi o Santos que de lá saiu o Pelé para conquistar o mundo e atualmente eles lançaram o Diego, Robinho, Neimar e outros. Isso é trabalho de base. O que temos é gente acomodada e sem visão alguma de futuro.
Isso tem que acabar se queremos ter futuro.