Sócios e conselheiros: vocês podem mudar
Não necessito pontuar quais são os fatos nos últimos anos que tem envergonhado e desanimado os torcedores do Clube Atlético Paranaense.
Decorrente desse descontentamento, o protesto pela internet ou no estádio sempre é válido. Porém, diante da atual e vergonhosa situação, a via mais adequada seria a administrativa.
Porém, ela exige esforço comum dos sócios e/ou Conselheiros membros do Conselho Deliberativo para que se dê início à mesma.
São duas as possibilidades:
A primeira, na verdade, seria mais uma pressão político-moral por mudanças nos modos de condução do Clube Atlético Paranaense, através da convocação de Assembleia Geral Extraordinária, com o fim de discutir fato relevante, nos termos do artigo 46, alínea c do Estatuto do Clube Atlético Paranaense.
O fato relevante é o desleixo e menosprezo com que os assuntos da Instituição estão sendo operados pelo Conselho Administrativo e a periclitante situação profissional (administrativa e jogadores) do Clube.
Isso é possível por convocação de 15 (um quinto) dos sócios em dia com as obrigações financeiras com o Clube e com mais de 03 anos de vida associativa, de acordo com o artigo 42 do referido Estatuto.
Trata-se de instrumento, então, destinado a pressionar o Conselho Administrativo para mudanças de postura e até para motivar o Conselho Deliberativo a promover a destituição do Conselho Administrativo (Presidente Marcos Malucelli e companhia), como será melhor analisado abaixo.
A segunda via possível seria uma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, a pedido de no mínimo 2/3 (dois terços) dos Conselheiros, conforme disposto no artigo 54, inciso II, do Estatuto do Clube Atlético Paranaense.
Essa é a via mais objetiva, uma vez que desse ato, pode surgir diretamente a possibilidade de destituição de todo o Conselho Administrativo, sem que os mesmos possam se opor ou resistir, em harmonia com o texto expresso do artigo 58, inciso I do multicitado Estatuto.
Dessa forma, retira-se do comando do Clube Atlético Paranaense o atual Presidente Marcos Malucelli do comando, e consequentemente, se permitiria uma total reestruturação administrativa do Clube Atlético Paranaense, com a qual, todos nós torcedores, estamos insatisfeitos.
Essas são as possibilidades de se promover uma ágil mudança no Clube Atlético Paranaense, ao invés de se esperar mais 07 meses para o término do mandato do atual Conselho Administrativo, cujo péssimo e descompromissado desempenho já gerou por demais prejuízos.
Cabe então, mobilização de 1/5 dos sócios com mais de 03 anos de associação e com a mensalidade em dia para promoverem a Assembeia Geral Extraordinária ou mesmo, com maior eficácia, convocação de Reunião Extraordinária pelo Conselho Deliberativo para destituir o Conselho Administrativo.
Se há real interesse em mudanças e num Atlético forte, uni-vos.
O texto integral dos citados artigos do Estatuto do Clube Atlético Paranaense são encontrados no seguinte link: http://www.atleticoparanaense.com/clube/estatuto.html