Confira a análise tática do Atlético Mineiro
É chegada a hora do início do Brasileirão! Depois de amargar o vice-campeonato Paranaense e a precoce eliminação nas quartas de final na Copa do Brasil, a equipe rubro-negra está contando com a chegada de alguns reforços nos últimos dias. Além disso, o técnico Adilson Batista teve tempo para trabalhar com o elenco atleticano, o qual terá seu primeiro compromisso amanhã, contra o xará mineiro, em Sete Lagoas.
Treinado pelo experiente Dorival Júnior, o Atlético Mineiro não tem feito bons campeonatos. A equipe de Belo Horizonte só terminou entre os dez primeiros em 2003 e 2009 e ainda amargou um rebaixamento em 2005. Depois de fugir do rebaixamento no ano passado, começou 2011 amargando a eliminação na Copa do Brasil para o Grêmio Prudente/Barueri, time da segunda divisão, e viu o campeonato estadual ir de presente para seu maior rival.
Além disso, o elenco sofre com divisões e suspeitas de atitudes anarquistas. Prova disso foi a dispensa inusitada do campeão mundial Ricardinho e do volante Zé Luis. Os investimentos mais altos da equipe no ano passado foram os jogadores Diego Souza, Jóbson e Obina, que acabaram deixando o clube por motivos diversos. Sendo assim, o Atlético irá enfrentar uma equipe em reconstrução, a qual aposta em uma mescla de jogadores experientes, como o volante Richarlyson e o atacante Magno Alves, com atletas da base, como o goleiro Renan Ribeiro e o meia Giovanni Augusto.
A grande atração dos mineiros para este jogo será a estreia do atacante Guilherme, ex-Cruzeiro e que estava no futebol russo.
Possível time titular do Galo [crédito: FURACAO.COM]
Sistema tático
Dorival Júnior costuma organizar o Galo no clássico 4-4-2 com a possível variação de um 4-3-1-2. No entanto, por jogar em casa, existe a possibilidade de que o time mineiro não venha com um sistema tão defensivo e a provável escalação deve ser composta por: Renan Ribeiro; Patric, Réver, Werley e Leandro; Richarlyson, Fillipe Soutto, Toró e Giovanni Augusto; Magno Alves e Guilherme. As variações podem ser as entradas de Dudu Cearense e Gilberto, recém contratados na equipe.
Os pontos fracos do time são a lentidão de sua defesa, a inexperiência de alguns jogadores e a falta de senso coletivo, visto que a equipe ainda está em processo de montagem. O ataque mineiro, experiente e habilidoso, deve ser um ponto de preocupação para a defesa do Furacão.