10 vezes Atlético
Nos últimos anos, o Clube Atlético Paranaense tem enfrentado problemas tanto dentro das quatro linhas, como políticos e fatores extra campos. Declarações como o do ex técnico Geninho de que esta difícil jogar na baixada trouxe grande preocupação para a massa atleticana. O que está acontecendo com o furacão das Américas? Cadê o caldeirão?
Meu objetivo com essa reportagem é trazer a memória do torcedor atleticano alguns feitos que marcaram a história do furacão, e que com certeza, estão guardadas no coração do torcedor atleticano:
1) Recorde de público nos três principais estádios da capital paranaense:
Major Antônio Couto Pereira: Público de 67.391 pessoas, no jogo Atlético/PR x Flamengo no dia 21/05/1980.
Durival Britto e Silva: Público de 24.303 pessoas, no jogo Atlético/PR x Santos no dia 08/09/1968
Joaquim Américo: Público de 31.700 pessoas, no jogo Atlético/PR x São Caetano no dia 16/12/2001.
2) O Estádio do Atlético Paranaense (Joaquim Américo, vulgo Arena da Baixada) é considerado um dos mais modernos da América Latina, todo projetado em padrão europeu.
3) O Centro de treinamento do clube (CT do Caju) é considerado um dos melhores existentes, com infra-estrutura de primeiro mundo e centro médico super moderno (CECAP)
4) Primeiro clube paranaense vice campeão de uma copa Libertadores da América (Copa Libertadores de 2005, final contra o São Paulo Futebol Clube)
5) Primeiro clube paranaense a disputar uma semi-final de copa Sul-Americana (Sul-Americana de 2006, semi-final contra o Pachuca do México)
6) Clube que mais levou o estado do Paraná para fora do país, através de competições internacionais como Libertadores e Sul-Americana
7) É o clube mais lembrado pelos paranaenses por 11 anos seguidos (Prêmio Top Of Mind promovido pela revista Amanhã)
8) Maior artilheiro em uma mesma edição de Campeonato Brasileiro (Washington, no Campeonato Brasileiro de 2004, com 34 gols)
9) Maior artilheiro de todas as edições do Campeonato Brasileiro (Paulo Baier, com 73 gols marcados)
10) Campeão Brasileiro em 2001 e vice em 2004.
Ai estão 10 motivos que me fazem ir até ao caldeirão e cantar todo jogo incentivando meu furacão, sem contar tantos outros motivos que não me vieram a memória.
Arremate: Não importa a partida, que você disputará, eu te sigo em toda parte, cada vez te quero mais.