12 jan 2011 - 12h21

Vai começar o Campeonato Paranaense 2011

A trajetória do Furacão no Estadual 2011 começa neste domingo, quando os comandados de Sérgio Soares entram em campo contra o Arapongas, na Arena da Baixada. Às 17h, os rubro-negros começam a trajetória rumo ao 23º título Paranaense para o Atlético. O clube disputa a competição desde a sua fundação, em 1924, e já teve conquistas históricas e inesquecíveis neste período.

A 95ª edição do Paranaense vai contar com a participação de 12 times em busca do título da competição. Com início no domingo, a competição termina no dia 15 de maio e promove uma mudança no regulamento da competição, que acabou com o “supermando”, presente nas duas últimas edições. Agora, a competição será disputada em dois turnos de 11 rodadas cada. Os dois melhores colocados em cada fase disputarão a grande final. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será declarada campeã automaticamente, não havendo a necessidade de uma partida final.

Além disso, ficou definido que, em caso de os dois finalistas venceram cada jogo, o título será decidido nos pênaltis. Ou seja, se no primeiro confronto a equipe A vencer por 4 a 0, ela não poderá perder por três gols de diferença. Um simples 1 a 0 para o time B é o suficiente para as penalidades. A justificativa para tal mudança é buscar uma maior renda na grande decisão, atraindo mais público.

Por fim, os dois últimos colocados serão conhecidos pela soma geral dos pontos. O mesmo critério será utilizado para definir o campeão do interior. O time fora da capital que somar mais pontos ao longo de todo estadual, ficará com o título simbólico

Furacão 2011
O Atlético conseguiu manter a base da equipe de 2010 para a disputa de mais um Campeonato Paranaense e iniciou no dia 6 a pré-temporada no CT do Caju, sob o comando do técnico Sérgio Soares. Contando com as renovações do lateral-esquerda Paulinho e do meia Paulo Baier, além do reempréstimo do lateral-direita Wagner Diniz, o Furacão trouxe até aqui oito jogadores para a atual temporada: os zagueiros Flávio (Grêmio Prudente) e Gabriel (Avaí); o volante Alê (Santo André); o meia Madson (Santos), o atacante Henan (Red Bull-SP), o lateral-direita Marcos Pimentel (Ceará) e os atacante Lucas (Gamba Osaka-JAP) e Wescley (Sampaio Corrêa). Além disso, os volantes Guilherme Batata e Fransérgio serão aproveitados no time profissional para a disputa do Estadual. Dos titulares do ano passado, o goleiro Neto foi para a Fiorentina e as outras baixas devem ser o zagueiro Rhodolfo e o volante Chico. Sendo assim, o provável time-base deverá ser composto por: João Carlos; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Alê, Deivid, Paulo Baier e Madson (Branquinho); Guerrón e Lucas.

Confira as outras equipes que disputarão o Paranaense 2011:

Arapongas
O clube que ficou de fora do Campeonato Paranaense Série A por 20 anos é o primeiro adversário do Atlético na competição. Para não fazer feio, o time araponguense contratou nada menos que 17 jogadores. Entre eles, o camisa 10 Jocivalter (ex-jogador da Seleção Brasileira Sub-20), o lateral-direita Igor (Botafogo-PA); o volante Fabinho (Ituano), o meia Rogerinho e o atacante André Luís (Anzoátegui-VEN). Além disso, o time aposta no técnico Lio Evaristo no comando da equipe.

Cascavel
O time do técnico José Guedes vê como positiva a sequência que terá pela frente nos seis primeiros jogos do Estadual, quando visita o Coritiba, na quarta rodada, e recebe o Atlético, em sua sexta partida. Além disso, quer largar na frente dos adversários por realizar quatro desses seis primeiros compromissos em casa, onde se manteve invicto em 2010. A Serpente também ganhou dois novos jogadores que disputaram a temporada 2010 pela categoria Sub-20 do Coritiba: o atacante André Santos e o lateral-direita Gustavo Buso.

