Vai começar o Campeonato Paranaense 2011
A trajetória do Furacão no Estadual 2011 começa neste domingo, quando os comandados de Sérgio Soares entram em campo contra o Arapongas, na Arena da Baixada. Às 17h, os rubro-negros começam a trajetória rumo ao 23º título Paranaense para o Atlético. O clube disputa a competição desde a sua fundação, em 1924, e já teve conquistas históricas e inesquecíveis neste período.
A 95ª edição do Paranaense vai contar com a participação de 12 times em busca do título da competição. Com início no domingo, a competição termina no dia 15 de maio e promove uma mudança no regulamento da competição, que acabou com o supermando, presente nas duas últimas edições. Agora, a competição será disputada em dois turnos de 11 rodadas cada. Os dois melhores colocados em cada fase disputarão a grande final. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será declarada campeã automaticamente, não havendo a necessidade de uma partida final.
Além disso, ficou definido que, em caso de os dois finalistas venceram cada jogo, o título será decidido nos pênaltis. Ou seja, se no primeiro confronto a equipe A vencer por 4 a 0, ela não poderá perder por três gols de diferença. Um simples 1 a 0 para o time B é o suficiente para as penalidades. A justificativa para tal mudança é buscar uma maior renda na grande decisão, atraindo mais público.
Por fim, os dois últimos colocados serão conhecidos pela soma geral dos pontos. O mesmo critério será utilizado para definir o campeão do interior. O time fora da capital que somar mais pontos ao longo de todo estadual, ficará com o título simbólico
Furacão 2011
O Atlético conseguiu manter a base da equipe de 2010 para a disputa de mais um Campeonato Paranaense e iniciou no dia 6 a pré-temporada no CT do Caju, sob o comando do técnico Sérgio Soares. Contando com as renovações do lateral-esquerda Paulinho e do meia Paulo Baier, além do reempréstimo do lateral-direita Wagner Diniz, o Furacão trouxe até aqui oito jogadores para a atual temporada: os zagueiros Flávio (Grêmio Prudente) e Gabriel (Avaí); o volante Alê (Santo André); o meia Madson (Santos), o atacante Henan (Red Bull-SP), o lateral-direita Marcos Pimentel (Ceará) e os atacante Lucas (Gamba Osaka-JAP) e Wescley (Sampaio Corrêa). Além disso, os volantes Guilherme Batata e Fransérgio serão aproveitados no time profissional para a disputa do Estadual. Dos titulares do ano passado, o goleiro Neto foi para a Fiorentina e as outras baixas devem ser o zagueiro Rhodolfo e o volante Chico. Sendo assim, o provável time-base deverá ser composto por: João Carlos; Wagner Diniz, Manoel, Rafael Santos e Paulinho; Alê, Deivid, Paulo Baier e Madson (Branquinho); Guerrón e Lucas.
Confira as outras equipes que disputarão o Paranaense 2011:
Arapongas
O clube que ficou de fora do Campeonato Paranaense Série A por 20 anos é o primeiro adversário do Atlético na competição. Para não fazer feio, o time araponguense contratou nada menos que 17 jogadores. Entre eles, o camisa 10 Jocivalter (ex-jogador da Seleção Brasileira Sub-20), o lateral-direita Igor (Botafogo-PA); o volante Fabinho (Ituano), o meia Rogerinho e o atacante André Luís (Anzoátegui-VEN). Além disso, o time aposta no técnico Lio Evaristo no comando da equipe.
Cascavel
O time do técnico José Guedes vê como positiva a sequência que terá pela frente nos seis primeiros jogos do Estadual, quando visita o Coritiba, na quarta rodada, e recebe o Atlético, em sua sexta partida. Além disso, quer largar na frente dos adversários por realizar quatro desses seis primeiros compromissos em casa, onde se manteve invicto em 2010. A Serpente também ganhou dois novos jogadores que disputaram a temporada 2010 pela categoria Sub-20 do Coritiba: o atacante André Santos e o lateral-direita Gustavo Buso.
Cianorte
A equipe tem se mantido em colocações intermediárias nos últimos estaduais: terminou em décimo lugar em 2008, sétimo em 2009 e foi o nono colocado em 2010. O técnico é Rogério Bagé, ex-Icasa e Santa Cruz, que já havia dirigido o clube na Copa Paraná de 2008. A equipe está treinando desde novembro e contratou reforços como o goleiro Colombo, que se destacou pelo Corinthians Paranaense, o lateral-esquerda Rodrigo Crasso, formado nas categorias de base do Atlético, e o atacante Giancarlo, com passagens pelo Juventude e Náutico.
Corinthians Paranaense
Contando com alguns jogadores remanescentes de 2010, incluindo jogadores da categoria de base e outros novos vindos de equipes do interior, o time de Amauri Knevitz estreia no Paranaense 2011 contra o Paraná Clube, na Vila Capanema. Dentre os novos jogadores, destaques para Digão (Pato Branco), o goleiro Walter (Iraty) e o atacante Tiago que defendia o Grêmio Metropolitano de Maringá. Gabiru, ex-meia atleticano, também foi um dos novos contratados pelo clube. Já os atletas Araújo, Cicero, Elpídio Neto, Elton, Peixoto, Paulinho Urnau e Safira são alguns dos remanescentes. O Timãozinho também já está contando com Paulo Henrique, que retornou de Portugal, e com o zagueiro Leandro, que retorna de empréstimo do Atlético.
