Os interesses estranhos de alguns que rodeiam o Furacão
Início de ano e veio o tormento de sempre, se desta vez tinhamos um planejamento, com treinador pré-definido e contratações com certa antecedência, nossa diretoria errou ao escolher o profissional que dirigiria o time. Sérgio Soares nos afundou.
Como sempre, trocamos de treinador durante o paranaense, como sempre começamos o ano cheio de caras novas, e com um time rendendo nada mais 30 ou 40% daquilo que tem capacidade.
Foi-se embora Sérgio Soares, e algumas laranjas podres foram dispensadas (Marcos Pimentel e Ale principalmente), e com isso o time já melhorou, ainda que sob o comando de Leandro Niehues.
Continuando nossa rotina anual buscamos um treinador de maior capacidade, e contratamos alguns tapa buracos, resultado, Geninho deu início à evolução do time, que quando da sua saída rendia os normais 50% da sua capacidade.
Veio então Adilson Batista, o homem que tem capacidade para fazer este elenco render ao menos 90% do seu potencial.
Chegamos então ao dia de hoje, um mês de trabalho do nosso terceiro treinador e diria que o elenco está 65% preparado para o ano.
O entrosamento começa, ainda que timidamente a aparecer, mesmo porque início de ano sempre sofremos com as lesões mais longas, e com a chegada atrasada de reforços.
O posicionamento dos jogadores em campo vai se acertando com a orientação do treinador que como sempre chegou tarde, e as jogadas ensaiadas começam a dar o ar da graça.
Como sempre, COMO NOS ACONTECE HÁ MAIS DE 10 ANOS, o Atlético terminou o paranaense com 70% de aproveitamento, e está prestes a deixar a copa do brasil no máximo nas quartas de final.
Nada de anorma, esta diretoria que ai está em nada deve à administração do ilustre Ex-Presidente Mario Celso Petraglia, que nunca nos levou além das quartas da copa do Brasil, e em poucas vezes nos deu campanhas com muito mais que 70% de aproveitamento no paranaense.
Ou seja, não era para estarmos em crise, não existem motivos para estarmos em crise, mas ainda assim tem gente que não vê isso.
Estamos em franca evolução, a cada dia de treinamento nosso time melhora de rendimento, e os resultados aparecem, exemplo disso são os seguintes números:
1º – Geninho foi embora com apenas uma derrota em dez jogos no comando do time, e com mais de 80% de aproveitamento;
2º – Nas últimas 7 rodadas do ruralzao vencemos 6 jogos, perdendo apenas uma partida para o arquirrival, que foi campeão invicto;
3º – Adílson Batista, desde que assumiu, tem um retrospecto de 4 vitórias, um empate e uma derrota;
4º – Nos últimos 15 jogos, vencemos 11, empatamos 2 e perdemos 2.
Ou seja, é inquestionável que o time está evoluindo, e que inclusive vem tendo bons resultados durante o ano, mas ainda assim tem pessoas que insistem em não ver.
E esta cegueira de parte de nossa torcida deve-se a dois fatores preponderantes, primeiramente a fase exuberante do nosso rival, e secundariamente pela má-fé de algumas pessoas que insistem em perturbar o trabalho da diretoria (ex-dirigentes e imprensa principalmente).
Se o coxa está bem, se o coxa ganhou de 6 a 0 do Palmeiras, bom pra eles, eu como atleticano não tenho nada a ver com isso.
Obviamente que eu gostaria que o coxa estivesse aos frangalhos, levando sacoladas de todos os lados, mas o fato de estarem bem não pode influenciar negativamente no ano do meu clube, afinal eu torço primeiro pelo Atlético, e depois contra o Coritiba.
Muito interessante o texto escrito por um colega, no qual ele explica de forma muito astuta como a nossa rivalidade estadual é nocida ao rubronegro.
Não tenham dúvidas que caso nosso rival estivesse em má-fase, nosso ano estaria às mil maravilhas, e então estariam todos exaltando estes números que mencionei, e acreditando que teriamos um excelente brasileirão pela frente.
Como estão em grande fase, nada do que é nosso serve, de nada adiante o Guerron estar fazendo seguidos gols, só se vê as faltas desnecessárias do equatoriano.
