Atlético deverá contratar jogadores para três posições
Em entrevista à Rádio 98 FM nesta terça-feira, o presidente Marcos Malucelli afirmou que haverá contratações para as posições carentes. “Se nós não estivermos satisfeitos com esse elenco para o Campeonato Brasileiro, nós traremos jogadores. Para o Campeonato Brasileiro não seria o elenco ideal. Nós ainda estamos buscando o elenco ideal. Esse elenco é para o Paranaense, mas pretendemos para o Brasileiro reformular e trazer jogadores das posições que não estejam nos agradando, e todos sabem quais posições não estão agradando, é só ver pela escalação onde há maior mudança”, afirmou.
Apesar de não haver declinado as posições carentes, uma análise do desempenho da equipe até aqui e das alterações efetuadas pelos treinadores permite identificar com certa segurança quais são as posições mais frágeis.
Em enquete promovida pela Furacao.com, 73% dos torcedores consideraram que a zaga teve o pior desempenho até o momento. Outros 12% estão insatisfeito com os goleiros e 7% com os laterais. Portanto, é provável que a diretoria priorize reforços dessas posições.
Confira uma análise posição a posição:
GOLEIRO: o ano começou com João Carlos e hoje Silvio é o titular. Além de Renan Rocha e Rodolfo, o clube recentemente estendeu o vínculo com a promessa Santos. Em princípio, não deverá haver mais contratações para a meta atleticana.
LATERAL-DIREITA: Marcos Pimentel veio por indicação do ex-técnico atleticano Sérgio Soares e alternou a camisa 2 com Wagner Diniz, após o São Paulo renovar o seu empréstimo até o final de 2011. Ambos não se firmaram. Na posição já foram testados o zagueiro Manoel, o volante Kleberson e o lateral-esquerda Héracles. Por jogar no 3-5-2, a ala também poderá ser ocupada pelo equatoriano Guerrón. Com tantas improvisações no setor, é quase certa a vinda de um lateral-direita.
ZAGA: a defesa foi duramente criticada pelos torcedores na enquete da Furacao.com. Como já era previsto, o técnico Geninho adotou o 3-5-2, seu esquema tático preferido e declarou que o elenco conta com apenas cinco zagueiros, sendo seis o número ideal. Na zaga já jogaram Manoel, Rafael Santos, Gabriel, Flábio, Bruno Costa e até o improvisado volante Fransérgio. Assim, até o início do Brasileirão 2011 deverá chegar mais um zagueiro. A direção busca um atleta experiente.
LATERAL-ESQUERDA: mesmo recebendo críticas de alguns torcedores, Paulinho vem se mantendo como titular. Além disso, há uma expectativa com relação ao jovem Héracles, o reserva imediato. Por isso, é pouco provável que o clube invista em outro jogador para a lateral-esquerda.
VOLANTE: a combatividade do meio de campo rubro-negro é alvo de duras críticas, por parte da torcida e da crônica esportiva. Alê, Vitor, Deivid, Claiton, Kleberson e Fransérgio já ocuparam a posição, sem que nenhum tivesse uma atuação de destaque. O jovem Guilherme Batata recentemente foi integrado ao grupo principal. A vinda de Robston, do Atlético Goianiense é especulada. É quase certo que um jogador desta posição será contratado.
MEIA: o maestro Paulo Baier é o dono do setor, que também conta com Madson. Branquinho está em baixa e pode ser negociado. O Atlético trouxe Héverton, da Portuguesa, além de contar com os menos cotados Pimba e Iván Gonzáles. Na metade de junho expira o contrato de Marcinho com o Al-Ahli Sports Club, da Arábia Saudita. Logo, esse setor não parece uma das prioridades.
ATACANTE: o setor ofensivo conta com Lucas, Nieto, Guerrón, Henan, Wescley e Marcelo. Ainda não há uma definição clara de quem serão os titulares. A contratação de reforços para o ataque está em aberto. Apesar de não haver muitos questionamentos com relação a Lucas e Guerrón e Nieto ter subido de produção recentemente, é possível que o setor seja reforçado.