28 mar 2011 - 15h27

Atlético é destaque na revista Veja

O Atlético Paranaense é um dos destaques desta semana da revista Veja. Uma edição comemorativa dos 318 anos de Curitiba foi feita, citando 125 itens razões para amar a cidade. Entre as razões, está o Furacão, com três itens.

Confira os trechos:

Paixão sem igual

“E somos a maior!”, gritam os torcedores atleticanos enquanto o time entra em campo. Mais que um bordão, a frase atesta: é do Clube Atlético Paranaense a maior torcida entre os times do estado. De acordo com uma pesquisa do Ibope feita em 2010, 10% dos paranaenses preferem o Furacão aos rivais Coritiba (6%) e Paraná(1,5%), entre outros citados. Desde 24 de junho de 1999, quando inaugurou o moderno estádio Arena da Baixada, o Rubro-Negro tem uma leve supremacia sobre o rival Coxa: conquistou cinco títulos estaduais,contra quatro. Revelou para o Brasil craques como o pentacampeão Kléberson, é dono do CT do Caju, usado pela seleção brasileira antes da Copa 2010, e tem o quinto maior quadro associativo entre os clubes da elite brasileira, com quase 22000 sócios. Na galeria de troféus, três títulos nacionais (o Campeonato Brasileiro de 2001, a Série B e a Seletiva 99) e 22 estaduais.

Recordes

Além das glórias em campo, o Atlético ainda se orgulha de ser a equipe paranaense mais vezes premiada com a Bola de Prata da revista PLACAR, troféu para os melhores jogadores do país Na temporada. São duas Bolas de Ouro (Alex Mineiro, 2001. e Roberto Costa, 1983) e outras sete de Prata. Também é atleticano o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro: Washington, o”Coração Valente”, com34 golsem2004. O Atlético é o time do Paraná mais assíduo no .Brasileirão: 33 vezes, desde 1971. E, de quebra, é dono dos.recordes de público de todos os estádios de Curitiba,incluindo o Couto Pereira,do rival Coritiba: 65943 pessoas em Atlético 2 x O Flamengo, na semifinal do Brasileirão de 1983.

Artilheiro das decisões

Flávio, Gustavo, Nem e Rogério Corrêa; Alessandro, Cocito, Kléberson, Souza (ou Adriano Gabiru) e Fabiano; Alex Mineiro e Kléber. Qualquer atleticano sabe quem eram os onze (ou, com a participação constante de Adriano Gabiru, doze) titulares da maior conquista da história do clube. O título de campeão brasileiro de 2001 deve-se em grande parte ao desempenho do centroavante Alex Mineiro,que marcou oito gols nos quatro desafios decisivos:contra o São Paulo (quartas de final, em jogo único), o Fluminense (semifinal única) e o São Caetano(final, em duas partidas).

A revista também destacou o Coritiba e o Paraná Clube como razões para amar a Curitiba.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…