Cianorte
A equipe tem se mantido em colocações intermediárias nos últimos estaduais: terminou em décimo lugar em 2008, sétimo em 2009 e foi o nono colocado em 2010. O técnico é Rogério Bagé, ex-Icasa e Santa Cruz, que já havia dirigido o clube na Copa Paraná de 2008. A equipe está treinando desde novembro e contratou reforços como o goleiro Colombo, que se destacou pelo Corinthians Paranaense, o lateral-esquerda Rodrigo Crasso, formado nas categorias de base do Atlético, e o atacante Giancarlo, com passagens pelo Juventude e Náutico.

Corinthians Paranaense
Contando com alguns jogadores remanescentes de 2010, incluindo jogadores da categoria de base e outros novos vindos de equipes do interior, o time de Amauri Knevitz estreia no Paranaense 2011 contra o Paraná Clube, na Vila Capanema. Dentre os novos jogadores, destaques para Digão (Pato Branco), o goleiro Walter (Iraty) e o atacante Tiago que defendia o Grêmio Metropolitano de Maringá. Gabiru, ex-meia atleticano, também foi um dos novos contratados pelo clube. Já os atletas Araújo, Cicero, Elpídio Neto, Elton, Peixoto, Paulinho Urnau e Safira são alguns dos remanescentes. O Timãozinho também já está contando com Paulo Henrique, que retornou de Portugal, e com o zagueiro Leandro, que retorna de empréstimo do Atlético.

Coritiba
Atual campeão, o Alviverde trouxe o técnico Marcelo Oliveira para comandar a equipe na temporada 2011. Mesmo com a manutenção de diversos jogadores, o Coritiba promoveu várias contratações: os laterais-direitas Maranhão (Santos) e Jonas (Vitória); o lateral-esquerda Eltinho (Avaí); o zagueiro Emerson (Avaí); os meias Davi (Avaí) e Vinícius (Paraná) e os atacantes Wilson Júnior (Bahia) e Anderson Aquino (Paraná). Além disso, cinco jogadores subiram dos juniores: os goleiros Rafael Martins e Caio; o zagueiro Luccas Claro; o volante Djair e o meia Dudu. Time base do Coxa: Edson Bastos; Jéci, Emerson e Pereira; Jonas, Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Eltinho; Marcos Aurélio e Leonardo.

Iraty
A aposta do Iraty para este ano são os jogadores das categorias de base que subiram para o profissional. Entre os 11 jogadores que serão aproveitados no time principal em 2011, destacam-se os zagueiros Rafael e Luiz Guilherme, o lateral-esquerda Wendel e os atacantes Paraíba, Artur e Washington, este último filho do grande ídolo atleticano Washington e emprestado pelo Furacão ao Azulão. A expectativa é saber como será o desempenho do time agora que o presidente Sérgio Malucelli acertou uma parceria com o Londrina e voltou suas atenções para o Tubarão, que disputará a segundona do Paranaense pelo segundo ano consecutivo.

Operário
O Fantasma começa o Paranaense visando se manter em primeiros colocados e aposta no novo técnico Amilton Oliveira para tentar surpreender os adversários. Estreando em casa contra o Coritiba, o treinador do time ponta-grossense vê a base no time no meio-campo, com alguns remanescentes do time que participou da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado, além dos alas que jogaram pelo clube no Paranaense no primeiro semestre. Sobre os jogadores que já atuaram pelo Operário estão confirmados: os goleiros Ivan, Filipe, Osmar e Tadeu; os zagueiros Vinícius e Fabiano e os laterais Gilson e Péricles. O meia Serginho Catarinense e o lateral-direita Lisa retornaram à equipe de Ponta Grossa.