De nada adianta Adilson estar dando padrão de jogo ao time, se o coxa já tem padrão de jogo e ganhou de 6 a 0.
Ora, pare torcida atleticana, está na hora de nos preocuparmos com nosso próprio umbigo, de valorizarmos o que temos de bom, e somente depois cobrarmos melhoras.
Fala-se aos quatro cantos que nada do nosso rubronegro presta, e critica-se absolutamente tudo o que é feito por nossa diretoria, que embora tenha cometido erros, está dentro da média dos anos passados.
No rádio a imprensa critiva a tudo e a todos, indica à massa atleticana o caminho do precipício, e a maioria vai até ele pronta pra se jogar. (isso é para aqueles torcedores influenciados que só vão à arena xingar jogadores pixados pela imprensa).
Ai está boa parte daqueles que ao ver q algo está errado, sai atirando para todos os lados e acaba de estragar tudo.
Outros que fazem isso são ex-diretores, q agora exigem da atual diretoria atitudes que nunca tomaram, e que também não tomariam caso estivessem no poder.
Vale mencionar outra coluna que li há poucos dias neste espaço, em que um colega ressaltava diversos erros injustificáveis cometidos na era petraglia.
Nosso ex-presidente nunca investiu em chuteiras, abandonou o rubronegro à beira da segunda divisão, sendo que quem nos salvou foi a atual diretoria.
Nosso ex-presidente vinha de quatro anos ridículos de administração do futebol, nos quais brigamos sempre para não cair, e não o fomos por verdadeiros milagres.
A atual genstão nos deu um honroso 5º lugar no ano passado, mesmo depois de ter sido execrada durante o primeiro semestre, tal qual ocorre novamente neste ano.
Está na hora de as pessoas de fora pararem de criticar e inventar ou aumentar os problemas da atual diretoria, e contribuírem para o desenvolvimento do Atlético.
Nosso atual presidente não se fechou para ninguem, hoje nossa torcida tem voz, hoje nosso treinador tem carta branca para escalar jogadores, e o clube trouxe diversas revelações do futebol nacional, como Branquinho, Madson, Guerron, Robston (q nao vem jogando nada mas fez um excelente brasileirao ano passado).
Faltam duas coisas à atual diretoria, primeiramente sorte, pois como disse, esta crise só existe em razão da boa-fase do nosso rival.
Secundariamente, falta competência nas contratações, que certamente só melhorarão por ocasião do campeonato brasileiro, tal qual ocorrido no ano passado.
Estes que tanto criticam e atrapalham a atual diretoria deveriam se prontificar a ajudar nosso atual presidente.
Vejam o exemplo do rival, formou um G9, com vários integrantes influentes e que somam esforços. Será que não existe um grupo semelhante de atleticanos influentes que possam se unir à atual diretoria para erguer de vez o furacao?
Todos tem suas virtudes e seus defeitos, e não é diferente como o MM, contratou alguns bons jogadores, errou em outros momentos, mas sua principal deficiência tem se mostrado o assessoramento.
Nossa diretoria está sozinha, não conta com o suporte de ninguem, e isto acabará por inviabilizar a vinda de reforços.
Está na hora de nossos homens fortes acordarem, unirem-se e trabalharem todos em prol do Atlético, e não em prol de causas próprias. (Causa própria é a Copa na Arena – É inadmissível um clube como o CAP ter que bancar 90 milhões, se fizerem isso nosso futebol estará falido).
Está na hora também da nossa torcida acordar, e perceber que nem tudo está errado no nosso clube, e que a boa fase do nosso rival está acabando com o nosso ano, ainda que não tenha nada a ver com a nossa vida.
Desliguem seus rádios, ou ao menos tenham pensamento crítico quanto aos comentários tendenciosos da imprensa. Não vão à arena pensando em vaiar, mas sim em apoiar.
E outra, o Vasco é hoje uma das sensações do Brasil, por pouco não foi campeão carioca, jogando melhor que o flamento no empate que decidiu a taça, e tendo um elenco recheado de bons jogadores, como Alecsandro, Diego Souza e o zagueiro Dedé.
Temos de esquecer o rival, mesmo porque a hora deles vai chegar, deixem eles se iludirem com este ano arrebatador, que em dezembro estaremos nós sorrindo. Ou quem sabe já em julho, com o título da copa do brasil.