A preparação dos coxas
Há tempos eu falo que os Atletibas têm sempre uma ou duas expulsões de jogadores nossos e, eventualmente , um pênalti para os coxas .
Nestes últimos 02 anos – independente da má vontade dos árbitros ( leia-se Heber Lopes que não apitou este jogo de ontem e também pouco influenciou o primeiro Atletiba do ano ) , tenho percebido que os coxas têm uma preparação especial para o clássico.
É como se tivessem um departamento a parte, somente para o Atletiba . Tudo é pensado e levado a sério. A catimba , quais os jogadores deles são escalados para provocar os nossos jogadores. Enfim eles levam muito a sério o Atletiba – em contraposto ao nosso oba oba .
Mesmo os jogadores novos deles , vindos de outros Estados , a eles é incutida esta filosofia que o Coritiba não pode perder o Atletiba. Aliás , ninguém quer perder nada , mas o Atletiba é fatal !
A estória vem de tempo . O Coritiba , por anos dominou o futebol paranaense , e com o tempo, foi perdendo o espaço para nós atleticanos . A mídia, a torcida,as festas , o Estádio , o CT, enfim , fomos ultrapassando em tudo ; e ainda se somando as quedas deles para divisão inferior do futebol , afora as humilhações .
Neste campeonato à parte eles sempre se dedicaram ao máximo! Ganhar o Atletiba ! E nós? Não caiu a ficha ainda . Muito por que não ficamos preocupados e , no momento, estamos mais que perdidos .
Acho que para o Atlético perdendo o clássico é menos sofrido do que para o Coritiba. Eles não suportam a derrota . São agressivos , no dia a dia . Mostram os seus recalques de ter que aceitar o Atlético crescer e até suplantá-los.
Então quando vejo o Bolicenho reclamar do juiz (aliás que é atitude condenada de qualquer diretor ) vejo que a diretoria não percebe o futebol da cidade de Curitiba ; a Diretoria é inocente e devia articular melhor sua equipe e perceber as nuances do maior clássico da cidade.
A preparação para um Atletiba é mais do que séria .
Obvio que existem fatores externos – como a formação da tabela pela FPF, a escalação de juízes, que em geral é em prejuízo do Atlético .
Mas estes fatores não têm a importância principal – do que montar um time e acertá-lo , com razão , com garra, competência e dedicação.
Vestir a Camisa!
Por enquanto, os coxas vão continuar ganhando os Atletibas .Independente do time estar ou não melhor .
Vamos esperar o Petraglia para as coisas voltarem ao que estávamos acostumados já desde 1995.