Coritiba
Atual campeão, o Alviverde trouxe o técnico Marcelo Oliveira para comandar a equipe na temporada 2011. Mesmo com a manutenção de diversos jogadores, o Coritiba promoveu várias contratações: os laterais-direitas Maranhão (Santos) e Jonas (Vitória); o lateral-esquerda Eltinho (Avaí); o zagueiro Emerson (Avaí); os meias Davi (Avaí) e Vinícius (Paraná) e os atacantes Wilson Júnior (Bahia) e Anderson Aquino (Paraná). Além disso, cinco jogadores subiram dos juniores: os goleiros Rafael Martins e Caio; o zagueiro Luccas Claro; o volante Djair e o meia Dudu. Time base do Coxa: Edson Bastos; Jéci, Emerson e Pereira; Jonas, Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha e Eltinho; Marcos Aurélio e Leonardo.
Iraty
A aposta do Iraty para este ano são os jogadores das categorias de base que subiram para o profissional. Entre os 11 jogadores que serão aproveitados no time principal em 2011, destacam-se os zagueiros Rafael e Luiz Guilherme, o lateral-esquerda Wendel e os atacantes Paraíba, Artur e Washington, este último filho do grande ídolo atleticano Washington e emprestado pelo Furacão ao Azulão. A expectativa é saber como será o desempenho do time agora que o presidente Sérgio Malucelli acertou uma parceria com o Londrina e voltou suas atenções para o Tubarão, que disputará a segundona do Paranaense pelo segundo ano consecutivo.
Operário
O Fantasma começa o Paranaense visando se manter em primeiros colocados e aposta no novo técnico Amilton Oliveira para tentar surpreender os adversários. Estreando em casa contra o Coritiba, o treinador do time ponta-grossense vê a base no time no meio-campo, com alguns remanescentes do time que participou da Série D do Campeonato Brasileiro do ano passado, além dos alas que jogaram pelo clube no Paranaense no primeiro semestre. Sobre os jogadores que já atuaram pelo Operário estão confirmados: os goleiros Ivan, Filipe, Osmar e Tadeu; os zagueiros Vinícius e Fabiano e os laterais Gilson e Péricles. O meia Serginho Catarinense e o lateral-direita Lisa retornaram à equipe de Ponta Grossa.
Rio Branco
Após três anos batendo na porta da segunda divisão, o Leão da Estradinha vem para o Campeonato Paranaense de 2011 com a missão de resgatar o bom futebol para os olhos dos parnanguaras. Para isso, investiu em jogadores veteranos com passagens por clubes da capital: César Romero, Reginaldo Nascimento, Edmílson, Negreiros e Paulo Miranda. O técnico é Saulo de Freitas, ex-Paraná Clube. Ele contará com o meia Ratinho, ídolo da torcida parnanguara, que está de volta para a décima temporada pelo Leão da Estradinha. A torcida atleticana tem pelo menos um motivo para ficar de olho no Rio Branco: acompanhar o desempenho do meia Willian e dos atacantes Eduardo Salles e Choco, formados nas categorias de base do Furacão, que foram emprestado ao time de Paranaguá para a disputa do Estadual.
Roma Apucarana
O Roma retorna à primeira divisão do futebol paranaense após três anos amargando a Segundona. A volta foi garantida após a conquista da 2ª Divisão do Paranaense em 2010. O técnico Richard Malka conta com uma base do time campeão, como os jogadores Rogerinho e o artilheiro Fábio, e com novo contratados, como Lira (ex-Coritiba e Joinville) e o goleiro Rudi (ex-Paranavaí), para se manter na primeira divisão em 2012.
Paraná Clube
O Tricolor investiu na contratação de nada menos do que um time inteiro para a disputa do Estadual: os zagueiros Carlinhos (Votoraty-SP), Rafael Vaz (Votuporanguense-SP), Wellington e Onildo, ambos do Náutico; o volante Serginho (Grêmio Prudente); o meia Taianan (Puertollano-ESP); os atacantes Douglas e Felipe Mamão, ambos do Águia de Marabá-PA; Tito (River Plate-SE), Zé Paulo (Mixto-MT) e Paulo Matos (Náutico). Em compensação, jogadores como Juninho, Irineu, Alessandro Lopes, Edimar, Luís Henrique e Rodrigo Pimpão saíram do clube, que ainda aguarda a chegada de um goleiro e um atacante mais conhecido. Além dos novos atletas, a equipe conta com remanescentes de 2010 como o goleiro Luis Carlos, os laterais Paulo Henrique e Henrique, os volantes Luiz Camargo e Javier Mendez, os meias Bruninho e Junior. O meia-atacante Kelvin ainda não se apresentou e provavelmente deixará o clube.
Paranavaí
O campeão paranaense de 2007 é candidato a ser uma das equipes mais fortes do interior. No ano passado, terminou em sexto lugar, atrás de Iraty e Operário. A diretoria apostou no técnico Rogério Perrô, que levou o Toledo ao terceiro lugar no Paranaense de 2008 e passou também pelo Paraná Clube. O ACP contratou mais de 20 jogadores, com destaque para o atacante Edenílson e o volante Márcio, campeões pelo clube em 2007. Eles serão os mais experientes de um elenco jovem, com média de idade de 24 anos, como os meias Ferraz (22) e Eduardo (18), que foram dirigidos por Perrô no Toledo.
Tabela do Campeonato Paranaense 2011
Primeira rodada:
Atlético x Arapongas
Operário x Coritiba
Roma x Rio Branco
Cianorte x Iraty
Paranavaí x Cascavel
Paraná x Corinthians Paranaense
Segunda rodada:
Corinthians Paranaense x Atlético
Rio Branco x Paraná
Cascavel x Operário
Iraty x Roma
Arapongas x Cianorte
Coritiba x Paranavaí
Terceira rodada:
Atlético x Iraty
Paraná x Coritiba
Cianorte x Corinthians Paranaense
Cascavel x Rio Branco
Operário x Arapongas
Paranavaí x Roma
Colaboração: Gustavo Rolin (Equipe Furacao.com)