Rio Branco
Após três anos batendo na porta da segunda divisão, o Leão da Estradinha vem para o Campeonato Paranaense de 2011 com a missão de resgatar o bom futebol para os olhos dos parnanguaras. Para isso, investiu em jogadores veteranos com passagens por clubes da capital: César Romero, Reginaldo Nascimento, Edmílson, Negreiros e Paulo Miranda. O técnico é Saulo de Freitas, ex-Paraná Clube. Ele contará com o meia Ratinho, ídolo da torcida parnanguara, que está de volta para a décima temporada pelo Leão da Estradinha. A torcida atleticana tem pelo menos um motivo para ficar de olho no Rio Branco: acompanhar o desempenho do meia Willian e dos atacantes Eduardo Salles e Choco, formados nas categorias de base do Furacão, que foram emprestado ao time de Paranaguá para a disputa do Estadual.

Roma Apucarana
O Roma retorna à primeira divisão do futebol paranaense após três anos amargando a Segundona. A volta foi garantida após a conquista da 2ª Divisão do Paranaense em 2010. O técnico Richard Malka conta com uma base do time campeão, como os jogadores Rogerinho e o artilheiro Fábio, e com novo contratados, como Lira (ex-Coritiba e Joinville) e o goleiro Rudi (ex-Paranavaí), para se manter na primeira divisão em 2012.

Paraná Clube
O Tricolor investiu na contratação de nada menos do que um time inteiro para a disputa do Estadual: os zagueiros Carlinhos (Votoraty-SP), Rafael Vaz (Votuporanguense-SP), Wellington e Onildo, ambos do Náutico; o volante Serginho (Grêmio Prudente); o meia Taianan (Puertollano-ESP); os atacantes Douglas e Felipe Mamão, ambos do Águia de Marabá-PA; Tito (River Plate-SE), Zé Paulo (Mixto-MT) e Paulo Matos (Náutico). Em compensação, jogadores como Juninho, Irineu, Alessandro Lopes, Edimar, Luís Henrique e Rodrigo Pimpão saíram do clube, que ainda aguarda a chegada de um goleiro e um atacante mais conhecido. Além dos novos atletas, a equipe conta com remanescentes de 2010 como o goleiro Luis Carlos, os laterais Paulo Henrique e Henrique, os volantes Luiz Camargo e Javier Mendez, os meias Bruninho e Junior. O meia-atacante Kelvin ainda não se apresentou e provavelmente deixará o clube.

Paranavaí
O campeão paranaense de 2007 é candidato a ser uma das equipes mais fortes do interior. No ano passado, terminou em sexto lugar, atrás de Iraty e Operário. A diretoria apostou no técnico Rogério Perrô, que levou o Toledo ao terceiro lugar no Paranaense de 2008 e passou também pelo Paraná Clube. O ACP contratou mais de 20 jogadores, com destaque para o atacante Edenílson e o volante Márcio, campeões pelo clube em 2007. Eles serão os mais experientes de um elenco jovem, com média de idade de 24 anos, como os meias Ferraz (22) e Eduardo (18), que foram dirigidos por Perrô no Toledo.

Tabela do Campeonato Paranaense 2011

Primeira rodada:
Atlético x Arapongas
Operário x Coritiba
Roma x Rio Branco
Cianorte x Iraty
Paranavaí x Cascavel
Paraná x Corinthians Paranaense

Segunda rodada:
Corinthians Paranaense x Atlético
Rio Branco x Paraná
Cascavel x Operário
Iraty x Roma
Arapongas x Cianorte
Coritiba x Paranavaí

Terceira rodada:
Atlético x Iraty
Paraná x Coritiba
Cianorte x Corinthians Paranaense
Cascavel x Rio Branco
Operário x Arapongas
Paranavaí x Roma

Colaboração: Gustavo Rolin (Equipe Furacao.com)



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…

Opinião

O tempo é o senhor da razão

A famosa frase dita e repetida inúmeras vezes pelo mandatário mor do Athletico, como que numa profecia, se torna realidade. Nada como o tempo para…