Planetário
Quem já foi em um planetário viu as estrelas e tudo aquilo. Eu fui também, estava na terceira serie, e a professora da humilde escola municipal de periferia levou a turma no Planetário do Colégio Estadual, tenho lembranças desde o ônibus, a luta para sentar no lugar do cobrador, muitos queriam passar na roleta sem pagar, chegamos ao Centro, desconhecidos por muitos, filhos de pais que vieram ‘curtir a sorte’ proveniente do interior de Santa Catarina e Paraná. Fila para entrar, ver tudo aquilo, eu nunca tinha olhado para cima, para mim o que me chamava atenção no céu a noite não era lua e estrelas, era avião e sua luz piscaste. Depois de uma aula de planetário, vieram as aulas das estações, e ai a professora explicou que quando a Terra esta longe do sol, estamos no inverno e quando a Terra esta perto, estamos no verão. Fui para casa, e vendo o desenho do PICA-PAU, que fugia do frio da America do Norte para o calor da America do SUL, mas a Terra esta perto ou longe, como que um lugar é inverno e outro verão? Fui com esta duvida para a sala de aula, eu nos meus sábios 8 anos de idade questionei a professora e nada ouvi.
O que adiantou um ônibus, planetário se ela teve a capacidade de explicar errado para uma criança, que teve que descobrir sozinha que a TERRA tem um ângulo, e que o Hemisfério SUL, quando esta perto do sol, aqui é verão, e que quando o Hemisfério Norte esta perto do sol, é verão lá, e que devido a elipse que a TERRA faz ao redor do sol, o planeta esta mais próximo do sol quando o hemisfério sul também esta mais próximo do sol, e por isto, o Hemisfério SUL tem verões mais intensos, e que devido a haver mais água e menos terra no hemisfério sul, a temperaturas demoram para elevar e cair, o que faz ter um maior equilíbrio.
Bem, O Atlético fez um baita CT, que vou comparar ao PLANETERIO, tem a organização necessária nos seus poucos recursos para administrar tudo, como a humilde escola, para levar crianças para o centro de forma organizada, sendo as crianças os jogadores de base do Atlético. Porém parece que o Atlético tem algum problema com os ‘professores’, que estão cometendo algum erro, porem alguns ‘alunos’ viram ‘PICAPAU’ e acharam o caminho certo no passado, agora mais ninguém vê ‘PICAPAU’, e não aparece nenhum jogador de base diferenciado, ou tem ‘alunos’ diferenciados.
Seria o ‘PICAPAU’ a chance deles em ir para o time profissional? Como ir para o time profissional se cada técnico que passa pelo ATLÉTICO traz 5 jogadores para resolver o problema e não resolve. A diretoria quer que os ‘técnicos’ sejam professor de ‘cursinho’ que façam maravilhas para corrigir erros que vem lá do ‘primórdio’.
O Atlético parece prefeitura de cidade do Interior, onde cada 4 anos é um partido que comanda e faz sua política com cargos comissionados, ou seja, a cada técnico é um esquema tático e jogadores que formam o time em campo.
Não tem continuidade nenhuma isto.